SOMOS BRASILEIROS! Se orgulhe disso, especialmente se você mora no exterior como eu, não tenha vergonha de dizer que é brasileiro e jogue o complexo de vira-lata na privada (e puxe a descarga!).

Estou cansada de ver brasileiros em diversas situações se menosprezando ou aceitando a inferioridade pelo simples fato de ser brasileiro! Isso acontece com bobagens em grupos do facebook, mas também em casos mais complexos como assédio (especialmente as mulheres).

O termo complexo de vira-lata surgiu com o escritor Nelson Rodrigues quando ele teorizou a derrota do Brasil no Maracanã para o Uruguai na copa do mundo de 1950; “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima“, e disse mais “Por complexo de vira-lata entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.

Eu vejo isso com tanta frequência entre os brasileiros morando no exterior, que me assusta. Precisamos urgente parar de nos inferiorizar frente a outros países e nos valorizar como indivíduo e nação.

Porque vamos combinar, a maioria dos brasileiros que residem no exterior são pessoas que tiveram ensino superior, trabalham duro, gastaram uma grana para estarem onde estão, são muito inteligentes e contribuem para a comunidade. Então, não sei o que há de errado em tudo isso e porque somos diferentes de outras nacionalidades de imigrantes ou até mesmo de nativos!

Sim, há pessoas que se usufruem no sistema de forma errada, mas isso não é “mérito” somente de brasileiros, pessoas de TODAS as nacionalidade, especialmente locais, fazem o mesmo… mas de novo, é uma minoria!

Enquanto não nos valorizarmos como pessoas e como nação perante o mundo, NINGUÉM vai se sentir na obrigação de nos respeitar como indivíduo! Exija respeito, porque você está contribuindo!


Outros posts sobre o mesmo assunto: 

Você não é mais canadense que ninguém …

Profissão Imigrante : administrador de saudade

Perguntas para NUNCA fazer para quem mora no exterior

Tour para Niagara em Português