O dia do Thanksgiving no Canada, ou Dia de Ação de Graças em português, é um dos feriados familiares mais importantes do país; momento que as família e amigos se reúnem para agradecer as coisas boas de vida e para comer um bom peru.

Quase todos os anos, vamos para Ottawa celebrar o Thanksgiving com o afilho (Ian) e compadres. Apesar do feriado cair sempre em uma segunda-feira, assim como a maioria dos canadenses, nós fazemos a festinha no domingo. Assim sobra um dia de descanso para quem fica casa e dá tempo do pessoal que mora em outras cidades pegarem estrada sem pressa no outro dia.

Diferentemente dos Estados Unidos que celebram o Thanksgiving em novembro, aqui no Canadá, comemoramos sempre na 2a. segunda-feira de outubro (conheça a lista de todos as datas especiais e feriados do Canadá).

Thanksgiving no Canadá

Típico peru de thanksgiving com opções de molho gravy e de cramberry… Obra dos compadres!

Aliás, celebrar feriados e datas comemorativas como os locais é uma experiência muito legal para quem mora fora, pois é um momento que realmente passamos a viver o “outro país” e abraçar essa “outra cultura” que nos recebeu. Isso vale também para os viajantes, por que não aproveitar essas datas festivas e aprender um pouco mais do lugar que está visitando, não é mesmo? Até mesmo dentro do Brasil, temos inúmeras oportunidades de sair do nosso casulo e descobrir muitas coisas que outras cidades e estados celebram e que nós nem temos ideia…

Thanksgiving no Canadá

Thanksgiving 2017

Coisinhas legais para se saber sobre o Thanksgiving no Canada:

O Thanksgiving no Canada é celebrado mais cedo que nos EUA, pois como o clima aqui é mais friozinho, a colheita (harvest) acontece mais cedo. Quando o thanksgiving começou a ser celebrado na América do Norte, era sempre para celebrar o fim de um ano produtivo na lavoura.

Outro fato importante, é que o Thanksgiving por aqui, não é tão importante quanto nos Estados Unidos, as famílias se reunem, fazem peru com gravy etc… mas o Natal, ainda é o evento familiar mais relevante – especialmente para as famílias cristãs.

Somente em 1879 o Parlamento do Canada declarou o Thanksgiving um feriado nacional. E em 1957 foi definido um data fixa, independente da variação da colheita. A data passou a ser toda 2a. segunda-feira de outubro.

Nem preciso dizer que é um feriado de comilança, né? O cartoon abaixo até brinca com isso:

Três teorias que podem ter influenciado a comemoração o Thanksgiving no Canada:

1) Os fazendeiros europeus celebravam o tempo da colheita quando ainda viviam na Europa; agradecendo a sorte, a boa estação e a abundância de comida… e quando chegaram ao Canada, mantiveram a influência e a tradição de tal agradecimento.

2) Por volta de 1578, o navegador inglês Martin Frobisher organizou uma cerimonia, hoje no territorio de Nunavut (norte do Canadá), para agradecer a chegada (sã salva) as novas terras depois de uma tempestuosa viagem incluindo a perda de um dos seus navios.

3) A outra provavel influencia veio do que viria a ser o futuro Thanksgiving no EUA. Em 1621 os peregrinos celebraram a primeira colheita no ‘Novo Mundo’ e por volta de 1750 essa celebração foi trazida para a provincia de Nova Escocia pelos Americanos loyalistas (americanos que apoiavam a coroa britânica e que fugiram  para o Canada no momento da indepedência americana).

E para a comemoração do Thanksgiving ser ainda mais perfeita, é que ela acontece bem no meio das 2 semanas de pico das coloração das folhas do outono, que eu amo!!!

Folhas do outono no Canadá

Mirante Champlaint no Parque Gatineau, na região de Ottawa

E é isso aí… Happy Thanksgiving!!!