O dia do Thanksgiving no Canadá, ou Dia de Ação de Graças em português, é um dos feriados canadenses familiares mais importantes do país. Aquele momento que família e amigos se reúnem para agradecer as coisas boas de vida, para celebrarem as conquistas e para comer um bom peru.

Quando estávamos no Canadá, quase todos os anos íamos para Ottawa celebrar o Thanksgiving com nosso afilho (Ian) e compadres, pois assim como no Natal, esse feriado é para estar com os seus.

Apesar do feriado de Thanksgiving no Canadá cair sempre as segunda-feira, assim como a maioria dos feriados canadenses, certamente, grande parte das famílias fazem a festa nos domingo. Dessa forma, sobra um dia de descanso para quem fica casa e dá tempo do pessoal que mora em outras cidades retornarem com tranquilidade.

Diferentemente dos Estados Unidos que celebram o Dia de Ação de Graças no final de novembro, no Canadá, comemoramos o Thanksgiving sempre na segunda segunda-feira de outubro.

Thanksgiving no Canadá
Típico peru de thanksgiving com opções de molho gravy e de cranberry. Obra dos compadres!

Lista de datas especiais e feriados do Canadá

Canadá no Outono!


Thanksgiving no Canadá

Celebrar feriados e datas comemorativas como os locais é uma experiência muito legal para quem mora fora, pois é um momento que realmente passamos a viver o “outro país” e abraçar essa “outra cultura” que nos recebeu.

Isso vale também para os viajantes que estão conhecendo o país durante datas festivas. Por que não aproveitar para se inserir ainda mais no país que escolheu conhecer, não é mesmo?

DICA: até mesmo dentro do Brasil há inúmeras oportunidades de sair do nosso casulo e descobrir eventos, festas e tradições de outras cidades e estados do nosso país. Com certeza, são experiências únicas para conhecer um pouco mais da cultura de outros lugares.

Thanksgiving no Canadá
Thanksgiving em Ottawa

Dica de livro (romance): Quando Você Voltou, Luisa Cisterna

Aula de inglês online com professores no Canadá


Curiosidades: Thanksgiving no Canadá

Martin Frobisher

Mesmo antes dos europeus chegarem na América, a celebração do final da colheita do outono já era celebrada em vários países da Europa durante a primeira ou segunda semana de outubro. E quando eles chegaram no novo mundo, nada mais justo que manter essas tradições culturais, não é mesmo?

>> Importante lembrar que no hemisfério norte, o outono acontece entre 22 de setembro a 21 de dezembro, o oposto do Brasil.

Frobisher Thanksgiving no Canadá
Marting Frobisher

Alguns historiadores relatam que o primeiro Dia de Ação de Graças na América do Norte ocorreu em 1578 no Canadá, no atual Território de Nunavut. Isto é, quando o explorador inglês Martin Frobisher fez uma celebração para agradecer sua chegada segura ao Novo Mundo, depois de uma tempestuosa viagem, incluindo a perda de um dos seus navios.

O objetivo dessa primeira expedição de Martin Frobisher era de tentar encontrar a rota entre o oceano atlântico e pacífico pelo Círculo Polar Ártico, hoje chamada de Passagem do Noroeste. Infelizmente ele não conseguiu. Mas por outro lado, Frobisher chegou em Baffin Island, e por esse motivo, uma das baías do norte do Canadá leva seu nome, Frobisher Bay.

Tudo isso para dizer que a primeira celebração de Thanksgiving aconteceu no Canadá! Ou seja, 43 anos antes dos peregrinos desembarcarem nos Estados Unidos em Plymouth, Massachusetts, no famoso e histórico navio Mayflower.

Para quem não sabe, existe uma rivalidade saudável entre os americanos e canadenses. Coisa de vizinhos! 🙂

Samuel de Champlain & Mi’kmaq

Outra teoria que comprova que os canadenses já celebravam o Thanksgiving antes dos americanos começou em 1606. Quando Samuel de Champlain propôs uma série de banquetes rotativos em Port Royal, então chamados de “L’Ordre de Bon Temps (“Ordem da Boa Vida”).

Champlain, Canadá
Samuel de Champlain

Champlain foi um explorador Francês que fundou Quebec City em 1608, uma das cidades mais antigas e mais lindas do Canadá. Decerto ele é um grande nome na história do país.

Esses banquetes foram uma tentativa de evitar a epidemia de escorbuto (falta de vitamina C), assim como criar um senso de camaradagem entre os peregrinos europeus e o povo nativo, Mi’kmaq.

Essa ideia teve efeito depois que o longo inverno canadense praticamente dizimou o povoado que havia se estabelecido em Île Ste. Croix entre os anos de 1604 e em 1605. Esses foram os primeiros peregrinos franceses que chegaram no Canadá.

E no ano seguinte, quando o povoado de mudou para Port Royal, em Bay of Fundy, a primeira festa foi realizada no dia 14 de novembro de 1606.


Dicas de leitura: Champlain’s Dream (em inglês)

Dicas de como curtir Toronto com amigos


Quem foram os Acadians

Essa parceria entre os europeus e povos nativos foi fundamental para a sobrevivência dos acadians no novo mundo. Os acadians eram europeus vindos da França sem filiação a nenhuma coroa (nem francesa e nem britânica).

Eles desenvolveram uma cultura própria e mesmo tendo o francês como lingua mãe (com um dialeto diferente), não podemos compara-los aos Quebecois, que foram os franceses que chegaram no Canadá em nome da coroa francesa.

Os Acadians desenvolveram uma relação de amizade com o povo nativo Mi’kmaq por 6 gerações (150 anos).

Com os Mi’kmaq os acadians aprenderam técnicas de caça, pesca e sobrevivência no inverno. Assim como também ensinaram técnicas de agricultura, entre outras coisas. Não existia uma situação de colonialismo ou dominação entre esses povos, mas o compartilhamento da terra e respeito mútuo.

Casa Acadian no Canadá
Casa acadian no Canadá tem sempre uma estrela na frente!

Thanksgiving no Canadá hoje

Por algumas centenas de anos, o Dia de Ação de Graças era celebrado no final de outubro ou no início de novembro, até que a data do Thanksgiving foi marcada, em 1879, para 06 de novembro.

Porém, em 1957, o parlamento canadense transferiu a data para a segunda segunda-feira de outubro, como nos dias de hoje. Isso aconteceu porque o feriado facultativo do Remembrance Day começou a ser observado após as duas Grande Guerras Mundiais, no dia 11 de novembro.

O Remembrance Day é um feriado muito sensível para os canadenses, já que se faz homenagem aos veteranos de guerra e as pessoas que perderam suas vidas em todas as guerras que o Canadá participou/participa.

Para evitar o conflitos das datas, o Thanksgiving no Canadá foi antecipado em algumas semanas e assim ficou. E somente em 1879, o parlamento oficialmente declarou o Thanksgiving no Canadá um feriado nacional.


Dica de leitura: The Acadians: In Search of a Homeland (em inglês)

Sobre a expulsão dos Acadians do Canadá


E por fim…

Um fato importante é que o Thanksgiving canadense não é tão importante quanto o americano. Veja bem, as famílias se reunem, fazem peru com gravy e curtem a tradição. Contudo, o Natal continua sendo o evento familiar mais relevante no Canadá – especialmente para as famílias cristãs.

Nem preciso dizer que é um feriado do Thanksgiving também é sinônimo de muita comilança. O cartoon abaixo até brinca com isso:

Thanksgiving no Canadá

E para a comemoração do Thanksgiving no Canadá ser ainda mais perfeita, ela acontece bem no meio das 2 semanas de pico das coloração das folhas do outono, que eu amo!!!

E é isso aí…

Happy Thanksgiving!!!

Continue lendo:

WEBSITES PARA PESQUISAR AS CORES DO OUTONO EM ONTARIO E QUEBEC

EVERGREEN BRICK WORKS no outono – TORONTO