Acabou de sair a listagem de 2013 da revista The Economist com a classificação das 140 melhores cidades do mundo para se viver. Toronto, no Canadá, está entre as top 10… claro!

Veja aqui a lista das 10 mais:

Melhores cidades do mundo para se viver

Fonte: Wikipedia

Quando analiso esse quadro, percebo que minhas dúvidas sobre qual o melhor país do mundo para se morar são totalmente pertinentes. Repara que 8 entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver se localizam no Canadá e na Australia… Viu? Por isso que tenho aquele louca sensação de quando estou na Australia quero voltar para o Canadá e quando estou no Canadá quero correr para a Australia. Cada qual tem suas peculiaridades que os deixam muito parecidos e ao mesmo tempo super diferentes… e são essas diferenças que me deixam na eterna dúvida! (Já falei sobre esse assunto em dois posts no passado: aqui e aqui).

Enfim, não vou falar dos termos técnicos da pesquisa, pois isso vocês vão encontrar em todos os jornais e revistas (em inglês e português), e como não sou economista, não cabe a mim ficar dando palpite! Mas eu vou dizer abaixo, porque eu acho que Toronto deveria mesmo estar na lista… vem comigo!

Toronto: a melhor cidade grande que já morei!

Antes que começarem a me esculhambar, eu tenho consciência que apesar de Toronto ser a maior cidade do Canada com 5.5 milhões de habitantes, ela está longe de ser uma mega-metrópole como São Paulo, Toquio, Londres, Nova York, Hong Kong etc… mas acredite se quiser, Toronto é a 4a. maior cidade da America do Norte depois da Cidade do México, Nova York e Los Angeles (passou Chicago no ano passado). Então, não me venham com a ladainha repetitiva que é fácil administrá-la, ok? Ainda mais com o “querido” prefeito Rob Ford na administração! (Oh lord… nem tudo é perfeito! 🙂 )

Toronto, melhor cidade do mundo para viver

Casal Mikix in love com Toronto 😉

Eu adoro Toronto pelo simples fato dela oferece TUDO que qualquer cidade grande oferece com a vantagem de ser limpa, segura e fácil de se locomover. Ok … eu confesso que poderia ser mais bonita, em especial na região do harbourfront, onde fica nosso lindo Lago Ontário que mais se parece com um mar calminho! Mas nem tudo é como a gente quer e aos poucos, sinto que existe uma vontade do governo (que nem sempre vira atitude) de embelezar a cidade!

Toronto também me encanta pois apesar dela ser toda grandalhona e espalhada, ela tem jeitinho de cidade pequena… Quando você está no distrito financeiro, na Yonge & Dundas ou nas grande avenidas, existe aquele glamour de “Sou a dona do mundo!”, mas basta virar a esquina,  que os bairros se transformam em “tribos multiculturais” e é como se a gente entrasse em um novo mundinho com atividades, sabores e pessoas diferentes. Aliás a multiculturalidade de Toronto é seu maior atrativo, mais se parece com uma Torre de Babel, onde todos convivem em harmonia independente das crenças, valores e bens materiais…

Acho que poderia ficar aqui falando e contando os motivos por eu adorar Toronto e as várias cidades que fazem parte da Grande Toronto (GTA), mas esses são os suficientes por agora… e quem quiser, podemos continuar a discussão nos comentários 🙂