Nesse sábado, vai acontecer um dos eventos mais bacanas da cidade; o Toronto Nuit Blanch! A noite que todos deixam de olhar para a CN Tower e olham para rua, ou para ser mais clara, olham para as exposições de arte que tomam conta da cidade do pôr ao nascer do sol …

CN Tower em Toronto

Não olhe a CN Tower …
Vá pra rua curtir a Nuit Blanche! 🙂

O Nuit Blanche veio para confirmar, que quando Toronto quer ficar acordada e deixar nossos olhos brilhando, ela sabe fazer isso e muito bem! Então, se você estiver de bobeira pela cidade… não percam!

Ai Wei Wei em Toronto Forever Bicycles, Ai Wei Wei
Obra principal da Toronto Nuit Blanche de 2013, “Forever Bicycles” do artista e ativista chines Ai Wei Wei, exposta na praça da prefeitura, Nathan Phillip Sq.

A ideia do Nuit Blanche, foi concebida em Paris em 2002, com o intuito de trazer arte contemporânea para a massa em espaço público. Hoje, esse evento também é traduzido internacionalmente como a “Noite que não dorme” (‘Sleepless Night’).

Toronto, foi a primeira cidade fora da Europa a participar da Nuit Blanche e hoje, várias cidades de todo mundo, tem seu momento artístico aflorado pelas ruas …

Musica no Nuit Blanche Arte no Toronto Nuit Blanche
Há muitas maneiras de expressa arte … música e design são uma delas

Como participar do Toronto Nuit Blanche? É fácil, o evento acontece uma vez por ano, mais ou menos nessa época (final de setembro e começo de outubro). O horário é bem simples, do pôr-do-sol ao nascer-do-sol e aí, basta você chegar na cidade, pegar seu mapa em uma das várias barraquinhas espalhadas pela rua, e ir andando pelas atrações sem pressa, sem medo e tentando se interagir com tudo ao seu redor. Acredito que o lugar mais fácil de começar as andanças seja pela praça da prefeitura, Nathan Phillip Square.

É possível também planejar sua caminhada antecipadamente, acompanhando o website do Toronto Nuit Blanche, que é super completinho, oferece explicações de todas as obras etc…

O TTC, transporte público de Toronto, terá as linhas de metrô 1 e 2 abertas durante toda a noite, além do Blue Night Network. Para quem gosta de caminhar, dá para fazer todo o circuito de downtown a pé, mas tem algumas atrações mais distantes na Queen West e na St. Clair W., que fica mais puxado fazer andando.

Todas as atrações dessa noite são gratuitas, uma orgia artística esperando por você … Downtown é o palco das principais atrações de Toronto, concentrando em sua maioria no Nathan Phillip Sq e Front St [Veja o mapa].

Nuit Blanche Toronto Toronto Nuit Blanche

Gente nas ruas de Toronto
King St x Bay St na Nuit Blanche, mais ou menos meia-noite…

Quando fui a primeira vez, eu achei que o povo estava exagerando em fazer um evento de 12 horas, mas olha, quem quiser participar de tudo, ver os detalhes de cada obra e interagir com cada exposição que te chama pra dentro, eu te digo, 12 horas é pouco!!! Ficamos das 7 da noite a 1 da manhã vagando pelas ruas e não conseguimos ver tudo!!! Muito legal…

Esse ano já combinamos com dois casais de amigos, de sair por Toronto para curtir a Nuit Blanche, a previsão do tempo não está das melhores para sábado, mas vamos torcer que vai dar tudo certo e o evento será mais uma vez um sucesso. Na verdade, seria bom que o tempo estivesse legal, pois será a primeira vez que não teremos um grande patrocinador, antigamente o banco Scotiabank bancava grande parte da “festa”.

This, I build for you

“This, I build for you” (nome da obra)… fazendo arte ao vivo! Uma das minhas preferidas da noite de 2013…

Nuit Blanch Toronto

Pendurando as chuteiras … ops, meias!!! 🙂

Gente nas ruas de Toronto Gente nas ruas de Toronto

*** Gostou? Quer mais artigos de Toronto, siga esse link.

* Esse post foi atualizado dia 30/Set/2016, a primeira vez que publicamos foi em 2013.