Ha alguns dias fiz um post sobre o Mercado de trabalho aqui no Canada… e hoje vou falar um pouquinho sobre como eu me sinto trabalhando no meio dos Canadenses:

Encontrar um Candense legitimo eh mais ou menos a mesma coisa que brincar de “Onde esta Wally”. Resumindo, grande parte das pessoas sao imigrantes e a mistura eh uma coisa de louco… quase uma Torre de Babel!!! No meu projeto, por exemplo, a turma de desenvolvimento tem 3 brasileiros, 2 indianos, 3 chineses, 1 escocesa e 1 canadense… acreditam???

Dando um breve update (Abril/27/2007)… Essa multivulturalidade se extende também nos EUA… Como já tive experiência de trabalho no Canada e nos EUA, posso dizer que nos dois países você terá contato com diversas nacionalidades. Em alguns casos essa diversidade é maravilhosa e em outros casos é necessário jogo de cintura para lidar com situações diferentes…

Uma coisa que também notei é em relação as hierarquias… percebo que existem mais brancos em cargo de gerência…

Preconceito eh uma coisa que nao sinto… acho que esse sentimento soh acontece quando voce esta procurando seu primeiro trabalho, pois a maioria do empregadores pedem a famosa “experiencia canadense” e quando voce chega… e essa tal “experiencia canadense” eh uma coisa que passa longe. Sendo assim, se voce conseguir superar essa fase, grande parte dos seus problemas acabarao…

Update (Abril/27/2007)… o preconceito (se é que posso dizer preconceito) é muito sutil… eu sinto que no ambiente de trabalho as pessoas são abertas ao novo… porém, ao mesmo tempo eu acho que isso acontece com a gente, pois o costume e a cultura brasileira é muito parecida com a Americana e Canadense…

O que eu bejo com frequencia sao os guetos (turminha de Indianos, de chineses, de latinos e por aí vai)… o importante é você se colocar fora dessas “panelinhas”…

Almocar na mesa de trabalho eh uma coisa corriqueira… a maioria do pessoal traz uma marmitinha de casa para esquentar no microondas e comer no meio do computador e tudo mais…
Eu particularmente nao gosto dessa parte, soh em caso de “calamidade de projeto”… acho bom dar uma arejadinha na cabeca ca na hora do almoco :0).

Escovar os dentes depois do almoco tambem nao faz parte do habito do pessoal, pois quase ninguem faz isso… sorte dos dentistas, neh?

Definitivamente trabalhar ate 8PM eh algo quase revolucionario no Canada… 4h30 ja esta todo mundo se arrumando para partir… incrivel o trafico nas estradas das 4Pm ೠ5PM… O pessoal costuma ser bem relax comparado ao esquema Sao Paulo.

Update (Abril/27/2007)… O mesmo não acontece nas empresas dos EUA, o povo americano é “tarado” por trabalho… a competitividade é super evidente… as vezes chega a ser estressante, pois eu não sei até que ponto a produtividade aumenta.

Acho que eh isso…