Acabei de receber um comentário com essa frase: “Vale a pena lagar tudo no Brasil pra seguir uma vida no Canada???” … e agora eu penso, depois de quase 10 anos vivendo no exterior: o que eu respondo para essa pessoa? Como avaliar isso? Como dizer para alguém que vale a pena larga tudo (aliás o “tudo” varia de pessoa para pessoa)? Será que eu quero essa responsabilidade de dizer se sim ou se não???

Responder algo desse nível, só mesmo baseado em experiência pessoal e a decisão final deve ser INTEIRAMENTE da pessoa/família… pois os riscos, serão somente de quem vem ou fica, certo?!

Por tudo que vivi, experimentei e aprendi… eu digo sem pensar: SIM, VALE MUITO A PENA! Um pouco do que vivi e resolvi compartilhar, pode ser encontrado aqui: Sobre o Canada

Nos meus relatos vocês perceberão que eu admiro muito o Canada e sou muito orgulhosa de dizer que sou canadense (EH!). Porém se você me perguntar se eu pretendo ficar aqui pra sempre… ah, isso é outra história… pois apesar de amar e admirar o Canada como país, eu ainda não consegui me acostumar com frio por um longo período de tempo (embora seja totalmente fácil de sobreviver 🙂 ).

E como já disse outras vezes aqui, esse é o único motivo que me faz pensar em alternativas… 💡 E quem me conhece de verdade, sabe que eu e o Kiko somos andarilhos, e a palavra “pra sempre” é algo que foi abolido no nosso dicionário…

E vocês (residentes no exterior), o que dizem: “Vale apena lagar tudo no Brasil pra seguir uma vida expatriada???

Update (29/Maio): Recomendo a leitura dos comentários … você vão se surpreender com as experiência de cada um, e o melhor, vai continuar não tendo resposta definitiva para essa pergunta!