Eu lembro que cheguei no Canadá em um belo dia de verão no final de Agosto, e então começou minha nova vida e o ciclo das estações passou a fazer parte da minha história … o inverno nunca foi meu melhor amigo, não sou da neve e nem do frio, mas me adapto quando preciso!

Mas quando chega a primavera e as primeiras folhas verdinhas começam a despontar, que alegria! É incrível ver a renovação da natureza, mas o que mais me impressiona é o semblante das pessoas, que fica mais iluminado e alegre!

Primavera em Toronto

Eu e a Mariana passeando em Toronto

E então chega o primeiro e único feriado da estação, Victoria Day. Quanta alegria, especialmente quando temos a chance de ter dias ensolarados e perfeito para caminhar, plantar ou simplesmente curtir … e obviamente, ficar dentro de casa não é uma opção.

Verão em Toronto

Todo lugar é lugar de se tomar um solzinho!

Victoria Day no Canadá

Mas voltando ao assunto Vitoria Day e porque o elegi como meu feriado favorito no Canadá. Desde minha primeira primavera por aqui (no ano 2001), eu descobri que para quem mora entre as cidades de Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City, esse é o final de semana ideal para plantar as flores anuais nos jardins, pois não haverá mais risco do solo congelar e das flores que duram apenas 6 meses, perecerem.. tudo fica tão mais lindo florido!!! (Já até falei sobre isso em um post de 2005)

No Canadá, há basicamente dois tipos de plantas, as que sobrevivem durante o inverno, chamadas perennials (perenes) eas que só duram uma temporada, as annuals.  Geralmente, quem tem jardim misturam os dois tipos de plantas, pois as perenes dão um toque mais verde, enquanto as anuais dão o colorido, pois elas são mais floridas.

Victoria Day

Flores anuais, duram de Maio a final de Outubro e se planta no feriado de Victoria Day.

Victoria Day

As plantas perenes, sobrevivem o inverno e todos os anos brotam novamente… parece Phoenix!

Para quem conhece um pouquinho das flores daqui, deve logo me perguntam; “mas Mirellita, e as tulipas? Elas nascem mais ou menos no início de Maio, não é?“… Isso mesmo, mas para tê-las floridas nessa época, é preciso planta-las antes do solo congelar, geralmente até final de outubro… e então elas hibernam e depois aparecem abrindo a primavera!

Tulipas no Canadá

Tulipas no St. James Park

Eu (quase) sempre morei em casa no Canadá, então, esse feriado eu curtia colocar o jardim em ordem para curtir o colorido até metade de outubro. Mas acho que estou morando em downtown em um apartamento, minha forma de curtir o feriado é diferente, ou viajando ou caminhando pela cidade para sentir o calor e o sol no rosto (isso quando o clima ajuda, claro!).

Leia mais: Conheça todos os feriados no Canadá