Uma das coisas mais bacanas de ser blogueira de viagem, é receber comentários e interagir com os leitores, mas devo admitir que quando recebemos um comentário do pós-viagem dizendo como foi a experiência, quais dicas mais gostou e ainda de quebra mandando novas dicas de viagem, é a glória 🙂 … e foi assim que o Marcus se “inspirou” no nosso post “14 Dias Passeando pelo Leste do Canadá“, readaptou o roteiro para o interesse de sua família e depois da viagem, veio aqui e nos contou tudinho! Não resisti e pedi a ele para me deixar publicar o comentário na íntegra, e no final, ganhamos um texto com mais detalhes e muitas fotos. Eu recomendo a leitura…

Vai pro Canadá com o Marcus, Auxiliadora e George…

14 DIAS NA COSTA LESTE CANADENSE – versão do Marcus Tabosa

Venho agradecer à Mirella pelas dicas para meu roteiro pelo leste do Canadá. E vou tentar aqui citar minhas opiniões para também ajudar as pessoas que farão o mesmo roteiro.

Meu roteiro: 3 dias em Montreal; 3 dias em Quebec City; 1 dia em Mont Tremblant; 2 dias em Ottawa; 2 dias em Niagara-on-the-lake; 3 dias em Toronto.

MONTREAL é bastante amigável ao turista… anda-se muito de metro para todas as atrações turísticas… somente para o Parc Mont Royal que combina-se o metro com linha 11 do ônibus. E se usa no bus o mesmo ticket de 3 dias do metro que comprei. Ficou bastante econômico.

Gostei bastante de Montreal, principalmente das Ilhas de St. Helene e Notre-Dame. Conheci tudo de bike alugada na primeira ilha próximo do Biosphere, inclusive o circuito de F1. Peguei o carro somente na saída de Montreal, para seguir para Quebec City.

Viagem a Montreal

Igreja de Notre-Dame / Place-des-Arts / Place Jacques Cartier – bom opção para comida.

Festival do Jazz em Montreal

Festival de Jazz na Place-des-Arts / Vista da cidade no terraço do Parc Mont Royal

Ilhas de St. Helene e Notre-Dame em Montreal

Biosphere, um pequeno museu bem ecológico / Pedalando no circuito Gilles Villeneuve /Parc Olympique

Quando fizerem o trio, Parc Olympique + Biosphere + Parc Mont Royal, nos meses de verão, sugiro seguirem esta ordem, pois o dia é longo e algumas atrações fecham cedo (Ex: vá ao Biodomo vizinho ao Parc Olympique…e depois você poderará apreciar a vista do Parc Mont Royal no final da tarde-noite, quando ainda terá as luzes do sol e depois a iluminação artifical à noite).
Curti muito a noite em St. Denis, bem animado. Gostei das cervejas produzidas e consumidas na The 3 Brewers (sugestão). Fiquei no hotel Lord Berri (bom), a localização foi excelente para deslocamento, a um quarteirão da estação Berri Uqam (que faz conexão com todas as linhas que precisei).

Aluguei o carro através da Happytoursusa, para retirada na Alamo; pegando em Montreal e devolvendo em Toronto, foi o melhor preço que achei… Alugamos uma SUV para para encaixar nossas malas (4 grandes). Não tive nenhum problema de circular entre Quebec e Ontário, mas aviso que me pediram carteira de motorista internacional (sorte que eu tinha).

QUEBEC CITY é o ponto alto do passeio; a parte histórica é linda, tem boa gastronomia e minha sugestão vai para o restaurant Parmesan, onde comemoramos meu aniversário. Não deixe de ler as dicas da Mirella que são muito boas…
Quanto à hotel não recomendo o que fiquei, melhor ficar mais próximo da Old Quebec… se voltar um dia, ficaria na Grande Allé e talvez no Hotel Chateau Laurier, recomendado pela Mirella, excelente localização! Como estava de carro, usei muito o estacionamento em frente ao Museu da Civilização, muito perto da subida para o Chateau Frontenac.

Aqueles que quiserem como eu visitar a Citadela, a entrada fica perto Port St Louis, no começo da Grande Allé E. Por uma informação errada andei demais para conseguir achar.

Cidade velha de Quebec City

Vista do Hotel Chateau Frontenac / Vista do Funicular / Parte baixa da Old Montreal

Chateau Frontenac em Quebec City

Meu aniversário no Parmesan / Chateau Frontenac

Plaines d'Abraham em Quebec City

Plaines d’Abraham – no dia do Canada / Entrada da Citadelle

Parlamento da província de Quebec

Portão St. Louis / Parlamento da província de Quebec / Rua Grande Allé E

Combinei o passeio de Falls Montmorency & Catedral Ste-Anne-de-Beaupré com uma ida para ver baleias… coisa minha e adorei o passei!!! Porém foram 2 horas de carro até o local de partida do passeio na Baía de St Catherine. Este passeio também é vendido em Quebec City, porém preferi me aventurar por conta própria.

Ste-Anne-de-Beaupré

Falls Montmorency / Catedral Ste-Anne-de-Beaupré – simplesmente linda

Baleias em Baía de St Catherine

Baleias a 30 mts do meu barco… show!

Detalhe, no passeio das baleias vi 5 tipos diferentes de baleia, muito bacana!!! Porém faz um frio danado no canal, felizmente levamos nossos casacos…

MONT TREMBLANT é um ótimo destino. Muito lindo!!! Para quem quer fazer atividades ao ar livre tem muitas opções de lazer. Eu passaria mais dias lá se tivesse me programado, adorei o hotel Marriott, fica bem no meio do vilarejo, localização perfeita e com estacionamento… Não esqueça de levar repelente para mosquitos para passeios ao ar livre na montanha…imprescindível!!!

Mont Tremblant no verão

Vista do Vilarejo / Descendo a montanha de Luge (carrinho)

Mont Tremblant linda e tranquila

Simplesmente lindo e tranquilo

Na passagem para Ottawa fiz uma parada no PARC OMEGA, indicado pela Mirella. Meu filho de 14 anos ficou deslumbrado! Imperdível! Passamos umas 3-4 horas no parque…

Parc Omega dica do Mikix

Eles adoram cenouras… / Impossível não sorrir

OTTAWA é bem bonitinha e um bom local para compras. O passeio no Parlamento (interior) foi um dos poucos totalmente grátis, bastando agendar no escritório em frente. É possível também agendar qual prédio se quer visitar. Achei os 2 dias suficientes na cidade.

Ottawa, capital do Canada

Parlamento / Vista do Rio e do Museu da Civilização

Visita guiada dentro do Parlamento / National Gallery

Em Ottawa fiquei no Quality Hotel na Rideau St, o local é perto do parlamento e dá para se deslocar a pé para quase tudo. A vizinhança parece meio estranha e pode dar certo medo em algumas pessoas. Fiquei a umas 5 quadras do Parlamento, considerei o hotel bom e estacionamento fácil no próprio prédio do hotel.

O caminho de Ottawa para Niagara-on-the-lake é muito longo, muito chão para dirigir, masfaz parte… 530 km ou 06:30 horas. Coisa minha que preferi não parar em Toronto.

No caminho para Niagara-on-the-lake parei em Gananoque para o passeio em THOUSANDS ISLAND. Apesar de estar com as malas no carro, o estacionamento em frente ao pier é super tranquilo. Não fiquei preocupado com furto. O passeio, que saí nesta época do ano de hora em hora, não é lá estas coisas todas. Mas vale como um pit-stop. Comprei na Gananoque Line.

Ottawa, capital do Canada

Prontos para partida para Thousand Islands

Mais de 1800 ilhas, para ser considerado ilha basta ficar emerso todo o ano e possuir pelo menos 2 árvores!

NIAGARA ON-THE-LAKE é show… lindo… Fiz passeio nas vinícolas e fiquei fã do icewine, comprei algumas garrafas maravilhosas por CAD 25 (cada) numa loja no centrinho, é só procurar direito. Tem lojas com umas bem carinhas, tipo CAD 80. Ótimo local para passear de bicicleta. Niagara on-the-lake parece uma Carmelzinha canadense, à beira do lago.

A charmosa Niagara on the Lake

Queen Street Clock tower em Niagara on the Lake / Tudo muito limpo e bem cuidado

Fiquei no B&B da Yolanta; maravilhoso e recomendo a todos sem distinção. Nunca tinha ficado numa casa e a experiência foi sensacional, um dos melhores cafés da manhã que já tive. A dona faz de tudo para agradar.

B & B Yolanta em Niagara on the Lake – excelente café da manhã.

De Niagara in the Lake fiz um bate-e-volta à NIAGARA FALLS (15 km), muito bonito. Como saí cedo, atravessei a fronteira para comprar no Fashion Outlets. Para mim valeu a pena e tinha visto americano para a empreitada. Niagara Falls é realmente muito urbana comparada com Iguaçu. Tem muita diversão para a garotada.

Cataratas de Niagara

Diversão estilo Disney e as Cataratas de Niagara …

Família reunida em Niagara Falls …

Não fizemos o passeio Maid of the Mist, semelhante ao Macuco Safari de Iguaçu, minha tropa não topou se molhar.

Última parada foi TORONTO, que foi a cidade que menos gostei. Muito grande para o meu gosto. Entreguei o carro na chegada, pois achei o centro da cidade pouco amigável para dirigir, principalmente por causa da circulação dos bondes (streetcars). Não consegui comprar ticket de metro para 3 dias ou pelo menos para o dia inteiro … Gostei da Casa Loma, CN Tower, Old Toronto (St. Lawarence) e principalmente da Yonge & Dundas (para as últimas compras).

Fiquei em um hotel na Jarvis, achei muito longe, não gostei… O ideal para mim seria ficar perto da Yonge & Dundas, o local mais agradável de Toronto, parecendo uma pequena Times Square.

CN Tower em Toronto

Roy Thomson Hall e vista da CN Tower / Vista de cima da CN Tower

Passeando em Toronto

Casa Loma / Distillery District / Yonge & Dundas

Old Toronto

St Lawrence Market / Old Toronto

Quanto ao clima fomos sortudos, tivemos dois dias de um pouco de frio com chuva no começo da viagem (final de junho e começo de julho). Um dia de dilúvio num final de tarde em Toronto e o restante sol … clima perfeito para passear (aproximadamente 24 graus).

Espero ter ajudado… até a Costa Oeste no próximo ano (se Deus quiser!). 🙂

Comentário da Mirella/Mikix: Muito obrigada Marcus e família por esse belo relato, não somente útil como sincero e cheio de dicas!!! E eu te falo, se gostou da Costa Leste, a Costa Oeste Canadense vai te deixar boquiaberto de tão linda!!!!

Leia também:
Roteiro: 14 Dias Passeando pelo Leste do Canadá
Outlets em Toronto
Onde comer em Toronto! (10 restaurantes)
Um Dia Perfeito em Ottawa
Montreal Dicas da Karina para um final de semana
Como saber a previsão do tempo no Canadá