Morar no Canadá ou voltar para o Brasil?

Morar no Canadá ou voltar para o Brasil

Dia desses estava lendo meus email e me deparei com uma mensagem de leitor perguntando o seguinte: “Você se acostumou a morar no Canadá? Pensa em voltar para o Brasil?”.

Não é uma super pergunta? Aquela que fica entalada na garganta de todo mundo? Pois é, aqui em casa, a coisa não é diferente e confesso, que vira e mexe eu e o Kiko nos fazemos essa mesma pergunta. Será que nos acostumamos a morar no Canada? Ou melhor, sera que me acostumei a ser uma pessoa do mundo?

Canadá ou Brasil

Eu acho que é muito fácil se acostumar com o Canada. Certamente um país onde praticamente tudo funciona direito, onde a quantidade de políticos corruptos é pequena, onde apesar dos altos impostos você vê o retorno.

Vide: educação gratuita e de qualidade, um sistema de saúde gratuito e que funciona na maioria das vezes, boas estradas, um transporte publico que precisa ser melhorado mas que cumpre o básico, criminalidade baixíssima, muro nas casas é somente para privacidade e não proteção, parece que vivemos em um condomínio fechado, fácil acesso a eletrônicos, carros e bens materiais em geral. Enfim, qualidades positiva no quesito de morar no Canadá não faltam.

Eu sempre digo para o Kiko (marido), que o Canada é o melhor país para se imigrar do mundo, não necessariamente o que eu quero morar para vida inteira, mas de todos os lugares que passei, morei e visitei, eu não tenho dúvida disso.

Porém, esse mar-de-rosa nem sempre funciona para todos, isso é certo.

Existem alguns pontos que deixam o Canada um pouco sem graça, como por exemplo a passividade dos canadenses e residentes, clima insuportavelmente frio (por mais que se goste de frio, o inverno é demasiadamente longo!), falta emoção na maioria dos canadenses (eles costumam pensar tanto no próximo, que isso deixa as relações mais frias que deveriam), a maldita a experiência canadense no mercado de trabalho (que na minha opinião é usado somente como forma de protecionismo e desculpa para se pagar pouco para o recém imigrante) e outras coisas.

Dessa forma, pesando os prós e os contras, eu diria que sim, eu me acostumei a morar no Canadá, e apesar de algumas mudanças ao longo desses 21 anos de Canadá, esse é o país que eu chamo de casa.

Voltar a morar no Brasil (?)

Respondendo a outra pergunta: se eu penso em voltar para o Brasil algum dia?

Conforme disse sabiamente meu amigo Cleber: “uma vez que você sai do Brasil, sua unica certeza é que você não tem certeza de nada!” #Fato

Será que algum expatriado pensa diferente??? No meu caso, penso exatamente dessa forma. Depois que imigrei pela primeira vez, tenho certeza que não consigo mais me imaginar morando em nenhum lugar do mundo com a filosofia do “pra sempre”.

Ontem mesmo estava conversando com meus cunhados e eles nos perguntaram quando a gente iria ter/construir uma casa dos sonhos, pois é… eu e o Kiko olhamos um para cara do outro e não soubemos responder se a gente queria uma casa dos sonhos, pois um lugar assim significa ter raízes muito profundas e não sabemos se esse é nosso objetivo.

Já pensamos em voltar ao Brasil várias vezes, inclusive, quase o fizemos depois de um ano no Canada devido a uma oferta de emprego quase irrecusável para o Kiko. Mas como diz o ditado: “quem não sai na chuva… não aprende a se molhar”, e foi assim que optamos por ficar no Canada e viver tudo que deveríamos experimentar naquele momento.

Vivendo entre lugares…

Hoje, temos um apartamento no Brasil para chamar de nosso e deixar coisas que não quero que saiam do lugar com nossas mudanças, mas também temos nosso apartamento no Canadá, e o mais louco é que estamos temporariamente na Austrália, um temporário meio longo (quase 4 anos), devo confessar, mas é assim que a gente gosta de viver.

Não pensamos em retornar para o Brasil com a ideia do “pra sempre”, ainda temos muito que viver pelo mundo e experimentar novas coisas. Mas não desconsidero a ideia de um dia poder passar mais tempo no Brasil, especialmente depois de tanto tempo morando fora.

Eu sei que nosso estilo de vida é diferente de muita gente, temos um espírito livre! As vezes cansa esse vai e vem, mas ao mesmo tempo isso nos impulsiona.

Escrevi esse texto originalmente em 2009, e hoje, 2022, estou aqui revivendo essa resposta. Inclusive já mudei… mas a essência permanece a mesma.

Obs: A caixa de comentários está a ouvidos dos que concordam, discordam ou não acham nada!

Gostou do tópico? Leia outras divagações sobre a vida expatriada aqui no Mikix:

47 comentários em “Morar no Canadá ou voltar para o Brasil?”

  1. Pingback: Relexão entre Brasil x Canadá - Mikix

  2. Olá

    Adorei o post. Moro no Canadá a 9 anos, hoje estou passando uma “temporada” no Brasil. Na minha humilde experiência, não consigo mais “morar aqui para sempre” por um tempo sim. Forever não rsrs

  3. olha serei honesto…. jamais ,… JAMAIS , sairei de meu AMADO PAÍS O NOSSO BRASIL,… principalmente por questões financeiras , pois oque ganho aqui em nosso Brasil vivo muito bem obrigado,… aventurar-me pelo mundo ,??? NÃO obrigado o mundo está cada vez mais HOSTIL…. ORGULHO-ME DE SER BRASILEIRO E AMO MINHA PÁTRIA….

  4. Frederico Zanitti

    Olá Mirella, boa tarde!

    Descobri seu blog a pouco tempo em minhas várias e várias pesquisas sobre o Canadá!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo espaço, essa troca de informações com certeza é muito útil para todos que desejam imigrar um dia!
    Esse é o meu caso, estou tentando imigrar com minha família para Québec. Estou num ritmo frenético para aprender o francês e vou tentar imigração no final do ano que vem (2015).
    Há muito tempo que eu desejo sair do Brasil, mas nunca tive oportunidade. Agora com o diploma na mão e o apoio da esposa, estou engajado nesta empreitada.
    Imagino que não seja fácil realmente viver longe da família e amigos, mas penso que isso não pode ser empecilho para tentar mudar de vida, pra melhor, com certeza. No meu caso, nem estou pensando tanto em mim, estou mais interessado no futuro que o Canadá poderá oferecer para minha filha de 6 anos.
    Tenho certeza que os possíveis “prós” de uma vida no Canadá compensam – e muito – todos os “contras” de se morar no Brasil… a começar por 3 itens básicos: educação, saúde e segurança! Só isso já é motivo suficiente para aguentar todos os “contras” do Canadá.
    É o que penso! Estou muito confiante na mudança e espero que dê tudo certo! Quero muito contar com isso!
    Grande abraço e continue com seu bom trabalho neste blog! Com certeza esclarece dúvidas de muitos que estão propensos a imigrar!

  5. Esse post já tem três anos. Você mudou de opinião?

    Eu moro no sul da Suíça hà oito anos e não poderia responder a essa pergunta nem ontem nem hoje. Mas na verdade o clichê do brasileiro me faz falta. Sabe, malemolencia, riso fácil?! Pois é! O que me desespera são os filhos. Tendo filhos não se pode mais pensar só a si mesmo e se formos falar em educação pública não tem como não optar pela Suíça. Por mais que no mês de janeiro de todos os anos eu decida voltar pro Brasil. rs.

    Ótimo blog.

    Obrigada por dividir as suas experiências conosco.

    Um grande beijo e sorte nos seus objetivos.

    1. OI Nathalia,
      Boa pergunta… eu acho que continuo pensando igual sim, e olha que nesse meio tempo, já fui para Australia (2 anos) e voltei para Toronto! É complicado, gostou muito daqui mesmo… morar no Brasil, as vezes tenho vontade pela família, mas quando vou pra lá passear, me arrependo rapidinho!
      Então vou indo com o rumo… sei que o Canadá é sempre meu porto seguro.
      bjos

  6. Bruna Rodrigues

    Olá! Eu tenho 19 anos, mas apesar da pouca idade já sou casada (moramos juntos) e pego meu diploma universitário agora no final do ano. SEMPRE tive o sonho de ir para o canadá, tando que com 14 anos comecei as aulas de inglês e hoje aprendo francês sozinha. Você poderia me dar dicas para me mudar para o Canadá?

  7. Oi Mirella´
    Fico aqui só olhando esses blogs de pessoas que viajam e moram fora,trabalham,estudam e se casam! Fico com uma nostalgia do que não viví!!!
    Como seria a vida de alguem beirando os cinquenta,vida feita,filhos grandes,e uma grande vontade de tentar uma aventura dessas???

    1. Oi Simone,
      Nunca é tarde para viver experiências que você sonha… você já pensou em fazer um intercâmbio para ter um gostinho do que é essa vida de morar fora? De repente, é uma ótima ideia para começar a dar o primeiro passo.
      Pense com carinho e vai atrás de seus sonhos!!!!
      bjos e volte sempre

  8. Pingback: Contos de imigrante

  9. Eloiza Maria Fernandes Feltrin

    Mirella,
    Não consigo entrar onde estávamos conversando.
    Mesmo assim quero continuar o papo mais um pouco.
    Tenho aproveitado bastante as suas experiencias e roteiros.
    Marcamos a nossa viagem para 10 de agosto. A primeira parte vamos de pacote,percorrendo o leste(8 noites).
    Depois ficaremos mais 5 dias em Toronto,por conta. Nestes 5 dias ficaremos no Holliday in Express Toronto, com a intenção de nos locomovermos melhor.
    Gostaria de saber o seguinte: em Toronto existe meia entrada para pessoas com mais de 60 anos?Um grande abraço,
    Eloiza

  10. Isso sem duvida e um dilema para todos nos que moramos ou ja moramos ha muitos anos fora do Brasil. Morei por 16 anos nos EUA e hoje estou no Brasil. Nao e facil. Depois de tantos anos morrando onde as coisas funcionam de verdade parece ser quase impossivel morar no Brasil de novo.

    Sou de Goiania que e uma cidade relativamente calma se compararmos com os grande centros do Brasil. Mas isso nao quer dizer nada. O terror e o mesmo. A violencia no Brasil ha anos que nao esta mais limitada aos grandes centros. E um cancer. Se espalhou para todos os lados e a cada ano piora pois nao existe nenhuma politica efetiva de seguranca publica e a corrupcao e impunidade alimentam esse cancer. Eu morro de medo de sair de casa. Tenho 2 filhos pequenos e temo muito pela seguranca deles. Todos os dias a gente ouvi, ve na TV casos horriveis de violencia. Roubos de carro com arma na cabeca das vitimas em plena luz do dia se tornou algo corriqueiro. Ou seja, como viver em lugar desse? Prefiro mil vezes um inverno super gelado do que arriscar minha vida ou a vida de meus filhos por motivos banais. Brasil para mim so a passeio e olha la. Meu filhos nasceram nos EUA. Eles nao precisam e nao merecem passar por um tormento desse.

  11. Olá. Li que vc tem uma amiga advogada que fez um curso paralegal e está se adaptando…eu sou advogada, estou em vancouver e fico até 20/11. Sinceramente, n queria voltar para o Brasil, não. Vim com passaporte europeu. Tem algum jeito de eu ficar? rsrsrs. Outra…sua amiga foi para o canadá contratada, como consegui se mudar? É difícil imigrar sem ter emprego prévio nessa profissão, até onde sei.
    Enfim, se puder ajudar…muit’ssimo grata.
    abs.
    Patrícia

  12. Pingback: Blog Mikix - Toronto, Canada … » Blog Archive » Retrospectiva 2009 - parte I

  13. Oii Mirella !!!
    Tudo beem??
    Sou uma estudante Brasileira e estou fazendo um projeto (do meu curso) sobre o Canadá… Gostaria tanto de alguém com experiências vividas(risos!) para me ajudar!!

    Olha eu ficaria muito grata *

    Por favor me responda , se puder até mesmo no meu email

    Beeijinhos espero que me ajude !!

    😀

  14. Adorei ler todos os comentários. Sabe Mirella, eu ficaria por aí mesmo. Aqui no Brasil não dá vontade mais de ver noticiario porque é só violência e tiroteio se escuta toda hora. Hoje eu tenho 60 anos e um filho Jovem. E tenho muita vontade de voar pelo mundo. Adoro neve e persigo. Meu sonho é fazer boneco de neve. Fui aNova York em dezembro de 1996 e nãocaiu neunhuma nevezinha. Tive o cox fraturado ao descer de uma montanha em Bariloche sentada e de calça jeans. A Aurora Boreal tenho loucura para ver . Pelas fotos é muito linda. Alias cheguei até aqui pesquisando sobre ela. O dia que o salário da aposentadoria subir RS..Rs.. pretendo ir até ao Canadá para fazer boneco de neve e ver a Aurora Boreal. Quanto ao filho sempre carreguei para todo lugar. Abração.

    Oi Lidia,
    Obrigada pelo comentário 🙂
    Pode deixar que o Brasil não está nos meus planos… talvez Australia ou algum lugar da Europa…
    Quem sabe…
    Bjks

  15. Oiii Mirella,

    Acredito que esse seu momento de vida tá mais pra se aproveitar as coisas boas que aparecem… E como voces sabem fazer isso muito bem, as opções são muitas. Voce tem vontade de voltar ou sair para outro lugar porque sabe que vai experimentar uma experiencia legal pois são muito precavidos e planejam muito bem as coisas para não terem surpresas. É assim a sua vida, acertei?
    Com isso não se surpreenda. Voce está podendo viver a vida de voces, sem filhos por enquanto, como verdadeiros viajantes, aventureiros..
    Quanto a ficar principalmente no Canadá, não tenha duvidas, fique.
    E quando quiser ter filhos então, nem titubeia.
    Voces já conquistaram muita coisa e conhecem muito. Passem isso para seus filhos e vivam uma vida de tranquilidade, de first world.
    O Brasil vai demorar mais de um milenio pra ficar aos pés do Canada. Aqui é sem chances.
    Tudo o que acontece de novo é pura conversa.
    Seus filhos vão te agradecer e voce não vai se arrepender ok???
    Se quiser ir p/ outros lugares vá. Mas menos para o Brasil.
    A negligencia, o descaso, a insegurança impera aqui. Não vejo grandes avanços…
    Não estou exagerando. Espero ter ajudado… Se é isso um dilema pra voce.
    Grande beijo!

    Oi Livia,
    Vc sempre com muitas palvras bacanas pra mim.
    Fica tranquila, que o Brasil não será nosso próximo destino… na verdade eu nem sei onde será o próximo ou se simplesmente terá uma próxima parada.
    Olha… a gente planeja muito tudo o que fazemos e mesmo assim, muitas surpresas acontecem pelo caminho, pois infelizmente a gente não consegue controlar tudo. E como você sabe, no papel tudo parece lindo, mas quando colocamos a mão na massa, o negócio fica diferente.
    Mas graças a Deus, tudo tem dado certo pra gente, mesmo com os altos e baixos (Thank God!).
    Vamos que vamos…
    Bjks e obrigada pelas visitas e comentários

  16. Oi Mirella,
    Concordo plenamente contigo quando diz que a experiência canadense é pura proteção de mercado! Tanto é que ela só é exigida nas áreas em que apesar de haver alguma demanda, há muito canadense pronto para atuar. Vai ver se eles pedem experiência canadense para as áreas em que não há número suficiente de canadenses preparados para atuar? Claro que não!!
    Já quanto a afirmação do Cleber, ela é perfeita! É assim mesmo que eu sinto.
    bjs

    Paula’s last blog post..Marido Russo

  17. Mi, como vc sabe ainda não tenho essa experiência, mas estamos “ensaiando” para um futuro quem sabe bem próximo 🙂
    Acho que depois que vc mora no “mundo” voltar para “casa” fica mais complicado, pois cada vez vc quer conmhecer mais e mais, ter novas experiências etc. Infelizmente o BR tá violento de um modo geral(RJ,SP,BH,PE etc) e isso é um dos fatores que me faz querer desbravar novos rumos.
    Vamos ver se isso tá no nosso destino ou não, mas vamos atrás disso, estamos nos preparando 😉

    Bjokas

    Vivi’s last blog post..Nossa casa – Tijolos,areia,tinta,louças etc…

    Eu já te falei, né?
    Vá para o exterior… mesmo que seja uma experiência temporaria de 1 ou 2 anos…
    É tão gratificante morar fora… a gente aprende muuuuuito!
    bjks lindona

  18. Ah, eu tambem tenho a doença do quero estar onde não estou. E acho perfeitamente normal…hahaha!
    Ajudou sim, e me deixou mais tranquila, porque eu trabalho na área universitária, que tende a ser mais inclusiva. Meu marido trabalha em multinacional e já passou um tempinho trabalhando na filial daí. O medo é de mudar pra um lugar tão ou mais frio que aqui.

    Carla’s last blog post..

    Aí é que esta… para morar em outro lugar por um período de tempo, eu mudo até para o Alaska ou Sibéria, só para provar como é viver lá.
    A única coisa que não quero, é ter em mente que moraria em um lugar frio pra sempre… entende?
    Mas eu adoro o novo… isso é o que eu mais gosto!
    bjs

  19. diga ao seu amigo Cleber que ele acertou em cheio! Depois de 17 anos fora do país não consigo me imagina mais morando no brasil, por outro aldo me mudaria até pra Conchinchina se recebesse uma proposta. Depois que venci aqui se que posso vencer em qualquer lugar

    Paula’s last blog post..29°C -1°C

    Ich… fazemos parte do mesmo clube 🙂
    eheheheh
    bjs

  20. Ultimamente não tenho pensado em outra coisa, voltar a imigrar ou não?
    Mas por mais estranho que pareça, a única certeza que eu tenho é que para o Brasil eu não quero voltar, pelo menos para já. Sinceramente acho que no meu caso a readaptação ao Brasil irá ser muito mais difícil do que me adaptar a qualquer outro lugar. Por isso vou seguir o ditado ” Nunca volte para o lugar onde você já foi feliz”,

    Mais um ditado para me fazer pensar eheheh…
    Eu gostaria de voltar um dia para o Brasil (não já), mas a violencia não me anima.
    De que adiante ter filhos perto dos avós e tios, se na bagagem vem os “manos, trombadinhas e cia”…
    abs

  21. Eu acho que ja acostumei. Quando vou ao Brazil, no retorno ao Canadá, dá vontade de voltar a morar no Brasil, pode? Mas essa vontade é passageira, apenas nos primeiros dias e depois, só sinto saudade da família e da praia 🙂

    Um beijo!

    Gean Oliveira’s last blog post..6 anos

    Acostumar… eu também acostumei e tenho certeza que viria aqui pra sempre.
    Mas meu problema são as opções… quando abre-se muita opção, a gente sempre fica em duvida para onde ir… e eu tenho opção né: Canada, EUA, Australia e a Europa inteira…
    Uni Duni Te… ehehehe
    Mas vamos que vamos…
    No meus planos, Brasil é para aposentadoria.

  22. Mirella, ja’ eu sinto a coisa diferente: nao gostaria de voltar pro Brasil, nao! So’ nao digo nunca porque nunca digo nunca, mas nao esta remotamente nos nossos planos. Pra comecar uma das coisas que me atrai e’ justamene sua maior dificuldade: o frio. Adoro o fato de ter as quatro estacoes – em SP nao tem mais isso ha muito tempo. Outra coisa que eu gosto muito e’ o fato de ser “estrangeira”, acho que voce se empenha mais em conhecer o lugar, a cultura, as pessoas. E no meu caso, que ja morei em alguns ligares, vou “juntando” amigos. Quanto a familia, eu praticamente so’ tenho minha filha, que fica na ponte-aerea. Eu vou pra SP 2 vezes por ano para os “istas”: medicos, dentistas, etc., vejo minhas amigas, saio, vejo todos os filmes brasileiros, vou a todos os teatros e depois de 3 semanas estou histerica pra sair de la. Cada um com seu cada qual, nao e’ mesmo?

    Oi Marcie,
    Eu ainda tenho muita gente no Brasil (pai, mãe, sogra, irmãos etc etc etc)… e sei que eventualmente eu terei que voltar por alguns anos (querendo ou não) para cuidar deles.
    Mas como esta todo mundo bem (tirando minhas avós que estão pra pra lá que pra cá), eu quero aproveitar e seguir em frente… e conhecer o mundo…
    Acho que eu tenho sindrome de turista… mas diferentemente de você eu preferiria que as pessoas não me vissem como estrangeira… ehehehhe… morro de vontade de falar inglês sem sotaque e me mesclar totalmente 🙂
    E quanto ao clima… não tem jeito, apesar de achar as quatro estações LINDAS… eu odeio o frio e aqui no nordeste americano/canadense é exagerado… eu não consigo me acostumar e olha que já estou aqui a 9 anos…
    Mas nem estressa comigo… eu não tenho solução e o Kiko, menos ainda 😉
    Bjks

  23. I LOVE, LOVE, LOVE Canada… serah que algum dia isso muda?
    I hope NOT!!!

    🙂

    Ivi’s last blog post..Amazing posts

    Eu também AMO o Canada…
    Mas a formiguinha do quero estar onde não estou, sempre me pica eheheh
    bjs

  24. Moro no upstate NY, e aqui tambem e muito frio. Porem, o frio me faz vontade de viver em outros lugares mas nao de voltar ao Brasil tao logo.
    Explica um pouco dessa experiencia de mercado de trabalho canadense, nao ficou muito claro o que voce quis dizer… e eu fiquei curiosa porque a gente tem vontade de morar um Toronto um tempo.

    Carla’s last blog post..

    Oi Carla,
    A experiência canadense é algo que todos os imigrantes reclamam.
    Na verdade, significa que o empregador tem preferencia pelos candidatos que já trabalharam em alguma empresa no Canada, entende? Eu acredito que isso aconteça para imigrantes de países não-desenvolvidos, ou sem experiência em empresa multi-nacionais etc e tal.
    Essa tal da experiiencia canadense também tem uma tendencia a ser mais pedida para pessoas da área corporativa/administrativa, o pessoal de TI normalmente consegue emprego bem rápido (principalmente devido as certificações ser de cunho internacional).
    Mas ninguém morre disso (risos!)… é somente umas das chatices que a gente tem que passar até provar que somos capazes e bons profissionais.
    Ajudei?
    Abs

  25. Bom, infelizmente não posso dizer muita coisa.
    Morro de vontade de morar em outro país e experimentar tudo de bom e novo.
    Se eu tivesse bem em outro país, com a pessoa amada e com amigos do lado, acho que não queria voltar a viver no Brasil. Voltaria pra matar a saudade dos meus queridos.
    Enquanto isso, aqui estou me acostumando ao Brasil e querendo sair daqui….rsrs
    bjinhos

    deby’s last blog post..Eu amo pilates – retorno de uma relação

    A exeriencia no exterior é sempre gratificante… eu recomendo para todos!!!
    Pode ser por pouco ou muito tempo, mas acho que todos na vida deveriam tentar sair e viver em um outro lugar.
    Bjs

  26. Quando vou ao Brasil sinto falta daqui, quando estou aqui sinto falta de lá…é isso o que acontece, nao sei responder a esta pergunta.
    Um dos fatores que me fazem pensar em nao querer voltar é a insegurança de lá, é algo que me apavora.
    Mas, o futuro a Deus pertence.
    Bjoks

    Mile’s last blog post..Amizade verdadeira…

    Oi Mile, eu te entendo completamente…
    No nosso caso é a mesma coisa, não saimos de lá por causa da violência, mas é por causa dela que ainda temos tanto receio em voltar.
    Na verdade, pra gente, esse seria um bom momento de voltar e ficar alguns anos, pois gostariamos de ter filhos nos proximos anos… mas como fazer isso? Morando em Sao Paulo? Impossivel… e irmos para o interior, que é de onde vim e onde esta minha família, é quase ilusão, pois não tem trabalho pra gente…
    Dureza…
    Eu morro de inveja dos europeus, americanos, australianos, canadenses e outras pessoas que conheço e que morar em países sem violencia e com perspectiva de futuro, pois eles podem ir e vir quando bem entenderem e estarão sempre bem.
    Abs

  27. Mi, voces estao certissimos, sao jovens, inteligentes, cheios de vida e teem mais que aproveitar e tirar proveito…O futuro voce pensa no futuro…certo?

    Bjs

    Meire’s last blog post..25 sites para divertir-se com suas fotografias

    Você é uma fofa, né?! 🙂
    Bjks

  28. Pois eh, NEVER SAY NEVER eh um ditadinho bem poderoso, mas eu me vejo sim morando no Canada para sempre e nao tenho, nem nunca tive nenhuma vontade at all de voltar a morar no Brasil. Alias, se existe um medo na minha vida, eh eu *ter* que voltar for any reason, porque eu realmente, de verdade mesmo, gosto demais do Canada e nao consigo me imaginar vivendo no Brasil again. Mas o dia de amanha ninguem sabe, pode ser que apareca uma chance de eu ir para um outro pais mais tarde e me apaixonar por lah tambem, who knows? Tudo eh possivel com certeza, soh acho que no meu caso eh MUITOOO improvavel hehehe…

    Quanto ao clima aqui, OH MY GOD, na minha opiniao eh uma das maiores vantagens de se viver no Canada (hahaha), 4 estacoes diferenciadas e lindas, white Christmas, ski e skating no inverno (deliciaaaa), arvores coloridas no outono (lindoooo), um milhao de flores na spring (amazing!) e um verao bem razoavel, com muitos dias around 30C e que dura no maximo 3 meses… maravilha!!!

    GO CANADA GOOO!!!
    🙂

    Ivi’s last blog post..Amazing posts

    Ai Ivi… eu adoro você, sabia?!
    Eu morro de inveja de ser amor incondicional pelo nosso Canada… eu quera TANTO sentir isso e me livrar dessa cosquinha de ir embora seja aqui, ou em qualquer outro lugar que eu vou.
    Na verdade, eu acho que sou anormal, sabe?! ehehehehe….
    E já desisti de achar que vou amar algum lugar para ficar pra sempre… minha sogra já dizia, que eu e o Kiko temos a doença “do quero estar onde não estou” ahahahah… verdade, né?
    Bjs

  29. Oi Mi!

    Concordo, concordo e concordo. E tb ouvimos essas mesmíssimas perguntas inúmeras vezes de amigo/família.

    Não temos certeza de nada do que vai acontecer amanhã. E nao discartamos a idéia de voltar ou imigrar para outro país. Por enquanto Montréal está bom demais…
    Bjs
    Isabela.

    Eu não sei quanto a você, mas eu prefiro viver nessa incerteza de onde estarei amanhã… que viver na mesmice eheheh
    bjs

  30. parabens ao casal. Canadá é bacana. Enquanto vcs curtem o Canadá. Minha amada e eu adoramos viajar, ela querendo ir p/ Peru. e eu to querendo leva-la pro TOPO DO MUNDO. Lá mesmo. hahahha
    abraços e parabens

  31. Ai,ai, Mirella,

    é tao bom saber que nao somos as únicas a passar pelas mesmas dúvidas. O post e os comentários de hoje fizeram o meu dia( ops, ele já tá quase acabando!) mais feliz!

    Beijocas :o))))

    Eu te entendo completamente… as vezes lanço aqui no blog esses papos filosoficos e passo a ficar mais tranquila quando vejo que nnao sou a única doida do mundo 😉
    bjs

  32. Maravilhoso esse post! A gente não sabe de nada mesmo.
    Estamos indo em jungo, com filha a tiracolo e quando me perguntam se vamos voltar eu digo que não sei.
    Acho que a parte da saudade deve ser complicada mesmo e hoje seria a única coisa que me faria desistir de partir.
    Vamos ver o que vai dar!
    Beijos

    Renata’s last blog post..Revelações e Reações

    Saudade é um negócio difícil de se lidar!
    Eu até que aprendi a viver com a saudade de forma saudável e sem muitas neuras… mas algumas amigas sofrem demais…
    Cada um tem um modo de ser e viver!
    Bjs

  33. Olá Mirella,
    engracado… passei por essa fase ou costumava passar por essa fase até há um ano. Agora tenho a certeza de que nao voltarei a viver no Brasil. Todo inverno era a mesma coisa, a vontade de voltar era enorme. Até que tomei a decisao de parar de lutar e aprendi a gostar do inverno. A única coisa que me falta é um verao que seja menos capenga!
    Continuando, eu tive que admitir p/ mim mesma que já nao me adaptaria ao Brasil. E que se voltasse já nao teria tudo aquilo de que tanto senti falta enquanto estivera aqui. Doeu admitir mas desde que o fiz me sinto melhor. Me acostumei a Alemanha e até demais! Quando vou ao Brasil me incomodo muitas vezes com a intimidade com que as pessoas me tratam e odeio quando se metem na minha vida! Acho que me “europezei” totalmente ou me “desbrasilizei” demais ( nao sei se rio ou se choro).
    Mas vc já tem a resposta p/ sua pergunta. Relaxar e parar de pensar que todas as decisoes sao para sempre! Aproveite todas as experiencias e continue viajando até ficar velhinha e corcunda, se preciso ;-))) lol. A gente tem mais é que fazer como a Sara disse, baby a tiracolo e nao tem quem me segure!
    Beijos,

    Aline

    P.S.: a primavera também enganou a gente aqui. Estavamos todos felizes com a chegada da dita cuja e a danada passou a perna na gente!?! Acabei de ouvir que uma frente fria das bravas está chegando até o final dessa semana.

    Oi Aline,
    Eu tive uma fase que eu falava: “Nunca vou voltar ao Brasil, ficarei no Canada pra sempre!”… hoje quero ir embora daqui (não para o Brasil ehehehe!)… amanhã, só Deus sabe o que irá acontecer…
    Mas me livrei daquela vontade do “pra sempre”… tinha uma loucura de viver em uma casa pra sempre, e as mudanças me deixavam aflita…
    Hoje tenho a casa que viveria pra sempre e não estou 100% feliz… dessa forma, acredito que a mudança é que me fazia bem…
    Aliás… não existe 100% perfeito… a gente tem que fazer o que mais nos dá prazer e ir tocando o barco.
    bjks
    Obs: Não me fale em frente fria… aqui esta uma delicia e não quero mais saber de temperaturas frias…

  34. Perguntinha dificil essa, hein?

    Eu e o maridão decidimos voltar pro Brasil. Quer dizer, eu decidi voltar, porque por ele, ele ficava pra sempre por aqui. Eu adoro a França, adoro a qualidade de vida que temos aqui, mas a distancia da familia é muito dificil de aguentar… também não consigo acostumar com o frio e com esse cinza quase constante de Paris.

    O que pega também é que não conhecemos muitos brasileiros por aqui. Os poucos que conhecemos estão de passagem e é dificil criar laços fortes de amizade desse jeito. Os franceses são fechadões (como todos os europeus). Temos pouquissimos amigos franceses, mas sabemos que são amigos pra vida toda.

    Meus amigos da Australia formaram uma grande familia brasileira entre os amigos, e acho que isso ajuda um pouco a matar as saudades de casa. E’ disso que sinto mais falta e é um dos motivos pelos quais nao conseguiria viver aqui pra sempre. Alias, é essa uma das grandes diferenças que eu vejo entre a a Australia e Canada (onde existem muitos brasileiros) e a França.

    Beijao!

    Dé’s last blog post..Pensando bem, até que demorou

    Dé,
    Vc falou uma coisa verdadeira… AMIZADE faz uma grande diferença e eu sou tão sortuda de ter feito amigos maravilhosos por aqui (a maioria brasileira, devo confessar!).
    E deixa-los vai ser o mesmo sacrificio que foi deixar a familia e amigos no Brasil…
    Mas vamos tocando…
    Quando vcs vão retornar?
    Bjs

  35. Concordo em genero, numero e grau. Mas vou te contar que o frio eh um incentivo e tanto para voltar para a terinha (mesmo se for depois de velha p/ fugir do frio por causa do reumatismo!!! 😉

    Sinto a mesma coisa q voce em relacao a babies. Nao vou poder fazer mais nada da vida, MAS meu consolo eh ver aquelas maes europeias modernesimas que fazem tudo com os babies a tiracolo…
    Let’s keep on travelling!
    Bjs
    Sara

    Oi Sara, vc é nova aqui?
    Não lembro do teu e-mail 🙂
    Enfim… eu também me consolo vendo meus amigos viajarem com filhos, eu até brinco dizendo: “há viagem pós filhos!”… ehehe
    Bjks

  36. Acho que nossa experiência é parecida com a de vocês… não pensamos em sair daqui tão cedo, mas também não posso dizer que não volto mais. HOJE eu digo que não volto, mas não conheço o futuro.

    PS: Tem meme pra você lá no blog. 😉

    O futuro… o coisa doida!
    Eu teno mania de sempre querer saber TUDO o que vai acontecer… mas não é sempre assim!
    bjs
    Estou indo lea ver o meme.

  37. Como se diz por aqui “diste en el clavo”, tradução literal, deu no prego, não tão literal e mais correta: acertou em cheio! Post lindo e que reflete a realidade de quase todos os expatriados! Parabéns!

    Depois de emigrar, você já pertence a este mundão de meu Deus, mas é legal ter raízes na terrinha que é (ao menos para mim) nosso porto seguro. Por mais que exista violência, diferenças sociais, corrupção, eu amo o Brasil!

    Nossa utopia é viver entre os “dois mundos”, metade do ano em cada lugar, e estamos pagando um consórcio da Caixa para ter um imóvel por lá, e um cantinho com nossas coisas, e ir como residente e não como turista! Eu já não me importo aonde vou morar, desde que o remanso esteja lá, nem que eu apenas o visite uma vez por ano …

    Depois de ser expatriada concordo que já não existe este lance de “para sempre”. O mais chato desta situação é a sensação de estar sempre entre papéis: para casar, para convalidar o casamento no Brasil, para renovar passaporte, para poder guiar por aqui … Mas c´est la vie, porque entre esta chatice, as coisas boas abundam …
    Beijos amiga mía

    Patricia – Turomaquia’s last blog post..A Igreja está enloquecendo …

  38. Ai… eu ainda não fui, mas já morei na Inglaterra e tive que voltar pq tinha 16 anos… mas é isso.. vontade de conhecer o mundo… de saber de tudo… mas acho que, no dia q vcs tiverem “babys” isso muda um pouco.. mas, até lá, estão certos… tem que curtir tudo de bom que cada lugar pode oferecer…

    Taty’s last blog post..Links interessantes

    Oi Taty, acho que por essa razão ainda não tive babies.
    Tenho muito medo de ficar presa 🙂
    Mas vamos que vamos…
    Bjs

  39. Bahhh.. parece que eu estava lendo um relato meu.. com a diferença que moro na França..
    Mas a unica certeza que tenho tb, é que não sei de nada.. futuro??!! a Deus pertence..
    Vim em 2006 depois de abandonar emprego.. terminar namoro.. jà estava formada.. enfim, nada mais me segurava.. com a ideia de ter um ano diferente.. aproveitar tudo que podia.. viajar muito e voltar pro Brasil..
    Vim ser aupair.. pra mim nada + pràtico.. mas ao mesmo tempo.. limpar caquinha de crianças?!! essa pergunta todos me fizeram.. com o detalhe que eu odiava crianças.. mas depois que recebi uma foto de uma das vàrias familias que eu estava em contato no mundo inteiro, tive a certeza que a França seria meu pais..
    E foi minha melhor opção.. me encantei pelos 4 pestinhas.. sim.. eram 4.. loucura!! tive um dos melhores anos da minha vida.. e resolvi ficar + uns meses..
    Eis que me apaixono perdidamente por um Belga todo timido.. meu oposto.. e vou estendendo minha estada.. agora, casamento marcado.. e a certeza que não voltarei tão cedo ao Brasil.. mas com a certeza que é là que quero terminar meus dias..
    Mas por hora.. a vida aqui e todos os beneficios compensam muito.. a saudade do Brasil, pessoas e clima é grande.. mas jà me sinto tão adaptada que se mudar, serà pra outro pais europeu.. ou quem sabe a Australia.. sonho do namorido..
    Ainda temos bastante tempo pra curtirmos o Brasil..
    E ele estarà de braços abertos pra nos receber..
    =)
    http://travelandtrips.wordpress.com/

    Pois é… a vida sempre nos revela surpresas…
    Adorei o que escreveu… quem sabe um dia a gente não se encontra na Australia, né? 😉

    E quanto ao Brasil, com certeza ele sempre estará lá nos esperando… por enquanto a gente pode aproveitar nossa juventude e curtir o que o mundo tem a nos oferecer…
    bjks

  40. Eu penso em imigrar para o Canadá. Ainda não é nada concreto, pois nem terminei a faculdade, mas a falta de segurança que permeia o estilo de vida brasileiro, sem falar da falta de seriedade com questões importantes como a política, reforçam essa idéia.

    O maior problema é que faço direito e legalizar um diploma assim é muito complicado, valendo a pena tentar um mestrado, mas que também é uma tarefa difícil.

    Mesmo assim, bom saber que há esperança para quem imigrou!

    Isabela’s last blog post..Será?

    E como dizia o ditado… “esperança é a última que morre” ehehehe…
    Direito, medicina, engenharia… são profissões que exigem mais dos futuros imigrantes, mas tem muita gente que consegue validar os diplomas e tocar a vida pra frente.
    Uma amiga advogada fez um curso para-legal aqui (acho que é esse o nome)… e esta se adapatando a isso tudo.
    bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando