Querida leitora escreve:
Oi Mirella! Tudo bem?
Você não me conhece, mas eu já posso dizer que te conheço um pouquinho, de tanto que já li seu blog…rsrsrs…
Moro em São Paulo… Eu e meu marido estamos com quase tudo pronto para pedirmos visto de permanencia no Canadá, através do “skilled worker”.
Ainda não entramos com toda a papelada, mas acho que a parte mais difícil que é “decidir” se vamos ou não já está praticamente tomada… rs. (Mirella pensa ao ler: É, tem razão, mas tem outras etapas que vão ser BEM mais difíceis que essa! Mas beleza!)
Li bastante seu blog, e muitas coisas que você escreveu me serviram de ajuda… então nem se preocupe que não vou ficar perguntando as coisas que você já respondeu lá! hehe… (Mirella pensa ao ler: Obrigada!!!)
Na verdade, o que eu queria saber de você é uma coisa que ainda não li em nenhum lugar… Talvez você como mulher consiga me responder (e me acalmar um pouquinho! rs.) (Mirella pensa ao ler: Lá vem…)
Sabe… tem uma coisa me angustiando, e não sei exatamente como fazer. Como casei há menos de 1 ano, todas as minhas coisas aqui no Brasil são novas… móveis, eletrodomésticos, etc… E a idéia de ter que abandoná-las aqui me parte o coração! rs…
Sei que aí no Canadá eu teria a oportunidade de comprar coisas muito melhores, mas… sabe aquela história de: “ahh… esse liquidificador foi minha tia que me deu… e esse jogo de toalhas minha mãe que bordou…”, hehe…
Como vi que você e seu marido já estão na “estrada” há alguns anos, pensei que talvez você já tivesse passado pela mesma situação… (Mirella pensa ao ler: “E já dizia o ditado … Se conselho fosse bom…”)
Se sim, como você fez? Deixou tudo mesmo? Ou conseguiu levar alguma coisa com você? Como você se sentiu..?
Andei pesquisando sobre transporte de malas por avião, ou navio… mas não sei exatamente até que ponto é seguro.
Eu e meu marido na época em que ainda eramos namorados moramos por 1 ano nos EUA, e na volta pro Brasil resolvemos mandar algumas coisas por navio… A caixa foi aberta, e nos roubaram várias coisas. Fiquei muito chateada com isso… (Mirella pensa ao ler: Esses americanos eheheheh…)
Bem, me desculpe estar falando um monte de coisas… rs… Acho que elas nem devem fazer muito sentido pra você, mas… não sei… Acho que estou procurando alguém que me diga algo de consolo em ter que me desfazer das minhas coisinhas tão queridas! hehe… desculpe pegar você pra Cristo! rs… (Mirella pensa ao ler: No problem, adoro esse papo luluzinha!)
Se puder me contar como foi sua experiência, eu agradeceria muito!

Ah, e me mata uma curiosidade também: aí no Canadá as tomadas são o que? 110 ou 220? (Mirella pensa ao ler: Essa é a pergunta mais fácil de responder!))

Beijinhos, e, Obrigada!!!!

===============================================

Mirellita Responde (free of charge… rs rs rs )

Então, se tem uma coisa que eu me arrependo, é de não ter trazido minhas coisas mais queridas, incluindo meus presentes de casamento, pois assim como você, eu também casei e depois de um ano vim para o Canada.
Mas o meu caso tem explicação… Eu e o Kiko nunca viemos pra cá com a intenção de ficar pra sempre (sabe aquela coisa “oh my God! Estou deixando minha pátria amada Brasil e me aventurando no Polo Norte para NUNCA mais voltar!”… pois é, essa não foi nossa realidade!). A ideia era ficar aqui uns 6 meses e depois voltar, mas como deu para perceber, isso não aconteceu e ainda hoje, tenho presentes fechados lá na casa da minha mãe e sogrinha e toda vez que vou ao Brasil, eu trago algumas coisinhas comigo na mala 🙂

Tem gente que recomenda não trazer nada e deixar para comprar tudo novo aqui. Mas EU recomendo preparar algumas caixas e trazer coisas que fazem sentido ao coração, como por exemplo: jogo de prato, cristais, prataria, CDs e DVDs, album de fotografias, porta retratos, faqueiro, coleções, pano de prato (os daqui são ruins) e tudo relacionado ao chá de cozinha (pois não tem coisa mais chata que querer abrir um vinho e perceber que nao tem saca-rolha, entende? E demora um pouquinho para você comprar tudo o que precisa… por mais que a gente ame a dollaram, tem coisa que a gente esquece e só lembra naquele momento crucial do “cadê o abridor de lata? Ops, esqueci de comprar…“!) etc…

Eletronicos (microondas, liquidificador, aparelho de som, TV e afins) e mobilias eu compraria aqui mesmo, pela facilidade de transporte e pela praticidade.

Um casal de amigos trouxe algumas caixas por avião contratando a empresa Sysbrac, que despachou tudo pela Air Canada e foi bem tranquilo, pois eles retiram as caixas na casa deles no Brasil e cuidaram de todo o desembaraço de alfândega e essas chatices. Mas isso aconteceu há uns 8 anos, mas li em outros blogs que o pessoal continua usando a Sysbrac.

Inclusive, vocês não podem deixar de declarar que estarão trazendo essas coisas, é uma listinha que vocês devem preencher para não ter problema de pagar imposto na alfândega daqui do Canadá quando os produtos chegarem.

Ah… aqui a voltagem usada é 110s e a tomada é  diferente (leia mais), vale trazer na mala uns plugs de tomada.

E aí… concordam? discordam? mais perguntas? vamos trocar ideias sobre o caso…