Como voces jah sabiam, no final de semana passado fomos para Ottawa passar pela primeira etapa da “conquista” pela cidadania canadense… este post talvez nao seja interessante para algumas pessoas, mas estou aqui pela comunidade brazucanadian.

Chegada em Ottawa….

Chegamos em Ottawa 9h30 AM do sabado…. depois de mais ou menos 6 horas de viagem, depois de ter dormido apenas 1 horinha durante o voo, depois de ter que ficar sentada “super confortavelmente” na zoo-class (vulgo classe economica), depois da diferencade fuso etc… como a eficiencia do descarregamento das malas no aeroporto e a velocidade da fila do aluguel do carro, conseguimos sair do aeroporto somente as 11AM… ningudm merece… mas beleza… chegamos em casa, tomamos um banho esperto, dormimos 15 minutinhos e fomos para o departamento de imigracao e cidadania de Ottawa (200 Catherine St.).

No local da prova….

Chegamos no predio e pediram para irmos ao primeiro andar… chegando lah, vimos varias pessoas sentadinhas e esperando para a hora da prova, todo mundo com a mesma cara de interrogacao… uns vestidos lindamente, enquanto outros estavam de moleton e calca jeans… foi interessante perceber que naquela sala todos eram iguais… nao importava a profissao nivel social, cor ou qualquer outro adjetivo… estavamos todo lah, de certa forma anciosos ansiosos para ver logo como era o “tal teste”…

Imagine que no meio de todas aquelas pessoas, com certeza tinham umas 75 pessoas…. encontrei uma amiga que estudou comigo logo que me mudei para Ottawa (Abril/2001). Ela era do Afeganistao e chegou no Canada alguns meses antes de 11 de setembro… foi muito bom reve-la… pela minha cabeca passou toda sua historia de vida… tudo o que ela nos contou sobre seu pais e sua vida, suas privacoes e depois sua liberdade no Canada… E no sabado passado, ela estava lah, passando comigo pela mesma experiencia… como o mundo eh pequeno….

A Prova….
1PM as oficiais comecaram a nos chamar… tivemos que mostrar o papel da convocacao (mandanda por correio) e depois de conferir as nossas carinhas com as fotos que ela tinha em seu arquivo, nos encaminharam para a sala da prova, que para minha surpresa era a mesma sala que no futuro proximo iremos prestar o juramento. Mas enfim, eu e o Kiko nao pudemos sentar proximos um do outro… mesmo tendo uma cadeira vaga entre uma pessoa e outra….

Notei que existiam 4 cores de prova (a minha e a do Kiko foram verdes)… provavelmente elas continham perguntas e respostas diferentes, tudo isso para evitar a “cola” (risos…).

Cada prova tem 20 questaoes de multipla escolha (A, B, C or D), e dessas, voces soh pode errar 8… na ultima pagina das questoes, se encontram 2 sessoes.. a primeira com 2 perguntas que voce nao pode errar e na segunda sessao, tinham outras tres questoes que voce tinha que acertar pelo menos uma. A duracao da prova foi 30 minutinhos… mais que suficiente!

As questoes sao faceis e as vezes as respostas chegam a ser obvias, e se voce ler o livro “A Look at Canada” com atencao, provavelmente nao terah problemas… mas tente decorar algumas datas, pois uma das questoes foi “trick” (Ex: Quando Nunavut se tornou um territorio? A) 1 abril/99, B) 1 Julho/99… entenderam?), o que nao aconteceu com nenhuma outra…

A unica coisa chata, eh que o papel das perguntas e das respostas sao diferentes… entao, voce deve ter atencao na hora de responder (essa foi minha unica preocupacao quanto ao resultado do teste, pois do resto, sabia todas as respostas… mutcho espertinha, eh!)

Depois de ter respondido todas as perguntas, voce ergue a mao e a oficial vem pegar a folha da resposta e grapeia com o papel da convocacao..

E agora… estamos esperando a resposta da prova e a convocacao para o Juramento que virah pelo correio em um periodo de 1 a 3 meses….

Acho que foi isso…

Obs: Esses procedimento nao sao 100% parecidos em todos os lugares… a Adriana, aqui de Ottawa, que prestou a prova ha ano atras (eu acho)… disse que a resposta do teste foi dada no mesmo dia, logo depois da prova… entao diferenciacas podem acontecer…