Ensino médio no Canadá

Fazer o ensino médio no Canadá, ou como se diz em inglês, frequentar o High School em escolas canadenses, com certeza é uma das experiências mais gratificante que um jovem pode vivenciar.

O Canadá é um país maravilhoso para se fazer intercâmbio, e acima de tudo, uma escolha tranquila para os pais. Afinal, o Canadá está entre os países mais seguros do mundo, oferecendo excelente qualidade de vida, além de garantir uma infraestrutura perfeita para se viver.

Por essas e outras qualidades é que o Canadá é um dos destinos mais escolhidos pelos estudantes internacionais para se fazer High School, especialmente entre países de língua inglesa. Para se ter uma ideia, mais de 40.000 estudantes internacionais foram matriculados no ano letivo de 2018/2019.

Sou agente de intercâmbio especializada em ensino médio e familiar. Para mais detalhes, valores, matrícula e formas de pagamento, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou email (contato@mikix.com).

5 Razões – Ensino Médio no Canadá

1- Qualidade de vida e segurança: várias cidades do Canadá já foram eleitas como melhores lugares para se viver no mundo por diversos índices de analise internacional. E não é por menos, o Canadá oferece um ambiente onde as pessoas conseguem prosperar e viver em paz, com segurança e respeito aos cidadãos.

E ao se falar em segurança, que é uma grande preocupação para os pais, estatísticas confirmam que desde o ano 2.000, o índice de criminalidade no Canadá vem caindo ano após ano. Então, os pais podem ficar tranquilos de mandar seus filhos para um país realmente seguro e com um senso se comunidade muito forte.

2- Ambiente multicultural: O Canadá preza e celebra a multiculturalidade e a diversidade, sendo assim, estudantes se sentem em casa rapidamente. Além de estudar com canadenses durante o high school, os estudantes também terão a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro.

O Canadá também preza a diversidade e inibe o bulling nas escolas. Essa mentalidade promove não somente a segurança física, como também emocional.

3- Currículo bilíngue: A grande maioria dos estudantes internacionais de high school no Canadá optam pelo currículo em inglês. Contudo, o Canadá é um país bilíngue e dependendo da região que escolher, poderá escolher estudar inglês, francês, ou até o currículo bilíngue. 

4- Sistema de ensino reconhecido internacionalmente: O sistema de ensino canadense é um dos mais bem avaliados entre os países de língua inglesa, resultado de um forte investimento em escolaridade pública.

5- Escolas públicas: o sistema público de ensino canadense é dividido entre as escolas seculares e as católicas. A maioria das famílias matriculam seus filhos nessas escolas, tanto é que 92% dos estudantes de ensino primário e médio no Canadá estudam em escolas públicas.

Ambos os sistemas públicos são gratuitos para canadenses e residentes permanentes, mas não para estudantes internacionais, salvo algumas exceções. 

6- Crescimento pessoal: a oportunidade de viver em outro país oferece aos jovens a oportunidade se tornarem mais responsáveis e conscientes em relação a dinheiro, estudos e família. Um feedback constante que recebo dos pais de intercambistas é que os filhos retornam para casa mais maduros e seguros.

Intercâmbio no Canadá: muito mais que estudar fora, uma experiência transformadora!!!

High School no Canadá - Mikix Intercâmbio
Photo por RODNAE Productions no Pexels

High School no Canadá – dicas

Escolas públicas no Canadá

  • O ano letivo no Canadá começa em setembro e termina em junho do ano seguinte, por isso é comum escrevermos ano 22/23. Acima disso, há um recesso entre as semanas do natal e ano novo, além da semana de “saco cheio” (March Break) em março.
  • A educação no Canadá é de responsabilidade das províncias, maneira como chamamos os estados canadenses. Sendo assim, apesar do sistema educacional ser parecido entre a maioria das províncias, cada uma tem suas próprias regras.
  • Algumas escolas oferecem sistema de ensino semestral e outras somente anual. Dessa forma, os estudantes internacionais podem optar por começar em setembro ou janeiro/fevereiro para as escolas semestrais, porém somente em setembro para as escolas anuais.
  • O sistema público de ensino canadense também é conhecido como K-12, isto é do kindergarten (pré-escola) a grade 12 (12º ano). Com exceção da província do Quebec que vai até o 11º ano, contudo tem acréscimo de até dois anos de ensino técnico conhecido como CEGEP – Collège d’Enseignement Général et Professionnel.
  • O High School no Canadá, ou collegiate, é classificado como secondary. Sendo que a maioria das províncias oferecem ensino médio por quatro anos, da 9ª à 12ª série (Grade 9 a 12). Os alunos geralmente se formam no ano em que completam 18 anos.
  • As secretarias de educação ou school boards, em inglês, são responsáveis por um grupo de escolas de determinada região. Em algumas províncias, essas secretarias de ensino podem ser de cunho católicas ou seculares, além de serem focadas no ensino de inglês, francês ou os dois. Escolas sem afiliação religiosa são chamadas pelos canadenses “publics” (públicas) e as outras de católicas, mas é preciso deixar claro que ambas são públicas.
  • Assim como no Brasil, a escola que o estudante irá frequentar está associado ao bairro que ele/a reside.

Notas e créditos do High School no Canadá

  • As notas seguem a escala A, B, C, D, E e F, sendo que as notas abaixo de D significa que o aluno não atingiu a meta. Tarefas, lições de casa, trabalho voluntário e até participação em sala de aula também contam pontos para a avaliação.
  • O boletim escolar é chamado de “report card”.
  • Para terminar o ensino médio no Canadá, o estudante precisa completar um número de créditos definidos pelo sistema educacional de cada província. Por exemplo, em Ontário, a província onde fica as cidade de Toronto, Niagara Falls e Ottawa, o estudante precisa de 30 créditos para completar o ensino médio, sendo 18 disciplina mandatórias e outras 12 eletivas.
  • Um aluno brasileiro pode se formar no ensino médio do Canadá desde que complete os créditos necessários para obter o diploma de high school.

Escolas particulares no Canadá

Assim como no Brasil, no Canadá há escolas públicas e particulares.

As circunstâncias familiares e as necessidades individuais de seu filho são provavelmente alguns dos fatores que podem afetar a decisão entre optar por uma escola pública ou particular. Além, é claro, do orçamento disponível para investir nesse intercâmbio.

Enquanto algumas escolas particulares tem um custo semelhante ao das escolas públicas, outras escolas podem custar muito mais. Contudo, essa decisão pode oferecer alguns benefícios, desde o caminho para que o estudante internacional consiga completar o ensino médio no Canadá mais rápido, até como garantir um alumni ideal para um futuro ainda mais próspero.

Adicionalmente, há várias escolas particulares oferecem a possibilidade de “boarding school”, isto é o estudante fica em acomodações estudantis ao invés de homestay (casa de família). Para se ter uma ideia, no setor público, somente uma escola que tenho parceria oferece residência estudantil para estudantes, o restante tem opção apenas de hospedagem em casas de família.

Enfim, tudo depende do objetivo e do orçamento de cada família.

Idade escolar no Canadá

Toda criança no Canadá deve frequentar a escola, sendo assim o ensino é obrigatório e se inicia no ano em que a criança faz 4 anos.

Abaixo descrevo a idade associada ao ano escolar, do berçário ao High School no Canadá.

Starting ageCanada
0+Nursery (berçario)
3-4Preschool
4-5Junior kindergarten
5-6Senior kindergarten
6-7Grade 1
7-8Grade 2
8-9Grade 3
9-10Grade 4
10-11Grade 5
11-12Grade 6
12-13Grade 7
13-14Grade 8
14-15Grade 9
15-16Grade 10
16-17Grade 11
17-18Grade 12

Casa de família no Canadá

A maioria dos estudantes de High School no Canadá optam por ficar em casa de família, também conhecido como homestay.

Cada School District trabalha com casas de família de maneira diferente. Alguns School Districts são responsáveis pelo recrutamento das casas de famílias, enquanto outros trabalham com empresas especializadas no setor para fazer a alocação do estudante em uma família.

Na maioria dos casos, o estudante ficará em uma casa com quarto só para ele/a. No entanto, o restante da casa será compartilhado com os outros membros da família. Acima disso, já vem incluído no pacote três refeições por dia.

Para mais informações sobre Homestay no Canadá, leia o texto que escrevi explicando um pouco como funciona. Lembrando que nesse caso expliquei de maneira genérica para todos tipo de estudantes internacionais e não somente jovens de high school.

Equivalência de Ensino Médio no exterior

O governo brasileiro exige estudos de pelo menos um semestre no exterior para considerar a convalidação do histórico escolar. Os consulados e embaixadas no Canadá podem oferecer esse serviço, dessa forma o pedido deve ser feito online e há uma pequena taxa.

Com esse documento em mãos, o estudante pode validar suas notas no exterior para que não perca o ano ou semestre no Brasil. Geralmente esse procedimento é obrigatória para validação juntos as secretarias de ensino público no Brasil, sendo assim, se seu filho/a estuda em escolas públicas, entre em contato com a secretaria de ensino da sua região para mais informações.

Contudo, se seu filho/a estuda em escolas particulares no Brasil, certamente recomendo que os pais marquem uma reunião com a diretoria da escola para saber qual o procedimento da escola para essa convalidação de semestre ou ano letivo. Algumas escolas são muito flexíveis, enquanto outras são mais rígidas.

É bastante comum que se exija que o estudante conclua algumas matérias específicas ou até que faça provas de algumas matérias no retorno ao Brasil. Então, essa informação é muito importante no momento de escolher as matérias (subjects) no ensino médio no Canadá.

A recomendação do MEC (que não é obrigatória) é que o intercambista estude pelo menos uma matéria dos seguintes grupos:

a) Matemática: Álgebra, geometria ou cálculo
b) Ciências: Química, física ou biologia
c) Ciências sociais: História, Geografia, ciência política
d) Línguas: Pode ser a língua nativa do país ou qualquer língua estrangeira, incluindo literatura

O ensino médio no Canadá é diferente do Brasil, desde a dinâmica dos estudantes na escola, até como a maneira como as aulas são ministradas. Por isso, minha recomendação é que seu filho/a e você encare esse intercâmbio como uma experiência holística e multicultural, o que vai muito além de somente focar na experiência acadêmica.

Depoimento de uma mãe

Muitos pais ficam apreensivos e ansiosos de mandarem os filhos para um intercâmbio no Canadá ou qualquer lugar do mundo. Diante disso, a Rosana gentilmente se ofereceu para contar um pouco de sua experiência o filho.

O Jorge foi fazer High School em Kelowna por 6 meses e ficou em casa de família quando tinha 14 anos.

Porque escolher Mikix Intercâmbio

Nossa agência de intercâmbio tem como missão te apresentar o Canadá e facilitar sua comunicação com o School District escolhido. Nosso serviço de consultoria em intercâmbio vai além da venda, pois nosso real objetivo é que os pais e alunos participem de todo processo e não somente assistam de camarote.

Vamos de mãos dadas passar por todos os processos. Trabalhamos de forma transparente e estamos sempre abertos para conversar com pais e estudantes. Certamente farei tudo que estiver ao meu alcance para que esse intercâmbio seja muito bem sucedido, mas sempre ressalto que é importante o estudante querer essa experiência e saber que existirá muitos desafios.

School Districts públicas recomendadas

Como mencionei acima, as escolas públicas do Canadá pertencem a secretarias de ensino de determinadas regiões chamadas de “School District ou School Boards”.

Abaixo deixo algumas regiões no Canadá que recomendo e estou a disposição para trabalhar com você e sua família para organizar o melhor intercâmbio e experiência no Canadá possível.

Para escolas particulares, certamente tenho uma gama de opções e podemos conversar pelo WhatsApp ou email (contato@mikix.com) sobre os objetivos para melhor indicar as opções.

High School no Canadá (ano 22/23)

A maioria das escolas já finalizou o recrutamento de estudantes para início em Set/2022, sendo assim o momento agora é para quem está programando iniciar as aulas em fevereiro/2023.

Kamloops-Thompson | Kamloops, BC

Kamloops é uma cidadezinha com 90.000 pessoas no interior da província. E certamente possui uma população diversificada que fornece uma experiência canadense autêntica. Além de oferecer oportunidades de recreação durante o ano todo, tanto no verão quanto no inverno.

O Programa de estudantes Internacionais da Kamloops-Thompson fornece educação canadense de qualidade em um ambiente tolerante e sem discriminação, e em uma comunidade segura e acolhedora. O programa de High School da Kamloops recebe estudantes do mundo inteiro, incluindo da Ásia, América do Sul, América Central e Europa.

O programa da Kamloops é um dos primeiros a se esgotam, pois ele tem um bom custo benefício e tem ótimo infraestrutura para os estudantes internacionais.

Custo estimado (inclui programa, matrícula, casa de família, seguro saúde e carta custódia):

1 semestre (5 meses):  C$12,750

Ano letivo (10 meses):  C$24,350

Central Okanagan | Kelowna, BC

O Vale de Okanagan fica na região das montanhas rochosas canadenses e Kelowna é a cidade que esse school district representa.

Kelowna tem um pouco mais de 130.000 habitantes. E na minha opinião, ela é um tamanho ótimo de cidade para o estudante aproveitar o intercâmbio, e consequentemente, para os pais que ficaram no Brasil, se sentirem tranquilos.

Além de tudo isso, Kelowna foi eleita consecutivas vezes como uma das cidades com melhor qualidade de vida do Canadá. Seu único “defeito” é a distância de um grande centro, no caso, Vancouver, que fica a 4 horas de carro de Kelowna. Sendo assim, o estudante precisará fazer uma conexão aérea extra para chegar lá.

Custo estimado (inclui programa, matrícula, casa de família, seguro saúde e carta custódia):

1 semestre (5 meses):  C$13,200

Ano letivo (10 meses):  C$24,300

Coquitlam, BC (Região de Vancouver)

Coquitlam é uma das regiões da grande Vancouver e famosa por ser amigável, arborizada e muito segura.

Uma ótima opção para aproveitar um ambiente tranquilo durante a semanas e aos finais de semana ter Vancouver, uma das cidades mais bonitas do Canadá, a seus pés.

Custo estimado (inclui programa, matrícula, casa de família, seguro saúde e custódia):

1 semestre (5 meses):  C$17,500

Ano letivo 10 meses):  C$31,800

Niagara Region, ON

Ensino médio no Canadá

Localizado na bela região de Niagara na província Ontário, exatamente onde ficam as famosas cataratas do Niagara. O Niagara Catholic District School Board é referência na região no acolhimento de estudantes internacionais de todo mundo.

O School board possui 49 escolas primárias e 8 escolas secundárias. Uma boa opção de escola há 1h30 de Toronto e com um dos climas mais amenos do Canadá.

Custo estimado (inclui programa, matrícula, casa de família, seguro saúde e custódia):

1 semestre (5 meses):  C$17,500

Ano letivo 10 meses):  C$31,800

Halton Region | Oakville e Burlington, ON

A região de Halton Region é onde se localizam as cidade de Oakville e Burlington. A escolha de uma dessas cidades é ideal para quem quer combinar um ambiente acolhedor próximo a Toronto, a maior metrópole do Canadá. 

Oakville e Burlington são cidades com excelente qualidade de vida e ficam em regiões com alto poder aquisitivo. Essa região é famosa por sua diversidade, grande número de famílias imigrantes e subúrbios charmosos. 

Nessa região, oferecemos parceria com o School Board católico, contudo estudantes de High School não precisam ser católicos, mas precisam estar abertos a frequentarem escolas com cunho religioso. As escolas católicas da região de Halton exigem uniformes.

Custo estimado (inclui programa, matrícula, casa de família, seguro saúde e custódia):

1 semestre (5 meses):  C$16,993

Ano letivo (10 meses):  C$31,793

Outras escolas e School Districts

Além dessas escolas que mencionei acima, decerto tenho parceria com várias outras instituições de ensino e com certeza posso te ajudar nesse processo de intercâmbio para o ensino médio no Canadá. Meu trabalho é agir como facilitadora e mediadora entre você e as escolas.

Entre em contato para mais detalhes, valores e dúvidas.

Conclusão sobre o ensino médio no Canadá

Estou a disposição para conversarmos sobre essas ou outras opções. Com certeza o High School no Canadá é uma escolha certeira para ganhar fluência no inglês, vivenciar uma nova cultura e viver uma experiência para se levar para o resto da vida.

Como já mencionei em outros posts e artigos do Mikix, meu nome é Mirella, já morei no Canadá por mais de 15 anos e vai ser um prazer facilitar sua jornada de intercâmbio no Canadá.

Entre em Contato:

Email: contato@mikix.com

Whatsapp: clique aqui