Como a maioria de voces jah devem saber, eu e o Kiko estamos no Canada ha quase 5 anos… e muuuuuitas coisas aconteceram nessa nossa jornada, muitas delas podem ser lidas na categoria que criei chamada “Canada“….
Nao vou me prolongar muito nessa parte, mas quem acompanha esse blog, sabe de muitos passos que tomamos, de experiencias boas e ruins que tivemos, das infinitas saudades de amigos e familiares que deixamos no Brasil, das conquistas no trabalho etc etc etc… ih… tenho muito para contar sobre isso…
Mas hoje vou falar da “Trajetoria Canada pelas ideias da Mirella”, que na minha opiniao podem se resumir a quatro:
Etapa Um: se aplicando para a imigracao…. decisao de mudar de pais pesquisa sobre o Canada, visitas infinitas a esse site, recolhimento de material, expectativa da chegada visto, conversa com a familia, decisao do que levar e deixar, o dia da partida (frio na barriga) etc….
(Varios amigos blogueiros estao passando por essa fase, entre eles: Laila, Ana Rubia, Franci, Marcelle, Luly e Cleber… serah que esqueci alguem?).
Etapa dois: os tres primeiros anos… a fase de adaptacao, a fase de quebrar a cabeca procurar o primeiro emprego, decisao de comprar ou nao comprar uma casa, fazer historico de credito, sentir muitas saudades dos familiares e amigos, aprender a controlar a saudade, viajar como turistas para varias cidades do pais, aprender ingles (de verdade), receber visitas, se apaixonar pelo pais, odiar o frio interminavel, fazer as primeiras amizades com canadenses ou pessoas de outras culturas, descobrir que yakisoba eh comida japonesa e nao chinesa (ai que saudades do China in Box) e tantas outras coisas…. e olha que sao muitas, viu?!)
(Outros amigos blogueiros passando por essa fase: Gean, Monique, Ana Celia, Mauricio e Lucia. Nao coloquei a Ninne, a Zana, a Queila e a Angie, pois sendo casadas com canadenses a historia delas muda um pouquinho…).
Etapa Tres: quase cidadao… 3 anos depois… Here I am… essa fase eh seguinte… depois de 3 anos inteirinhos vivendo no Canada (nao contando ferias, saidas do pais etc) os imigrantes tem o direito de se aplicar para a cidadania… resumindo; mais papelada para preencher e mais uma taxinha para pagar… O nosso processo jah esta correndo ha 1 ano… nos aplicamos em Fevereiro/2004, em Abril/2004 recebemos a confirmacao da aplicacao e nos pediram para aguardar cerca de 10 meses… pimbaaaa…. em Janeiro/2005, chegou a carta pedindo para nos apresentarmos para o teste da cidadania no dia 19 de fevereiro/2005.
Isso mesmo mesmo, antes deles te aceitarem como cidadao canadense e de voce deve fazer o juramento, vice tem que fazer um teste com 20 questoes de multipla escolha sobre o Canada baseado no livro oferecido gratuitamente pelo governo “A Look at Canada“. Porem, recomendo esses outros sites para ajuda/auxilio nos “estudos”, o primeiro foi a Adriana que me passou e chama-se: “Richmond Public Library’s Canadian Citizenship Practice Test” e o outro chama-se: Canadian Citizenship Test…. alem eh claro da leitura do livrinho… (Depois eu conto como foi a prova).
E depois da provinha, entre 1 e 3 meses, o governo te chamarah novamente para que voceh ir lah e fazer o juramento a bandeira para que voce se torne finalmente um cidadao canadense!!!
Etapa Quatro… I am Canadian …. eu ainda nao sei o que acontece aqui, depois eu te conto (risos….)… to brincando, sendo Canadense voce tem todos os direitos e deveres, assim como qualquer outro cidadao nativo.
Basicamente a diferenca entre ser imigrante e ser um cidadao eh o direito de ir e vir e o mais importante eh o direito do voto e de poder se eleger para qualquer posicao no governo (o que nao eh o meu caso, meu cargo de presidente do blog Mikix jah eh o suficiente… eheheheh!!!!).
Eh isso…. vou deixar voces informados de todos os passos e aventuras desses proximos 3/ou/4 meses de Casal Mikix se tornando Canadians….
—– x ——
Respondendo perguntas que vieram pelos comentarios:
Gean: Voce se aplica de acordo com seu endereco atual… como estamos em Ottawa, tudo vai se desencadear por lah, entende? Se voce mudar, tera que alterar seu cadastro (isso pode ser feito eletronicamente). Mas a gente nao escolhe a cidade….
Laila: Isso mesmo, o direito de ir e vir, soh canadenses tem.. nos, como imigrantes nao podemos ficar fora do pais por mais de seis meses sem previa autorizacao (que vai ate 2 anos), do contrario perdemos nosso direito/visto de imigrantes… Como Canadense, posso ficar longe do pais quanto quiser e retornar quando quiser, porem, se ficar mais de seis meses fora, perco o direito do seguro de saude gratuito e para obte-lo novamente, soh depois de tres meses morando em Ontario novamente… por isso que os “snow birds” ficam na Florida somente por 5 meses e meio ;0)…. confuso, ne?
Fabi: meu visto atual eh de imigrante… como consegui??? soh pra simplificar a historia… o Canada, assim como a Australia, tem portas abertas para imigracao… e se voce tiver os skills necessarioa para se aplicar, jah eh meio caminho andado para obtencao do visto de imigrante.
27 Comentários
Menina, parabéns! Nada melhor do que planejar algo e ver o plano "virar" realidade. É verdade que tem-se que dar cada passo e eles levam tempo e exigem trabalho e paciência.
Seu coração é brasileiro, sua alma é universal, mas viver com mais liberdade e segurança é botar o pé no chão e decidir pelo mais prático.
Um grande abraço.
Ps.Adorei seu comentário lá no Cicatrizes.Fiquei toda "rosinha flores".
Parabéns Mirella!!
A cada etapa vencia a nossa cabeça muda, parece que nos sentimos mais confiantes. É claro que o famoso friozinho na barriga aparece sim!!
No momento estou pensando no que levar ou não.
Vc levou móveis? Acha que vale a pena?
Beijos,
Franci.
Oi Mi!! Muito bom o post, está resumido, mas diz tudo!!!
Vou visitar as meninas que estão passando por essa fase agora, eu digo que não morando no Canadá, mas em Portugal, só não tive o problema da lingua, quer dizer, todo, de resto, igualzinho com algumas diferenças na questão do visto!
Beijocas e boa semana!
Oi, Mi!!
Adorei o post, vc conseguiu fazer um resumo bem legal das fases até se tornar cidadã!!;o)
Ainda estou na primeira etapa, mas chego lá!
Espero que tenha dado tudo certo na sua prova!! Depois vc conta...
Bjoca
Luly :)
Oi Mirella, bastante interessante seu esclarecimento sobre cidadania. Parecem ser bem rígidos ou foi só impressão minha? bjok pra vc e boa semana
Oi Mirella,
eu to curtindo muito o primeiro aninho por aqui! Mas, acho que vou ficar muito feliz, quando nao precisar mais ter que tirar vistos para poder viajar! ;)
Bjs,
Ana
há mais tempo... :D
Oi, Mirella, apesar de estar aqui a mais tempo que vc só no ano passado é que resolvi ter a cidadania. Ainda estou esperando a chamada. Pelas minhas contas isso vai acontecer em maio.
Depois eu quero saber dessa prova! O livro é muito chatinho de estudar, vc não achou?
bjs!
Ah nao vejo a hora de estar nessa fase tb... Por aqui a gente tá sempre ansioso, não é? Sempre tem uma coisa nova, uma etapa nova para passar.
Boa sorte nessa sua nova etapa!
Beijos!
Canadian girls kick ass! hahahaha
Oi Mirella,
Estou torcendo por vocês. E também pensando em como está distante o dia de fazer esta provinha. :)
Uma dúvida: como assim muda o direito de ir e vir? Não entendi... É o fato de não precisar mais ficar 2 anos em solo canadense para não perder a residência permanente?
Bjs, Laila.
Oi Mirella, vi vc no jogo da bolsa. Tb passo por experiência de imigrante, só que na Holanda. Estou ainda na FASE I, do seu texto, por sinal super útil e legal, gostoso de ler.
Aqui tem um agravante: Para fazermos o pedido ou 'aplicar' naturalização holandesa, após 3 anos tb, (estão querendo aumentar para 5), precisa-se fazer não só prova de cultura holandesa como do próprio idioma.
Muito difícil, pois aqui eles estão com muitos estrangeiros (normalmente da Turquia, motivos históricos)e essas provas estão ficando cada vez mais 'eliminatórias! Agora estou na fase de estudar muito o holandês e falar, pois tem a prova ORAL. Não é moleza. Inglês ou francês ainda podemos estudar por lá (Brasil) mas holandês? uiii
Mirella,
Imagino que cada etapa tenha sua dificuldade e ao mesmo tempo seu prazer.
Não vejo a hora de sentir o frio na barriga ao pisar pela primeira vez, como imigrante, em solo canadense.
Espero que este dia não demore muito.
beijos,
marcelle
Eita menina vitoriosa! Parabens pela nova etapa, pela cidadania que esta chegando... parabens de coracao!!!
Eu tb consegui a minha cidadania portuguesa em 2 meses e alguns dias... enquanto um montao de gente consegue depois de anos e anos de espera! Tive sorte!!!
Amiga nos conte uma coisa... vc tem visto de estudo ou trabalho ne? nao 'e qualquer um que vai prai morar com visto de turista e fica ilegal um tempao pode pedir a cidadania... Eu to achando bem facil tudo por ai!
Beijinhos mil
Fabi
Oi Mi, boa sorte na prova de vcs amanha :)
Vcs vem e voltam ne? Perguntinha da hora.. Voce escolhe o local para fazer esse teste?
Beijo!
:D Ai que emoção, tem que ter foto viu!!! :D
É vbom saber tudo isso. vamos ver se chega o meu dia hehehe :D
Mirella, muito legal tua história! Eu, que estou no Canadá só de passagem, fico observando vocês com suas trajetórias de luta para se estabelecer num país diferente e considero-os uns grandes corajosos!
Acho que não teria tal disposição! Parabéns pelas conquistas feitas até aqui e boa sorte nas que estão por vir.
Beijo!
bom, eu nao tenho intencoes de me mudar pro canada, mas como meu marido tem uma cunhada que e dai nao custa nada perguntar, ne? e pra suicos? e dificl ir pra ai? Se a gente prova que temos dinheiro vindo da Suica, poderiamos compar uma casa ai e viver alguns meses do ano, tipo 6 meses durante o verao e dpois passar o resto do ano aqui mesmo na SUica?
Fiquei mesmo curiosa pois meu marido gosta do Canada e sempre procuramos um pais mais barato que Suica pra morar, mas agora que compramos a casa na Franca, talvez fiquemos por la mesmo... bom , mas nao custa nada se informar.
Eu sou brasileira mas tambem tenho a cidadania suica.
agradeceria se vc me respondesse e passase pelo meu blog tambem.
um grande abraco
anna
Oi Mirela; Que legal que seu dia chegou, boa sorte na prova e depois vai ter fazer juramento a Rainha. Bjs,
Pra mim a maior vantagem de obter cidaddania canadense eh nao precisar mais de visto pra entrar nos EUA. O meu visto foi emitido em 1997 e soh vai vencer em 2007, mas eh uma dor de cabeca tooooda vez que vou lah. E olha que vou muito, porque moro na fronteira, neh.
Geralmente nao tenho problemas, mas sabado passado quase tomo meu passaporte de volta e dou meia volta para Windsor. Ai, fiquei uma arara!!
Ai, MI, que legal, quer dizer que vcs vieram pra cah soh pra fazer a prova? Jah voltaram pra Berkeley?
Eu pedi minha cidadania em Maio, recebi a carta de confirmacao em junho. E to esperando o resto... To sbindo pelas paredes!!!:)
beijo!! And You are Canadian!!!
Mirella, você vai ver que em teoria nao muda muita coisa, mas na pratica muda pois você é sera uma canadense como qualquer outra, com todos os direitos e deveres, vai poder pedir o passaporte que também traz uma certa tranquilidade na hora de viajar e vai poder votar. Eu apesar de ter a cidadania ha mais de um ano, as pessoas vivem me perguntando se volto para o Brasil. O lado positivo para quem mora no Québec, é que você se da conta que nao existe passaporte quebequense mas passaporte canadense, embora na pratica a historia seja outra, infelizmente. Beijocas e aposto que você tirou de letra aquela prova, eu acertei tudo, nunca vi coisa mais facil na minha vida ! :-) Beijocas
Ola Mirella,
Aqui e' a Yami de Londres. Preciso falar contigo. Se puder, por favor, entre em contato pelo yami@pobox.com
Obrigada
Y.
Nao sabia que o Canadá teem as portas abertas para nós imigrantes...Muito legal saber disso!:) E depois de 3 anos podemos ser cidadão mesmo amiga????Isso é 10!!!
Amei esse post, vc como sempre arrebentou!
Olha, o post com a foto do penoso aqui em baixo foi assustador...Vc sabe que morro de medo de galo, galinha...rsrsrsrsr
Bjokas
Oi Mirella, você fez o pedido de imigração no Brasil, ou foi ilegal para o Canadá e aí fez todo o processo? Um abraço, heloisa.
Oi Mirella!
Excelente seu blog!!! Parabens!
Tenho dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira. Atualmente vivo na Inglaterra, a seis anos, mas decidi imigrar para o Canada.
Gostaria que pudesse me ajudar a esclarecer uma duvida:
Sei que como cidadao portugues nao preciso de visto para visitar o Canada; mas, ao chegar la, seria possivel eu mudar o status de turista e aplicar para o visto de trabalho pelo Canada mesmo (pretendo ir para Toronto), apos conseguir um empregador que seja meu sponsor, ou terei necessariamente que voltar para a Inglaterra e aplicar pelo consulado ou embaixada Canadene em Londres?
Agradeco imensamente desde ja por sua ajuda!
Um forte abraco para voce, que Deus a abencoe!
Olá eu gostaria que alguem pudesse me dizer a partir de quantos anos uma pessosa pode pedir naturalização canadense pois estou aqui a mais de dois anos consegui driblar a imigração(estou ilegal). Obrigado!
E o seguinte brasileiro ilegal no canada por quase 3anos o que fazer para ficar legal?
Quais os direitos e pontos,portanto sendo casado com canadense
Estando ilegal e casado por 5 anos tem algum beneficio ao visto e imigracao
Conto com sua ajuda
Oi Cris,
Se você é casado com canadense, você pode se aplicar para a residência permanente sem problemas. Mas não sei se pode estar no Canadá, entende?
O ideal é conversar com algum agente de imigração. Essa não é minha especialidade.
Abs