Um passeio quase desconhecido, porém uma aventura garantida para todas as idades é o Parc Oméga. Uma espécie “safari” com animais tipicamente canadenses localizado entre Ottawa e Montreal. Isso sim é um Zoologico diferente para nós brasileiros.
Parc Omega por Mirella Matthiesen

Desviando das rodovias e dirigindo pelas estradas vicinais e bucólicas da região de Ottawa, em uma hora você chegará no Fairmont Le Château Montebello, fique atento as sinalizações para não se perder no caminho [Veja no mapinha do google com todos os pontos que mencionei: clique aqui].

O histórico Château Montebello já é uma atração por si só. Localizado aos pés do rio Ottawa, ele tem uma charmosa e grandiosa construção de toras de madeira. Possui um design rústico, mas sem perder a classe e elegância típica da rede hoteleira Fairmont.

Extra: Se for domingo, você pode aproveitar o roteiro para saborear um tradicional brunch (mistura de café da manhã com almoço) no hotel; iniciando com frutas, omeletes e queijos, mudando para o suculento roast beef com batatas e terminando o primeiro round com um delicioso crème brule, depois basta começar tudo novamente experimentando outros pratos disponíveis num buffet interminável. O brunch acontece em dois horários fixos e somente aos domingos;11h30 e 13h30.

Seguindo por mais quatro quilômetros chega-se ao Parc Oméga. Uma floresta cercada de animais silvestres das mais variadas espécies, tais como: veados, javalis, ursos, lobos, cervos, guaxinin, castores, bufalos, entre outros.
Parc Omega por Mirella Matthiesen
Kiko brincando com o bambi! Repara a boca cheia do “rapaz” …
Parc Omega por Mirella Matthiesen
Eu com “medinho” e meu irmão no banco de tras dando comida para o bicho… eheheh

Dirigindo seu próprio carro por uma trilha de 10 quilômetros não há como não se impressionar ao ver os animais soltos em seu habitat natural. Logo na entrada do parque você se verá rodeado de cervos, alces e veados em busca de cenouras, que podem ser compradas na lojinha “Park House” – no mínimo um pacote por pessoa para não ter arrependimento!

Para deixar o passeio ainda mais instrutivo, o parque disponibiliza de uma estação de rádio, 88.1 FM, com um guia explicativo sobre os animais e as áreas a serem visitadas.
Parc Omega por Mirella Matthiesen
Tem guaximins também…

Nem todos os animais ficam soltos, como por exemplo os ursos e os lobos (Graças a Deus!) e em algumas áreas não é permitido alimentá-los, como a dos búfalos. Fica então o conselho para ficar atento as placas claramente sinalizadas.

Há locais para fazer piqueniques e trilhas, onde a interação com os animais fica ainda maior. Pode-se tocar, alimentar e brincar com eles, principalmente os veadinhos e os “bambis” (tão fofos!).
Parc Omega por Mirella Matthiesen
Gustavo alimentando o veadinho…

Antes de seguir viagem para Montreal, a opção é passar a noite em Mont-Tremblant para conhecer a estação de esqui mais famosa do lado leste do Canadá e que vale ser visitada em qualquer época do ano.
Parc Omega por Mirella Matthiesen
Vila de Mont Tremblant…

Pequena e charmosa, a vila possui grande influência européia em suas construções, herança da colonização francesa da região. by Rita http://www.flickr.com/photos/andysancestors/Tem opções de restaurantes como a “Creperie Catherine”, boutiques e hotéis. E se ainda não teve a oportunidade de provar o pirulito de maple feito na neve (taffy – C$2), a lojinha Sugar Shack pode te proporcionar essa doce experiência.

Boa Viagem! 😀

PS: Quando eu morava em Ottawa, costumava fazer esse passeio no esquema bate-e-volta…

======

LE CHÂTEAU MONTEBELLO Brunch somente aos domingos em dois diferentes horários 11h30 e 1:30, reserva é recomendável. 392 Notre Dame (Montebello, 819/423-6341, fairmont.com/Montebello; Desde C$46, C$15 de 6 a 12 anos, grátis para menores de 5 anos, preços podem variar nos feriados. Estacionamento incluído. Traje obrigatório: Smart casual (regatas masculinas e shorts não são permitidos). Recomendamos a reserva antecipada.

PARC OMÉGA 399 route 323 nord (Montebello), 819/423-5487, parc-omega.com; animais de estimação não são permitidos; Jun/Out 9h/17h, Nov/Mai 10h/16h; Jun/Out C$18, C$13 de 6 a 15 anos, C$6 de 2 a 5 anos; Nov/Mai C$14, C$10 de 6 a 15 anos, C$5 de 2 a 5 anos, as vezes, cupons de descontos são disponibilizados no website do parque.

CREPERIE CATHERINE Pequeno, aconchegante e com preços convidativos, a sugestão de crepe salgado é o tradicional presunto, aspargos, queijo suiço e crème béchamel e para a sobremesa o “Banana Split Crepe”. 113, Kandahar, Mont-Tremblant, Quebec, J8E 1A1, 819/681-4888, creperiecatherine.ca.

SUGAR SHACK Loja especializada em produtos de maple. Place des Voyageurs, 819/681-4995, cabaneasucretremblant.com.

=====

Leia também:

Guia Ottawa
Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto
Toronto – 25 Dicas do que fazer (part I)
Rochosas Canadenses (Região de Banff)- Lago Morraine + Lago Louise