Para quem acredita em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Shrek e afins… tem que começar a se preocupar com o Superman… Pois acabaram de descobrir um elemento com (praticamente) a mesma composição da criptonita…

Acreditam nisso???

A história começou na Sérvia, quando geologistas trabalhando em uma das mineradoras da Rio Tinto, encontraram um pedra desconhecida… Certos da descoberta, contactaram o NRC (National Research Council) em Ottawa, Canada, para que fosse identidicado a composição desse novo mineral (hidróxido de silicato de sódio lítio e boro).

Dr. Stanley, digitou essa composição no google, e adivinha o que saiu??? Criptonita… nem preciso dizer que o cientista morreu e de rir e disse que “I don’t know of any other instance of something being imagined in fiction and then found in nature.” (tradução instantânea: “Eu não me recordo de nenhuma ocorrência que tenha sido imaginada na ficção e depois encontrada na natureza”).

Diferentemente da “conhecida” criptonita do filme Superman, a real “criptonita” não é verde cristalina, mas sim branquinha com pouquíssimos cristais… não foi encontrada em Kripton, mas numa cidade na Sérvia, próximo a Jadar… e em homenagem a esse local, o novo mineral foi batizado como “Jadarita”.

Fala sério, bem que poderia ter sido chamado de “Jadarita-Criptonita”, né?! (risos…)