Embora a eleição americana esteja dando o que falar, juntamente com a crise economica e a loucura do mercado financeiro… hoje é o dia oficial que o Canada votará pelo seu representando maior, o Primeiro Ministro (sim, aqui você tem pelo menos 3 dias para voltar).
Aliás isso é algo interessante por aqui, pois não votamos diretamente no Primeiro Ministro, mas sim pelo represante do partido de sua região que se tornará Membro do Parlamento. O partido que tiver o maior número de representantes, elege automaticamente o Primeiro Ministro (que poderá ser qualquer um da foto acima).
Pelo que tudo indica, o partido conservador continuará no poder com Stephen Harper (ele esta no meio da foto), porém ele não terá a maioria do parlamento a seu lado (o que dificultará sua vida na aprovação de novos planos). Mas isso só saberemos amanhã.
E hoje, votarei pela primeira vez aqui nas Tierras Congeladas…
Obs: Voto não é obrigatório no Canada.
Update: Acabei de votar… e foi interessante. Como não recebemos nosso cartão de eleitor (que chega pelo correio toda eleição), simplesmente fomos na escola onde estava a urna eleitoral, mostramos duas identificações e votamos… detalhe, a lapis!!!! Pode??? Achei meio arcaico o esquema aqui, mas super pratico, sem fila e muito rápido! Agora é esperar o resultado…
17 Comentários
... E hoje mandei a justificativa da minha ausencia das eleiçoes no Brasil... Eu sò me lembro de pedir mudança de domicilio eleitoral em epoca de eleiçoes... justamente quando nao é possivel!
Que vença o melhor no Canadà!!
Bjs
Aqui na Espanha também é assim, não se vota na pessoa, e sim no partido, e o mais votado pode não ser ao final quem vai governar, porque caso não tenha maioria, e outros dois partidos façam um acordo e juntos possuam mais representantes na câmara, acabam eles governando. Isto passou aqui nas últimas eleições para o Governo Canario, e acabou chegando no poder uma pessoa que não me parece para nada preparada!
Acho que daqui a um ano também poderei votar, que delícia!!!!!
Beijos
Oi Mi,
Eu tb vou votar pela primeira vez hoje. Ainda bem que tem urnas dentro do condominio, pq do jeito que estamos cansados, nao sairiamos p/ votar...rss
Como foi de viagem?
Bjos
Imagina so se o "Green Party" ganha? Os caras vao legalizar a maconha! :D
Vota no partido mas já sabem de antemão qual será o primeiro ministro que estará eleito se o partido ganhar. No final não dá na mesma?
Infelizmente no Brasil, são poucos partidos com ideologias, daí fica difícil até para o povo filtrar os candidatos, coisa que seria a meu ver obrigação do partido.
Também não concordo com o voto obrigatório. Mas fazer o quê? Querem isso porque a 'massa' é mais fácil de manipular e se não for obrigatório, eles não votam mesmo.
Beijus
Mi, porque esta eh a sua primeira eleicao? Achei que vc estava aqui ha bastante tempo already... eu estou aqui ha 5 anos e para mim vai ser a segunda vez, mas estou decidindo ainda se vou ou nao hehehe...
:-)
Oi Ive, Pois é... eu poderia estar votando há mais de 3 anos ... mas como estava sempre viajando nas eleições, sempre deixei para depois eheheh...
Mas hoje fui lá fazer meu "X".
bjs
Já votou?
Em abril você fez parte da blogagem Contra o Analfabetismo e agora estou aqui te convidando para uma outra blogagem. Quem sabe você também vai aderir. Passa lá no meu blog para saber mais. Acredito que você tenha muita coisa para contar.
Obrigada
Olá, tudo bem ?
Estou aqui para dizer que estamos com um novo endereço. O "antigo" canadabrasileiro.wordpress.com deu lugar agora ao www.canadabrasileiro.com
Você como meu parceiro, peço gentilmente que altere minha URL de sua lista.
Também peço que veja nosso site, e confira se seu endereço está tudo ok na minha lista, se há algo que eu possa alterar, etc.
Qualquer coisa, por favor, me escreva.
É um prazer ter você na minha lista de parceiros!!
=)
att.
Tiago Souza
Canadá Brasileiro.com
"A LAPIS"??
Poxa,Mirella,chega até a ser meio suspeito,não é?
Beijos!!
Mirella: OI Do, Tudo bem?
Pois é... eu sai de lá rindo e não estava esperando por isso... mas acho que tudo acontece nos conformes (risos!)... eheheh
Abs
Oi Mirella,
Estou passeando pelos blogs pra dizer que estou voltando as minhas visitas... agora estou com computador em casa e está bem mais facil de me comunicar :-)
beijos pra vc! depois com calma eu leio as novidades!
Mercia
Olá Mirella,
Leio o seu blog e o acho superinteressante. Como você falou em crise e eleição, será que você poderia fazer um post falando como a crise nos EUA está afetando o Canadá? Desemprego, preço das coisas em geral, etc. Coisas que só um morador saberia. Meu marido estava para ser contratado por uma empresa para trabalhar em Toronto quando a crise explodiu, você já pode imaginar o que aconteceu... A empresa disse que está lutando para manter os funcionários que já tem e que não poderia contratar novos. Decepção total!
Eu vejo que tem muita gente entrando com o processo de imigração e conseguindo o visto, mas será que a vida por aí não estará mais difícil para esses novos imigrantes com essa crise? Não seria melhor esperar um pouco do que chegar nesse momento? Agradeço desde já.
Um grande abraço, Cândice.
Mirella: Oi Candice, obrigada pelo comentario...
Um post desse tipo realmente seria interessante, vou pedir ajuda para meu marido nesse tópico, ele é mais informado eheheh...
Rapidamente... teoricamente o canada não esta sendo afetado, pelo menos é o que diz o Primeiro Ministro. E faz sentido, pois nós temos uma politica menos agressiva que os EUA, dessa forma, o capitalismo por aqui é mais controlado, diferentemente da politica Bush que abriu para os bancos de investimento brincarem a vontade.
Porém, sendo os EUA o principal parceiro economico do Canada é impossível não ser afetado. Já estamos sentido uma queda no mercado imobiliario, o preço não esta caindo desenfreadamente e nem o mercado parando... mas é possivel sentir um slow down.
Quanto a sua vinda para o Canada... como o mercado esta doido, basta olhar a bolsa, acho que com a imigração não seria diferente.
Sinceramente, acho que essa doidera não afetaria os trabalhores qualificados diretamente, pois há sempre mercado para esses profissionais... mas é preciso investigar sua profissão e o mercado na sua area...
Claro que o fato de imigrar já é uma dor de cabeça (mesmo que emocionante e exciting), mas em momentos de crise, é sempre uma preocuação a mais...
Falei falei e não falei nada, né?!
abs
Mirella, pode ter parecido estranho prá você né?
Ainda carrega com você o que acontece por aqui, sempre o jeitinho brasileiro interferindo de acordo com interesses.
Talvez aí a seriedade seja tamanha, que o voto pode até ser escrito a lápis.
Beijos menina.
Nossa, tudo muito parecido com o Brasil... Lápis para votar, urna dentro do condominio p/ não se deslocar, fala baixo...
Aqui é tudo muito revoltante, a começar com os candidatos, a cada eleição novos candidatos que surgem nem sei de onde, com pouca experiencia, com má formação. É... por aqui estamos em "boas" mãos.
Qto a politica ouvi um comentário muito sabio do Mauro Halfeld outro dia. Ele disse que a crise sempre existirá e sempre nos perseguirá. Não podemos ser ingenuos e pensar que nunca a teremos de novo. Acrescentou ainda que devemos viver sempre com muita precaução e cautela pois a economia oscilará em função de várias situações, etc.. Com isso pessoal, nunca estaremos num mar de rosas financeiro definitivamente... É preciso ser prevenido e cauteloso, sempre...
Acho que ele estava se referindo àquela estoria da cigarra e da formiga, com certeza.
Desculpem pessoal o Mauro Halfeld é de finanças, OK???
Oi Mirella,
Obrigado pela resposta. Meu marido ia trabalhar no mercado financeiro (já viu, né!), com ações de empresas de mineração. Meu sogro é geólogo, velho amigo de uma pessoa que é sócio de uma empresa de mineração canadense, e assim as coisas se desenrolaram. Eu ainda falto dois anos para me formar em veterinária. A minha grande vontade era terminar a minha faculdade aí. Mas o negócio ainda não morreu, está na geladeira, esperando isso passar (e tomara que seja logo... rrrrssss).
Fique com Deus.
Mirella: OI Candice, não desanima não...
Vc sabe que o Canada tem processo aberto a imigração, né?! Dessa forma vc não fica na dependencia de visto de trabalho... Vindo com emprego é melhor, claro! Mas não limite seus sonhos :)
Sem contar que vc como residente, tem os mesmos beneficios que cidadãos, de repente até o preço da universidade ficaria mais barato... mas pense também em um mestrado...
Vamos nos falando!
Oi Mirella,
Obrigado pelo incentivo! Mas não é o momento ainda de entrar com o processo federal, tenho que me formar pelo menos. Estou “mansa”, entende? Deus nos mostrará o caminho.
Aaaahhh, belas fotos!
Abraço.
A lápis??? Gente!! Isso é arcaico e perigoso.
Não vejo mais o Brasil sem as urnas que agoram terão até leitura biométrica digital. Que chique!!! Mas precisamos mudar outras coisas mais sérias, como a compra de voto e aluguel do título.
E aí? Qual foi o resultado?
bjo