O que visitar em Doha

Sempre que vou a algum país árabe/muçulmano, geralmente tenho baixas expectativas ao se tratar de atividades culturais, museus e afins. Mas Doha, foi diferente, ela me surpreendeu logo de inicio.

O que visitar em Doha

A região do Corniche e o Museu da Arte Islâmica (MIA), foram os locais que mais me impressinou na cidade.
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha - Catar
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha

O MIA, deve ser parada obrigatória a todos os visitantes, não somente pelo seu imponente prédio aos pés da baia e pelo design moderno, mas também por seu acervo. Sem dúvida, uma real oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura islâmica (religão e arte) e desmistificar alguns tabus, ou de repente, ressalta-los!

Confesso de anti-mão, que apesar de ter gostado muito e ficado impressionada com o que vi, me cansa um pouco ver esses países serem tolhidos de cultura e arte em prol da religão. Sim religião é importante, mas não deve ser a base de tudo (equilibrio e balanço são a ordem do dia!).
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha - Catar
Design arrojado do MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha

Tivemos sorte de caminhar pelo Corniche ao pôr-so-sol e em um sexta-feira véspera de feriado.

Com as temperaturas amenas de dezembro, os locais saem pela rua para fazer o “footing”, pic-nic e brincar com as crianças… Até senti um certo romantismo no ar, ao ver aquele céu cor-de-rosa, barquinhos na baía e o skyline da “nova” Doha (west bay area), pena que não era possível andar abraçada com o Kiko para completar o ambience! (Coisas de países muçulmanos :wink:)
Fim de tarde no Corniche
Fim de tarde no Corniche …

Saindo do Corniche, logo você encontrará os Souks, os famosos mercados árabes que vendem de tudo um pouco. Se resolver ficar para jantar, melhor ainda, há muitas opções de restaurantes e pegar uma mesa com vista para a rua de pedestre é uma delícia.
Souk em Doha - QatarSouk em Doha - Qatar
Souk de Doha …

Ao meio dos turistas, locais e vendedores, o coração de Doha reside no meio daquelas ruelas do souk; restaurantes, mesquitas, lojas de souvenir, lojas de badulaques, banquinhas de comida, lojinhas e a parte mais engraçada, é encontrar o mercado das aves e ali fotografar os pintinhos coloridos! Pois é… e eu achei que já tinha visto tudo nessa vida (risos!).
Souk em Doha - Qatar
Pintinhos coloridos do souk das aves …

Se engana quem pensa que os prédios do souk são históricos… não senhor(a)… o governo simplesmente restaurou tudo e de antigo ali só sobrou mesmo o lugar, que há mais de 100 anos abriga o mercado da cidade. Do resto, tudo novo!

Como eu havia comentado no primeiro post sobre o Catar, o país está se moldando com olhos no futuro e não no passado.

Não me interessei muito pelo West Bay, o centro financeiro e de negócios da cidade, com seus prédios altos e modernos. Visitamos apenas o shopping, The City Centre Shopping, e com certeza valeu mais a pena ver essa área de longe (do Corniche ou do MIA), que ali no meio.
Vista do skyline do West Bay em Doha - Qatar
Vista do skyline do West Side …

E por falar em shopping… o mais famoso é o Villagio, construído longe de tudo, mas perto das atrações esportivas da cidade!

Como descrevê-lo? Assim, se você já conheceu o Ceasers Palace ou o Venetian de Las Vegas, o estilo italiano, com gondolas, teto pintado como se fosse o céu, não será nenhuma novidade ao se tratar da decoração… Para quem vai as compras, os preços e as lojas são as mesma da maioria dos shoppings americanos e conseguimos aproveitar várias promoções (e olha quem nem somos de compras), mas não vá esperando nada gigantesto e imperdível….

Precisando de dica para o almoço ou jantar no Villagio, recomendo o restaurant sírio Sarai, já o haviamos experimentado em Dubai, e fiquei feliz de rencontra-lo em Doha também :mrgreen: .
Villagio Shopping Mall em Doha - Qatar
Vista do skyline do West Side …

E para finalizar essa sessão de atrações dessa cidade que vive em pleno canteiro de obras, não deixe de visitar o The Pearl, mais uma megalomaniaca “ilha” artificial da região do Golfo Pérsico. Construída para atrair a alta sociedade da cidade com apartamentos, shoopings, restaurantes e marina, com toda sofisticação e requinte que você pode imaginar…
The Pearl, Doha / Font: thepearlqatar.com
Assim como a palmeira de Dubai (Jumeirah), a Pérola do Catar deixa os ambientalista de cabelo em pé! Mas que é bonito e esbanja luxo… isso não posso negar! E para quem gosta de comida libanesa, eu recomendo o restaurante Burj Al Hamam, nos divertimos com as kaftas e fumando uma sheesha. Porém, bebida alcoólica… por enquanto nem pensar!

Leia também:
Ah, vá se Catar! … Eu fui!
Visto para o Catar para brasileiros… como proceder…

22 comentários em “O que visitar em Doha”

  1. Pingback: Visto para o Catar para brasileiros... como proceder... - Casal Mikix

  2. Mirella, tudo bem ?

    Primeiramente muito bom o seu post !

    Gostaria de saber em que hotel ficou e como fez em relação ao visto, o próprio hotel te ajudou ?

    Alem disso, que lugares aconselha como “MUST” para visitar ?

    Um abraço

    Daniel

  3. Oi Meninas! Estive em Doha…Fiquei 04 dias, me hospedei no St Regis.Hotel realmente Magnífico!…De fato o MIA é imperdível. Estive também visitando a Qatar Fundation, impressionante…Estive no Shopping( villagio). O The Pearl é incrível…e lembra muito Dubai.Valeu muito!
    Bjos!

  4. Seguro? meu Deus nunca vi cidade tão segura.
    Esteja à vontade e se precisar de qualquer coisa contate-me.

    Relativamente ao aeroporto não em muita coisa para ver, poderia dar uma volta pela west bay, contudo só com táxi, pois se vai de mala torna-se dificil ir a pé.

    aceite boleia de taxi não de driver ( condutores não registados)

  5. Olá, Mirella,

    Gostaria de pedir uma dica: farei conexão em Doha (de 6h-14h15) em abril de 2014. Como vou sozinha (mulher jovem que se comunicará em inglês), gostaria de saber se é indicado (e seguro) fazer algum passeio rápido por lá durante a manhã. Caso contrário, o que você me indicaria no próprio aeroporto?

    Abraço

    1. Oi Marina,
      Como a Maria disse, Doha é muito seguro, mas na minha opinião continua sendo um país muçulmano e a única coisa que eu prestaria atenção, sendo mulher e sozinha, é com os vestimentos; nada decote, shorts e essas coisas, ok?
      Mas estando em Doha e tendo tempo para um breve passeio eu iria e concentraria o dia no Corniche, Museu da Arte Islâmica (MIA) e o mercado (souks), esses 3 lugares ficam um do ladinho do outro. Pegue um taxi do aeroporto para o MIA e aproveite 🙂
      Abs

  6. Oi, Mirella, adorei o seu texto sobre Doha. Faço pesquisas na internet sobre roteiros para uma agência de viagens e gostaria de saber se posso utilizar parte do seu texto na minha pesquisa. É claro que citarei a fonte.
    Obrigado!

    1. OI Milo,
      Fique a vontade de usar parte do meu texto sim desde que não seja para uso comercial ou para receber remuneração sob isso.
      E por favor, se for publicar online não copie o texto inteiro em hipotese alguma e agredeço de colocar o link do blog.
      Abs

  7. Mirella,

    Não conheço muitos mundos e realmente não me atraio pelo árabe, talvez pelos motivos que voces comentaram na mensagem da Mari.
    Mas do jeito que voce fala, as coisas se tornam apaixonantes e especiais.
    Não tem jeito voce tem esse dom. rsrss…. Sério
    Acho que tambem porque não vemos nada de forma turistica e expressiva como mostram em outros cantos não é mesmo?

    Beijos

    1. Oi Livia,
      O legal de viajar é realmente poder experimentar culturas diferentes… e isso as vezes pode ser um choque, nos de deixar espantada e boquiaberta.
      Mas ao mesmo tempo, quando vivemos isso, no fundo reparamos que mesmo com as diferenças somos todos iguais… sempre em busca da felicidade, do amor junto a família e tantas outras coisas…
      Quando comecei a explorar “outros mundos”, minha cabeça e meu modo de pensar abriu completamente… uma lição de vida mesmo! Sou grata por essas oportunidades 🙂
      bjos

  8. Mi, sabe que eu sou o contrário? Sempre tenho grandes expectativas culturais em países árabes! Sou louca pela cultura árabe e tive o prazer de visitar museus absolutamente inesquecíveis em alguns desses países – como a Tunísia, por exemplo, um país fascinante que os brasileiros menosprezam tanto. E quero muito ir ao Qatar também 😉

    1. Oi Mari, Tudo bem?
      Dos países mulçulmanos que passei, achei que pouco se fala de quem eles realmente são… não está nos museus, decorações e afins… esta tudo nas entrelinhas, no modo de vida e nas mesquitas, você tem que dar de xereta para ver o além. Talvez pela vida nomade que sempre tiveram, a ausencia de história de como estamos acostumados, fica tudo muito ausente.
      Parece que a maioria das coisas que vi de história, múseus etc faz parte de uma outra época histórica e depois que a religião islâmica chegou, tenho a impressão que foi tudo se sucumbido… e de pensar que eles tiveram grandes filosofos, matematicos e astronomos….
      Talvez tenha até um certo preconceito nesse meu comentário, mas sinceramente, o que me atrai nesses países é o deserto, a comida e a vida das mulheres…
      Ich… falei falei… falei e não disse nada… só sei que tenho muitos países arabes na minha listinha tb e esse ano, se der tudo certo, mais um sairá da listinha (Omã) 🙂

      Mari, vai sim a Tunisia, os brasileiros a menosprezam e os Europeus geralmente só vão pra tomar sol (risos)… e tem muito coisa bacana para se ver, foi minha primeira experiência em solo árabe! E se Alé permitir, quero ir a Jordania com calma e seguir todas as suas dicas … 🙂
      bjão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando