Reciclagem no Canada, ou pelo menos em Ontario é realidade. Já faz parte da vida de todo mundo e tudo é super organizadinho.
Porém, depois que me mudei do apartamento, senti uma diferença em se tratando da vida reciclavel no suburbio… o negócio é mais intenso. No ape, bastava separar o lixo comum do reciclavel e jogar no local apropriado e pronto, o lixo ficava bem longe de mim pra sempre!!! Mas aqui no burbs a vida mudou…
Temos 4 tipos de lixo para se preocupar:
1- lixo normal, aquele de todo dia que colocamos no saco preto – passa somente a cada 2 semanas (quase morro com isso).
2- lixo organico, todo resto de comida, paninho que limpamos a pia, guardanapo, papel higienico e afins… colocado no container verde – esse passa 1 vez por semana.
3- lixo reciclavel, o normal (papel, latinha, vidro, jornal etc) colocado na caixa azul – passa também 1 vez por semana.
4- lixo do jardim, grama cortada, folhas, flores e afins … colocamos no saco de papel – passa a cada 2 semanas.
E assim passa os diferentes caminhões de lixo para recolher cada um desses itens!
Pois é… nem tudo são flores por aqui, mas é questão de cidadania fazer nossa parte!
Confesso que no verão é bem dificil aguentar o cheiro desse lixo acumulado, mas ao mesmo tempo, nos policiamos mais em reciclar o lixo organico que vai embora toda a semana. Lembro que quando fiquei sabendo que teria que fazer isso, fiquei meio ressabiada, mas hoje vejo que é tranquilo e faço numa boa.
Minha região tem um website muito explicativo sobre como proceder e como reciclar. Outra coisa interessante é que todos os containers para reciclagem é oferecido gratuitamente pelo governo :), porém os sacos do jardim e os sacos para irmos acumulando o lixo organico você compra (óbvio, o negócio aqui é bom, mas não é bombom 😉 ).
Gostaram??? Será que esse sistema daria certo no Brasil? Para quem mora em outros países como é o esquema da coleta de lixo?
Obs: O comentario da Mel esta super bacana, passa lá para entender mais sobre coleta de lixo e formas alternativas de reciclagem!
13 Comentários
Oi Mi,
Nao e' so' nos burbs nao. Em Toronto ate' os condominios estao tendo que mudar. Ate' no nosso a reciclagem mudou mais. Na casa agora em Toronto tem 3 tipos de 'bins' fechadas como a green bin em tamanhos diferentes. Dependendo do tamanho pode ser gratuito que voce escolher tem um preco diferente que e' acrescentado no seu imposto. Vem com um calendario tb. So' que a partir de 1 de Nov. nao podera colocar lixo a mais do que cabe na sua bin sem ter uma tag da prefeitura pagando mais. Eu acho bem legal e fico vigiando se estao jogando o lixo no lugar certo. Mas eu tb sou viciada em catar jornais que o povo deixa no metro e latinhas fora do lugar...rss
Ate' p/ nosso quintal nos temos um aspirador p/ folhas que tritura 10 daquelas sacolas de papel em 1 que a gente retorna p/ o jardim como adubo :-) Alem de ser pratico p/ juntar as folhas, e' um bom investimento ecologico!
O unico jeito de nao ter cheiro de lixo de cozinha e' fazer um compost do material organico, mas mta gente que nao conhece tem nojo. Nao tem cheiro algum e tb volta como adubo p/ o quintal.
Bjos
Mi,
Aqui em determinados lugares tem containers para os reciclaveis e em todo lugar tem os containers para os lixos comuns.
Por sorte, nao tenho nehum perto de mim, mas deve ser desagradavel ter um destes na porta de casa, principalmente qdo fazem greve.
Bjs
Amiga aqui no Rj tem lugares assim,mas ainda falta muito pra chegar neste estágio.Olha nossa conversa ontem ta crescendo na minha cabeça.Vou procurar mais informaçpões aqui no blog.Bjokas
Oi Mi,
Voltei, e estou tentando colocar minhas leituras em dia...hehehehhe
Vamos la, aqui no Egitao, nao existe nada para reciclarmos, ao contrario, o Egito esta atrassadissimo nesse aspecto, as pessoas ainda sujam as ruas, jogando lixo pelas janelas dos carros e das casas, um caos....
Mas tenho fe que um dia isso mude.......
Beijos e fiquem com Deus
Mirella, na Coréia o negócio é tão sério que tem multa de 100 dólares se não se separar o lixo direito e reza a lenda que tem até câmeras de vídeo espalhadas pra checar... ainda bem que, aqui em casa, Ted é responsável por isso, nem toco numa sacolinha :-)
Mi,
Na Inglaterra a reciclagem funciona super bem também. Em Sampa, no meu prédio tem o projeto Recicla tudo e é super organizado... parte do lixo, papéis e latinhas, são vendidos pelo próprio condomínio e o dimdim é revertido para melhorias dos prédios. Legal né ?
Tudo isso começou por causa da taxa de lixo... para pagar menos o povo resolveu reciclar mais :)
Beijos meu anjo e nos vemos por aí.
Eu sei que isso é sinal de primeiro mundo e que TODOS em todo mundo deveria faer o mesmo... mas acho UM SACO. Principalmente pq a treco fica aqui fedendo e torrando minha paciencia!
Oi Mi,
Eu acho o maximo essa historia de reciclar e me esforço pra fazer tudo direitinho, mas tudo tem um limite, né? Caminhao de lixo organico passar apenas 1 vez por semana é de matar! Ninguem merece a fedentina em casa por uma semana! Pior: vc sò poderà cozinhar um peixe, por exemplo, na vespera do dia do caminhao do lixo, senao...
Na Italia tem uma agravante: vc sò pode colocar o lixo na rua uma hora antes do caminhao passar, senao vem multa. Eu nao veria nenhum problema nisso, se o caminhao nao passasse às 5 da manha! Tenho sorte de morar em um apartamento com um porteiro que cuida disso, mas meus sogros vivem levando multa..
OI Luisa, uma vez por semana é triste... confesso que desanima.
Mas eles sugerem que carne, peixe e frango você coloque em um saquinho dentro do freezer para ininbir o cheiro... e só se coloque no lixo no dia do lixo. Estou fazendo isso e esta adiantando :)
Aqui a gente pode colocar o lixo pra fora no dia anterior ao da coleta, mas só depois das 18hs.
Cada lugar tem suas manias... mas a gente se adapta para se encaixar, né?!
Bjs
Oi Mirella,
Em Amsterdã a gente separava o vidro e o papel e jogava em lixeiras separadas especiais perto do apto. O resto ía tudo no mesmo lixo que passa apenas uma vez por semana. Mas o pessoal com que conversei me falou que esse lixo "normal" era separado posteriormente. Não sei se é verdade.
Aqui em São Paulo, onde estou no momento, separo o lixo reciclavel e levo no pão de açúcar toda semana. Pois é, vamos ver se o prefeito(a) novo toma vergonha na cara e monta o esquema de coleta do lixo reciclavel.
Bjo!!
OI Marcio, no tempo que passei em Amsterdan, demorei um pouquinho para entender como as coisas funcionavam por lá! Mas depois me interei do assunto :)
Legal isso de vc estar reciclando no Brasil.
Em São Carlos, minha mãe também coleta, mas eu vejo que eles ainda não sabem separar... amassam todo papel, misturam qualquer tipo de plastico e assim por diante... mas melhor assim que não fazer, né?
Pois é Mirella,
Esse assunto foi muito bem colocado. Esse será e está sendo um
assunto de grande repercussão e preocupação.
No Japão que se joga carro, TV, máquina fotografica (e nada muito velhinho não viu gente, só um pouco fora de moda?) no lixo, o caso é sério. Todos estão preocupadissimos com o futuro.
Do que fazer com tanto lixo. Muitos estudos estão sendo feitos pois a coisa vai ficar feia.
Bjs
Oi Mi,
Passei aqui para deixar um beijo...Achei interessantíssimo como eles dão valor à reciclagem por aí. Por aqui no Brasil , acho que ainda temos muito que crescer nesse sentido. Tanto da cultura da cabeça das pessoas que acham que isso dá muito trabalho e não entendem o quanto isso é importante e também dos nossos governos, que não os vejo fazendo algo que possa instruir as pessoas ou fazer com que nos síntamos num ambiente onde devemos ter a obrigação de ajudar.
Onde moro por exemplo, em Cubatão, já tentei fazer a minha parte, porém não possui nem sequer coleta seletiva na cidade... Isso é um projetinho que tenho na minha cabeça de tentar viabilizar isso lá...
Um beijo,
Luciana
Saudações Mirella e Christian!
Encontrei o blog de vocês pelo google, em busca de empresas de reciclagem no Canadá, devido as palavras chaves utilizadas.
Vocês poderiam me ajudar com isso? Preciso do nome de empresas de reciclagem no Canadá, ou até mesmo exportadoras ou importadoras de material reciclável.
Parabéns pelo blog!
Obrigado pela ajuda,
Vinicius Takacs
Ola Vinicius...
Agora você me complicou... eu não conheço nenhuma empresa de reciclagem por aqui, isso esta totalmente fora da minha area e vou ficar te devendo :)
Tenta o google: "recycle company canada"... sei lá!
Abs
Ola mirella. Aqui em Paulinia-SP., ha um projeto piloto de containers de 1000lt, em em bairro : u, p/ reciclavel e outro p/ organicos espalhador em pontos diversos . 2 x p/semana ha coleta e 2x por mes lavagem , mesmo assim a moradores insatisfeitos. ta dificil agradar a todos. os q mais reclamam são aqueles em q os containers ficam em frente de suas redidencias. faze o que?