O projeto #VidaEmTO desse mês, preparou um tema super pertinente para a época do ano: “Como se preparar para o inverno de Toronto” … para quem me conhece, sabe que minha resposta é bem simples; arrume sua mala, tranque a casa e se mande para o sul! (risos).

Mas brincadeiras as parte, e apesar de eu fugir para a Florida ou o Brasil com frequência durante o inverno, eu já passei em Toronto longos e tenebrosos invernos por lá! E vai por mim, se preparar para recebê-lo, é a melhor coisa …

Siga as dicas abaixo:

Como se preparar para o inverno de Toronto

Prepara-se mentalmente

A preparação mental para receber o inverno, sempre foi a maneira que encontrei para lidar com essa época do ano que eu odeio. Veja bem, meu problema com o inverno nunca foi o frio em sim, mas a duração.

Então, a primeira forma de driblar a duração do frio, é pensar em eventos a curto prazo e ao invés de pensar no inverno como um todo.

Exemplo: Em novembro, que é o mês que começa a ser chatinho, eu penso no festival Cavalcade of Lights que acontece no final do mês, e logo depois no mercado de natal que acontece em dezembro. E então vem o natal e ano novo, e por aí vai…

Aí quando o inverno chega de verdade, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, eu não penso em nada (risos)… só fico sonhando para dar certo de viajar para algum lugar quentinho no feriado do family day em fevereiro e para março chegar logo com temperaturas mais amenas e as primeiras flores.

Como se preparar para o inverno

Plante tulipas

Para esse ano, a chance de plantar tulipas ou flores que hibernam e florescem logo no comecinho da primavera, já acabou, pois é preciso fazer isso antes que o solo se congele. O ideal é plantar esses bulbos até a segunda ou terceira semana de outubro.

Quando eu morava em casa, sempre plantava novos bulbos no quintal ou no jardim da frente de casa, pois ver as flores nascerem na primavera, trazendo vida e novos sorrisos, sempre foi algo que me alegrava o coração.

Como se preparar para o inverno

Troque o guarda-roupa

Quando a gente chega no Canadá, nos falta roupas de inverno, mas ao longo dos anos vamos acumulando, e de repente, nos tornarmos canadenses de verdade, e nos vemos re-organizando o guarda-roupa a cada 6 meses. Em algum momento de outubro e novamente em abril, chega o grande dia de trocar o ármario.

As caixas das roupas que ficam guardadas no basement (porão) ou no locker por 6 meses, ganham visibilidade novamente, enquanto as outras hibernam por 6 meses!

PS: Escrevi um post sobre isso em 2004, contando o dia que troquei as roupas!

Como se preparar para o inverno

 

Compre o passe para a estação de esqui

Para quem curti esportes de inverno, é importante comprar os tickets para a ski season para pegar os descontos iniciais, e poder curtir as pistas desde a primeira nevasca 🙂

Nesse post aqui, dou as dicas de onde esquiar em Toronto.

Se não esquia tanto assim, programa para alguma outra coisa, pelo menos alguns vezes durante o inverno.

Ski em Toronto

Organize festinhas com amigos

Isso é algo que você pode fazer o ano inteiro, mas eu acho que o inverno combina com jantares com amigos!

Para quem gosta de cozinhar, essa é uma forma legal de testar novas receitas, ou compartilhar aquele seu prato favorito, ou simplesmente tomar um vinho em  boa companhia.

O bacana de festas em casa é que não tem hora para terminar, diferente dos restaurantes que tem sempre a limitação do tempo, e no frio, dá preguiça de ficar mudando de estabelecimento!

Como se preparar para o inverno

Se precisar, troque o pneu para a linha inverno

Se você tem carro, recomendo fortemente que faça a rotação dos pneus para os pneus de inverno, especialmente se você não tem um veículo 4×4 ou all wheel drive.

Eu e o Kiko ficamos anos sem, mas quando decidimos investir, achamos que vale muito a pena e dá muito mais segurança.

Pneu de inverno Canadá

Fonte: Toyotires

Faça algo diferente

Aproveite o inverno para fazer algum esporte de inverno diferente, como : snowshoeing, dog sledding, snowmobile, winter fishing etc …

Recomendo também fazer cursos esporádicos, podendo ser algo ligado a sua profissão, ou hobbies. Sei lá, faça curso de dança de salão, bartender, costura, culinária, ou qualquer outra coisa que você curta.

Ou simplesmente traga alguém que nunca viu neve e inverno para te fazer lembrar o quanto o inverno pode ser legal 🙂

Inverno em Toronto

Minha mãe na neve 🙂

Vá assistir shows

O legal do inverno em Toronto é que os teatros estão a todo vapor. Há várias opções de shows da broadway, teatro, ballet, opera etc … [Aqui tem algumas dicas da broadway]

Enfim, para mim, a dica é sempre ocupar o tempo de forma positiva no inverno de Toronto. Fazendo com que essa estação do ano, passe de forma gostosa e memorável!

 

Leia também a história das outras meninas que participam do Projeto #VidaEmTO:

Livi Souza: Baianos no Polo Norte
Mariana Cimini: Virei Canadense
Carina Iani de Barros: Outside Brazil
Gabriela Ghisi: Gaby no Canadá