Se você é fã dos filmes Guerra nas Estrelas, como o Kiko, definitivamente a Tunisia deve entrar pra sua listinhas de viagens! É impressionante a quantidade de sets de filmagens ainda disponíveis para os turistas apreciarem e incorparem seu espírito Luke Skywalker, Yoda ou Darth Vader, se assim desejar! 😀
Guerra nas Estrelas na Tunisia

E não vá pensando que a Tunisia se restringe a Guerra nas Estrelas, o país tem lugares incríveis para conhecer, como já dizia George Lucas:

“Em 1977, quando eu estava procurando um lugar para fazer o primeiro filme do Guerra nas Estrelas, Tunisia foi o país ideal para as filmagens: linda paisagem interiorana, arquitetura única e um alto nível de sofisticação técnica” George Lucas

Na verdade, eu diria que além de George Lucas ter se utilizado de vários locais da Tunisia para criar seu mundo galactico, ela também inspirou o diretor com sua arquitetura Berber, construção troglodita, vestuários nômades etc. Uma delícia percerb um começa um e termina o outro 😀

Conheça então alguns lugares que visitamos e “Que a Força esteja com você!”:

💡 Mos Espa. Em algum lugar do deserto, próximo a cidade de Tozeur, você encontrará uma mini cidade construída inteirinha para o filme, são cerca de 15 a 20 prédios, vários “satellites” e local ideal para iniciar sua jornada . Uma maravilha! Só nos faltou uma espada a laser para realmente entrarmos no clima!
PS: A primeira foto desse post é do mesmo lugar – só é possível chegar nesse local com SUV/Caminhonete 4×4.
Guerra nas Estrelas na Tunisia
Mos Espa

💡 Chott El-Gharsa, ali do lado do Mos Espa, tem essa formação que foi usada várias vezes durante as filmagens. Na Tunisia é chamada de Ongh Djemel (Pescoço do Camelo).

💡 Juntland Wastes, mais um local ali pertinho de Tozeur nomeado por George Lucas de “Canyon do Guerra nas Estrelas” (risos). Mas na verdade, é o local da tumba do “profeta” Sidi Bouhel, que também está lá para ser visitada.
Guerra nas Estrelas na Tunisia
Lindo “Canyon Sidi Bouhel”

💡 Casa dos Lars, localizado no deserto de sal Chott El-Jerid (beirando a Algeria), você encontrará o exterior da casa onde o Luke Skywalker cresceu com os tios. Maluco!

Foto por Krelman

💡 Matmata: o Hotel Sid Driss foi usado como o interior da casa do Luke, apesar das resenhas do hotel não serem positivas, é possível dormir por lá e testar e se “a força” passa pra você :mrgreen:
E mesmo que passar uma noite nesse hotel não esteja no seu itinerário, a visita ao local é bem bacana e cheio de memorabilia do filme.
Guerra nas Estrelas na Tunisia
Construção troglodita (subterrâneas), casa do Luke Skywalker…

💡 Ksar Hadada, mais um set de filmagens usado principalmente no Episódio I.
Guerra nas Estrelas na Tunisia

Enfim… além de ser uma país fascinante de se visitar, para os amantes do cinema, pode ser um prato cheio!!! Serviu de filmagens não somente para o famoso Guerra nas Estrelas, como também filmes como Paciente Inglês, Indiana Jones etc…

E se está gostando de descobrir a Tunisia, com a gente, segue aqui outros posts para você dar uma espiadinha:
Tunisia I (Tunis) – Dec/2006

Tunisia II (Sidi Bou Said) – Dec/2006

Tunisia III (história) – Dec/2006

Tunisia IV – Kairouan – Dec/2006

Tunisia V – Tunisia V – Sbeitla & Tozeur – Dec/2006