Tunis by Mirella No dia 06 de dezembro/2006 pegamos o voo de Roma para Tunis, pela TunisAir (Jesus Cristinho… cheguei e voltei viva eheheheh!!!)… Estava super emocionada e ansiosa, pois essa era parte a viagem (Sul da Italia, Malta e Tunisia) que eu mais estava esperando.

Desde que começamos a pensar para onde iríamos, eu havia dito para o Kiko que queria algo diferente da nossa cultura Ocidental, muitos locais foram cogitados, mas devido ao clima (inverno na maioria dos países) resolvemos pela Tunisia…

Nem sei ao certo como chegamos a essa conclusão, pois além do que havia lido brevemente sobre a Tunisia no livro “Tete-a-Tete: Simone de Beauvoir and Jean-Paul Sartre” (Hazel Rowley), nunca tinha ouvido nada mais que o nome desse pequeno país ao Norte da Africa, mas depois que o Kiko leu alguns detalhes pra mim do que poderíamos ver na Tunisia eu disse SIM!!!!
(E como diz minha mãe; “Qualquer paixão me diverti…”).
—-x—–

Tunis, a capital do país, esta situada as margen do mediterrâneo e diferentemente do que todos esperam, é uma cidade cosmopolita, cheia de vida e prédios modernos…

Tunis é dividia em três partes, a cidade antiga (Medina), o centro/downtown (parte francesa) e a parte mais nova que fica nas regiões sul e norte da cidade.
Tunis by Mirella
Vista da parte nova da cidade…

Parte Francesa e Medina…

O que mais gostei de fazer em Tunis foi visitar uma casa do século 13 na Medina… onde a família que reside ali, nos apresentou a casa e depois ficou conversando com a gente enquanto nos serviram café e bolachinhas típicas.

Gostei também de visitar o Bardo Museu, onde você pode ver belíssimos mosaicos herdados da era da dominação romana… Olha a fotinho de um das salas do musue aí embaixo:
Tunis by Mirella

É interessante passear pela Tunisia, pois praticamente todos os museus que entrávamos, mostrava a história romana e não a árabe… fiquei muito intrigada com isso… e na verdade, estava ficando nervosa, pois fui lá para conhecer a cultura árabe e não romana (risos)… porém, aos poucos, fui descobrindo que a cultura árabe (incluindo a Tunisia) vem dos beduínos, das pessoas que viviam no deserto e se locomoviam de acordo com a época do ano… tendo isso em vista, imagina ficar carregando quadros, pinturas e badulaques decorativos de um lado para o outro (totalmente inútil)… e por isso, um dos principais atrativos da cultura árabe são os tapetes (depois eu conto como é comprar tapete na Tunisia… uma novela!)….

Enfim… Tunis é legal, dá para conhecer sem guia numa boa (infelizmente (ou felizmente), estávamos com guia a viagem inteira, o que ajudou e atrapalhou ao mesmo tempo… pois eu e o Kiko gostamos de ser independente nas viagens, e essa foi dose… pois tínhamos horário para tudo… mas em um país de povo, cultura e lingua diferente da nossa, em alguns momentos foi excelente, ou melhor, fundamental estar com o guia eheheheh!)

Gente… estava esquecendo de deixar o mapa para vocês se localizarem…
Mapa do Lonely Planet

Obs: Nossa faz quase 6 meses que voltamos dessa viagem… estou percebendo que estou esquecendo os detalhes eheheheh!!!!

Deixa eu ir… já escrevi demais!!!

Leia Mais:
Tunisia I (Tunis)
Tunisia II (Sidi Bou Said)
Tunisia III (história)
Tunisia IV – Kairouan
Tunisia V – Tunisia V – Sbeitla & Tozeur
Tunisia e os sets de filmagens do “Guerra nas Estrelas”