Por que será que brasileiros tem “mania” tendência de se enturmarem com outros brasileiros quando residem no exterior??? Por que será que imigrantes tendem a se enturmarem com outros imigrantes??? Por que será, que não é com tanta frequencia que vejo brasileiros ou imigrantes se enturmarem com canadenses???

Já pensei em várias teorias para explicar essa tendência… mas acredito que o principal fator é a história de vida… falar de assuntos comum, é algo que une as pessoas e que as fazem criar vínculo. Você já se pegou em uma situação, onde todos comentam sobre um assunto e você não tem a menor idéia do que se trata… simplesmente a conversa vira um “saco”…

Então… pensando nessa “teoria da cultura similar”… acredito que seja mais “fácil” para os imigrantes se relacionarem entre os seus (pessoas do país de origem) ou entre imigrantes… pois, no final, todos tem história em comum… ou a história local, ou a história da imigração.

A vida depois que saímos da escola/universidade fica meio “chata”, pois os círculos de amizades vão aos poucos se fechando… No trabalho, por mais que tenhamos a oportunidade de conhecer gente nova, o ambiente deixa de ser ideal, pois sempre existe a competitividade, as pessoas já pertencem a outros grupos sociais e nem todos estão dispostos a abrir seu círculo para novas pessoas/amigos…

Para os imigrantes, a principal fonte de novas amizades e interação com o meio, é no trabalho… e se o ambiente de trabalho não propiciar a criação de novas amizades, a probabilidade dessas pessoas se fecharem a grupos de brasileiros, é grande… Não que isso seja ruim, pois adoro voltar para Toronto e encontrar o pessoal (A galerinha brazuca de lá é tudibão!)…

Porém, como imigrantes, ter a oportunidade de se espalhar em diversas turmas é muito gratificante… do contrário, qual o motivo de ter saído do Brasil??? Dinheiro? Violência? What ever?… Isso, na minha opinião, não vale nada!

Como consultores, eu e o Kiko estamos tendo a oportunidade de conhecer gente de diferentes lugares, sejam eles outros imigrantes ou americanos (pois ha 2 anos trabalhamos nos EUA) de diversas regiões dos EUA… E posso dizer que aprendemos e nos divertimos muito com essas pessoas, seja nos jantares, no dia a dia do trabalho, ou nos papos da hora do almoço… alguns vão se tornando amigos permanentes, outros ficam sendo amigos casuais… assim como os amigos brasileiros que vão surgindo ao longo de sua estada no exterior…

A intenção desse post não é criar polemica, nem esteriótipo do tipo; “Os Canadenses são fechados” ou “Americanos não acolhem os imigrantes” ou “Brasileiros criam guetos no exterior”… a idéia é colocar o assunto em pauta e abrir para discussão e ouvir outras opiniões…

Leia também: Amizade pós imigração, uma reflexão de como fazer amigos vivendo no exterior