Muita gente chega aqui no blog perguntando sobre intercâmbio no Canadá e como é a vida de um estudante que decidi ir estudar inglês em Vancouver, Toronto, Montreal e tantas outras cidades canadenses. Muitas dúvidas também surgem em relação as escolas, casa de família, qual a melhor época de ir etc … Aos poucos estou cobrindo todos esses tópicos aqui no mikix, mas hoje deixo a palavra com a Mariana, minha cunhada que acabou de chegar de Vancouver onde foi estudar inglês por 3 semanas em uma das escolas que mais gosto no Canadá, a VEC (Vancouver English School).

Pra quem ainda sabe, além de blogueira, sou agente de intercâmbio independente especializada em escolas no Canadá e com algumas opções de escolas no Estados Unidos também! Entre em contato: contato@mikixintercambio.com

Experiência da Mariana na VEC – Vancouver English School

Gostei bastante da VEC! É uma escola com bons professores e antenada nas necessidades do mercado. Antes mesmo de embarcar mandaram minha carta de aceitação rapidamente e as instruções para a chegada vieram próximo a data que eu deixaria o Brasil.

 VEC - Vancouver English School

Recepção da VEC – Vancouver English School

Primeiro Dia na VEC

A ambientação é a recepção dos alunos no primeiro dia na escola. Por volta das 8h você encontra com um grupo de pessoas de sua mesma nacionalidade, que estão chegando na mesma data e também vão iniciar o curso, para receber as instruções básicas de como funciona a escola. Tenho que ser sincera, não gostei da forma que minha ambientação foi feita. Achei morna, com ar de despreparo e sem entusiasmo. Deveria ser empolgante! Cheia de novidades! Perguntei para outros brasileiros que chegaram antes e eles também não amaram.

A escola tem como alunos uma mescla de orientais (leve maioria), brasileiros, europeus e latinos.

Depois da ambientação você aguarda para fazer seu teste de nível. Eles chamam um por um e fazem uma mini entrevista, bem tranquilo, é uma conversa normal. Achei o meu avaliador bastante simpático e inteligente. Gostei da analise dele e das opções de cursos que ele me deu.

Dica – Veja quais os cursos que lhe interessam mais na página da VEC antes de começar e já se decida por pelo menos dois (sempre levando em consideração o seu real nível de inglês!) – Isso para o curso intensivo.

Você também fará um teste escrito, com testes de alternativas e redação de um texto. Bem tranquilo também, você tem tempo pra fazer, mas não precisa terminar tudo e nem ficar preocupado se não souber responder nada.

Após o almoço você poderá fazer um passeio com a escola pela região de Yaletown, o bairro que se localiza em escola em Vancouver. Yaletown é muito bonito! Tem bastante restaurantes próximos, tem a biblioteca pública e ela esta a alguns quarteirões do False Creek (um braço do mar) [ver mapa da VEC].

 

O Curso

As aulas vão das 8h50 as 11h50 e das 12h50 as 15h40, ambos os períodos com 15min de intervalo. Você pode faltar dois períodos por semana, ou seja, manhã e tarde. As sextas as aulas acontecem apenas no período da manhã (ehhhh!!!). São aproximadamente 50 salas que variam de 10 a 20 alunos, em média.

Em minha avaliação optei pelo curso de ielts e writing.

Dica – Pessoas com inglês avançado recomendo que vocês optem por uma aula como ielts ou toefl, pois vocês poderão aperfeiçoar as quatro frentes (writing, reading, speaking e listening) em um curso apenas.

Minha professora de ielts foi uma indiana sem sotaque algum…deixe me ver…como posso descrever a Joy?? Ela é excelente!! Tem uma didática única, muita energia, muitas histórias engraçadas… eu me apaixonei completamente por ela!!

Na primeira aula de writing fui ao writing 1 com o Doug, ele nos deu uma atividade e me passou para o writing 3. Adivinha quem dá aula de writing 3? A Joy!! Eu fiquei full of Joy!! (cheia de Joy, mas joy também é uma palavra em inglês que significa alegria….rsrsrsrs….).

VEC - Vancouver English School

Eu e a Joy 🙂

Eu achava que tendo um inglês avançado 3 semanas de curso seriam suficientes, mas descobri que não é não. Claro, você melhora um pouco, mas não é nada tão significativo quanto a ficar 3 meses ou mais. Eu acho que vale a pena investir em ficar o maior tempo possível!

DicaLeve lanche de almoço! Alem de economizar você evita de ter de entrar na fila do micro-ondas!

Tente falar em inglês, mesmo com brasileiros. Se um professor ver você ganha um cartãozinho verde e pode concorrer a uma viagem!

Percebi que muitos tentam se agrupar de acordo com sua nacionalidade e algumas vezes falam sua língua natal. Não acho isso legal! Mesmo que você prefira ficar com brasileiros se esforce pra falar em inglês, afinal de conta é pra isso que você esta lá!

A faixa etária de alunos da VEC vai, em sua maioria, de 15 a 35 anos. Vi pessoas mais velhas que foram fazer o curso em família (achei o máximo!!), soube também que esporadicamente eles recebem grupos de pessoas na faixa dos 50 pra cima. Há também o Skills4Kids que oferece uma programação de aulas para crianças de 3 a 8 anos com no máximo 10 alunos por sala.

Eu gostei muito do curso e recomendo! Me arrependo de não poder ter ficado mais…

Estudar inglês no Canadá

Curtiu? Quer estudar na VEC? Fale comigo (Mirella)… eu te levo 🙂 contato@mikixintercambio.com