Intercâmbio no Canadá: Toronto ou Vancouver?

Toronto Ou Vancouver

Uma das perguntas que mais recebo quando estou lindando com os clientes do intercâmbio é sobre qual a melhor cidade para se estudar inglês no Canadá: Toronto ou Vancouver?

Tendo em vista que elas são os destinos mais procurados pelos estudantes internacionais, eu sei que sempre fica aquela dúvida; “mas para onde ir?!“. Nesse post vou tentar explicar… e a decisão final, obviamente, vai ser sua 🙂 .

Toronto ou Vancouver em poucas palavras…

Um maneira bem fácil e prática de decidir é pensar assim: Toronto é para quem gosta de cidade cosmopolita, enquanto Vancouver é para quem gosta de natureza. Como você pode ver, o estilo de vida é diferente, mas isso não significa que uma é melhor que a outra.

Outras nuances entre Toronto e Vancouver…

Agora, vamos a uma análise um pouquinho mais detalhada. Inclusive, antes de começar, gostaria de destacar um artigo, em inglês, do Vancourier, que tratou desse assunto de uma maneira bem fácil e realista, e vou utilizar alguns de seus argumentos aqui, pois compartilho da mesma ideia.

Somente de uns anos para cá, posso afirmar que Toronto realmente se tornou uma cidade grande, mas ao mesmo tempo que ela ganhou um ar cosmopolita e arranhas céus gigantescos, ela não perdeu o estilo de vida interiorano, que você facilmente encontra ao visitar os bairros fora de downtown. Além disso, quando comparada a outras cidades de seu porte; Chicago e Nova York, ela se destacada por ser uma cidade limpa e extremamente segura.

Enquanto isso, Vancouver, é uma cidade de porte bem menor e fácil de se apaixonar à primeira vista. A cidade combina perfeitamente bem o lado de cidade e natureza, e não é atoa que muitos a classificam como a cidade mais bonita do Canadá.

O lado multicultural de Toronto e Vancouver é um dos pontos mais inclusivos a imigrantes e turistas em geral. Estima-se que Toronto receba cerca de 100.000 novos imigrantes por ano e hoje, mais de 50% de sua população não nasceu na cidade. Apesar de Vancouver não ter esses números, não é difícil encontrar pessoas em todos os lugares falando uma outra lingua. Para você que pretende estudar inglês no Canadá, deve estar pensando: “Mas Mirella, com tanto imigrantes assim, será que vou realmente aprender inglês?” Claro que vai, e essa mistura de culturas que faz essas cidades serem tão receptivas ao estrangeiro e aceitar o diferente com respeito. E sim, fala se inglês em todos os lugares (risos).

Transporte público é um dos pontos que Vancouver ganha em relação a Toronto. Mas ambas as cidades oferecem aos estudantes, perfeita condição de se virar sem carro dentro do perímetro urbano.

Mas por outro lado, no setor compras, Toronto sai na frente, as opções de lojas de marcar, outlets e shoppings são mais abrangentes que Vancouver.

Um dos pontos negativos em Vancouver na minha opinião, é a quantidade de drogados que vemos pela rua, em especial na região de East Hastings, claro que há problemas com drogas em Toronto, mas não acho tão evidente. Enquanto isso, o trânsito de Toronto está se tornando cada dia mais caótico, muito carro para pouco espaço e pobre engenharia de trânsito.

Toronto vem se destacando no setor de inovação e criação de patentes, suas universidades e bibliotecas são reconhecidas internacionalmente e ela é uma das top cidades do mundo no ranking de melhores cidades para se trabalhar e viver!

Enquanto isso, Vancouver tem um clima muito mais agradável que Toronto, com inverno mais ameno e verões agradáveis. E sempre está na lista de uma das cidades com melhor qualidade de vida.

O custo de vida de ambas as cidades é bem similar, e eu diria que estudantes de curto prazo, não sentirão a diferença. Mas para aqueles que pretendem morar nessas cidades por um período maior, fica aqui uma breve analise que o Huffington Post fez em 2015; Torontonians pagam mais para comida, transporte público, aluguel e entretenimento, e Vancouverites pagam mais por compra de casas, roupas e produtos de higiene pessoal.  Enfim, no final, dá na mesma… na minha opinião.

E você? Tem alguma sugestão para nos oferecer? Qual sua cidade favorita?

Leia também:

Porque estudar inglês no Canadá
Seguro Saúde para estudante internacional no Canadá
Intercâmbio no Canadá? O que você precisa saber antes de chegar
Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão?
Perguntas mais feitas sobre intercâmbio e viagem para o Canadá
Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões

Guia com dicas de Toronto

Quer estudar inglês no Canadá? Fala comigo … eu trabalho como agente de viagem.

38 comentários em “Intercâmbio no Canadá: Toronto ou Vancouver?”

  1. Isabela Martinelli

    Olá Mirella, não sei se verá esse comentário, mas enfim. Estou planejando o meu intercâmbio para o Canadá (fev/2018),e infelizmente pelos altos preços, só poderei ficar 2 meses (Uma pena). Meu grande sonho é morar fora do Brasil (E por que não, no Canadá né?). Queria saber se você tem alguma dica, algo que possa ser feito para eu conseguir ir me mantendo lá mais do que esses dois meses, e quem sabe não voltar mais. kkk Alguma sugestão? Dica? Estou sonhando muito alto? É porque realmente, não sei por onde partir! Beijos 🙂

    1. Oi Isabela, Tudo bem?
      Quem não sonha não vai a lugar nenhum… lembre-se disso! Mas depois do sonho, tem que por as mãos a obra para ele se tornar realidade.
      Acredito que o curso de inglês possa ser uma excelente maneira de começar a realizar esse sonho.
      Eu acho difícil ir ficando, mas estando aqui, tanta coisa pode acontecer, né?
      Abs

  2. Pingback: Falsos cognatos em inglês (meus favoritos!) - Casal Mikix no Canada

  3. Olá Mirela,
    Tudo jóia?!
    Quando tu foi para a Austrália tu aplicou daqui do Canadá certo?
    Tu usou algum agente credenciado do Mara p isso? Encontrei uma em Ottawa mas não estou gostando. Tu terias alguém p me indicar?
    Quando tu viveu na Austrália foi em Brisbane também?
    Adoraria poder conversar contigo, filosofar sobre o nomadismo que corre em nossas veias.
    Um grande abraço ?

  4. Mirella,
    ?namaste?
    Já escolhi minha cidade pro intercâmbio?
    E justamente por conta da viagem conheci seu blog há menos de 1 semana e me apaixonei por ele….
    Quero muito te conhecer pessoalmente partilhar minha história, será que terá agenda pra me atender em outubro?
    Tenho 37 anos e vou realizar meu grande sonho com muita luta pra juntar a grana ??
    Com fé e coragem….
    Deus abençoe vc grandemente.
    Meu whats é 18 98144 1348
    Camile
    Brasillllll

  5. Oi Mirela,
    Então,
    Minha dúvida é, se eu sendo cidadã canadense, pois logo sairá a nossa cidadania, possuo alguma vantagem na hora de aplicar p o visto de residência australiano?
    Li teu ultimo post e nos identificamos tanto com o nomadismo de vcs rsrsrs.
    Obrigada mais uma vez pela atenção.

    ?

    1. Oi Lara,
      Agora você me apertou, nós nos aplicamos no processo de residência australiana com o passaporte brasileiro, então não sei se existe diferença entra o canadense e brazuca 🙂
      E sobre o nomadismo, depois que se sai uma vez, a gente descobre o quão fácil e exciting é sair pelo mundo, né? 🙂
      bjooo

  6. Oi Mirela,
    Obrigada por dispensar um pouco do teu tempinho p mim.
    Eu moro em Montreal como residente com meu marido e filho de 1 aninho, estamos por aqui a quase 4 anos e não consigo me adaptar a esse frio, a essa ausência de luz e pra piorar sinto saudades demais do mar.
    Qdo vcs foram para a Australia vcs eram residentes canadenses? Isso ofereceu alguma vantagem?
    Eu gostaria muito de ir para lá como residente.
    Eu andei pesquisando e em breve conversarei com uma agente credenciada para tirar minhas dúvidas. Mas sabe como é, as vzs eles não esclarecem muito as coisas, são diretos demais e a gnt sempre sai querendo fazer mais perguntas ehehehe.
    um grande abraço e muito obrigada por dispor do teu tempo.

    1. Oi Lara,
      Se vocês estão no Canadá como residentes, não vão sentir diferença alguma em relação a Australia, é tudo no mesmo esquema.
      Claro que tem alguns benefícios diferentes, mas sem grande stress.
      Nós fomos como residentes, e a vantagem é a liberdade, não estar preso a uma empresa é muito bom. Mas se vocês acharem mais fácil ir por alguma empresa, pode ser uma opção também, pois a tendência é o visto de residência posteriormente, sair ainda mais rápido.
      Ajudei?

  7. Não tenho pretensão de fazer intercambio, mas dentre as qualidades que você relatou, acho que gostei mais de Vancouver. Cidade menor e com natureza abundante é o que gosto mais. 🙂 Excelente post!

  8. Toronto, bien sûr!! só para ficar pertinho de você 😛
    Do Canadá só conheço Quebec, mas como foi em outra vida (1994 e 2002), preciso voltar.. Nem sonhava em vir para a França e falar francês.
    Bisous =)

  9. Mi, como sempre mandando super bem nos textos aqui.
    Sou suspeita, pq quero muito conhecer o Canadá e essas duas cidades, quem sabe não rola mais um intercâmbio e desta vez para o seu “congelador” -rsrsrsr

    Amodoro vc!
    Bjos!

  10. Eu ainda não conheço o Canadá (shame on me), mas sonho com Vancouver há tempos. Tenho uma amiga que mora lá e só me fala maravilhas. Então, caso um dia fosse fazer intercâmbio no Canadá minha escolha seria Vancouver.

  11. Olá! Estava pesquisando sobre a Austrália e encontrei teu blog. Moramos em Montreal e estamos pensado em mudar para a Austrália.
    Estudei em Brisbane durante 1 ano em 2008 e voltei p o Brasil com vontade de ficar 🙁 …
    Hoje somos residentes no Canadá a quase 4 anos e acredito, como muitos imigrantes, quando chega o inverno, me pergunto; Pq não tentar outro lugar mais quentinho?! Hehehehe
    Imagino que vc não tenha tempo… mas não custa tentar né.
    Parabéns pelo Blog e obrigada por compartilhar suas experiências.

    1. Oi Lara, Tudo bem?
      Bem vinda a minha vida de incertezas… eu morro de saudades da Australia, especialmente Brisbane, e só não estou lá, pois ainda as oportunidade de trabalhos são melhores pos aqui (Canada e EUA) e a distância do Brasil me pega um pouco.
      Nosso visto de residência está para vencer e estamos super preocupados de perder essa oportunidade… se bobear, daqui a pouco largaremos tudo e vamos para Aussie Land.
      Qual sua dúvida? Como poderia ajudar?
      Abs

  12. Adorei a postagem, achei o texto muito interessante e com um tema que me interessa bastante. Embora eu não tenha interesse em fazer intercâmbio, há algum tempo cogito passar uma temporada no Canadá e essas duas cidades invariavelmente surgem nos planos. Abraços!

  13. Gustavo Woltmann

    Bacana em saber a diferença em as cidades, pretendo passar pelas duas porque quero explorar ao máximo. Ótimas dicas no seu blog.

  14. Boa tarde Mirella!!

    Primeiramente preciso dizer que estou VICIADA no seu blog. Fiquei muito inspirada com a sua história!!
    Eu vou me formar em Direito agora em 2017, e tenho muita vontade de imigrar pro Canadá, principalmente pela qualidade de vida!
    Como a minha graduação é muito específica, vou precisar fazer Master of Laws para poder exercer. Tô muito na dúvida se é melhor fazer a Law School de novo ou somente o LLM mesmo. Tenho medo de fazer o LLM e mais alguma especialização e mesmo assim não conseguir entrar no mercado de trabalho por ter feito faculdade em outro país. Você sabe me dizer se aí tem uma aceitação boa para advogados estrangeiros? Sei que a trajetória é longa, mas estou disposta a enfrentar rs
    E quanto à Engenheiros (meu irmão e namorado estão formando em engenharia de produção)?
    Eu e meu namorado estamos futucando também o seu site de intercâmbios hehehe. Como eu, meu namorado e meu irmão queremos MUITO viver no Canadá, achamos que seria bom fazer um intercâmbio de pelo menos um mês para aprimorar o inglês, me disseram que conta ponto pra imigração (vou fazer o TOEFL ainda esse ano).
    Confesso que estou apaixonada por Edmonton e Saskatoon, você acha que é interessante já ter uma cidade em mente antes de procurar emprego, casa, etc?
    Aproveito pra elogiar muito o seu blog, e como a sua história de vida tem inspirado muitas pessoas!!!

    Beijos!!

    1. Oi Tatiana, Tudo bem?
      Obrigada pelas palavras sobre o blog …
      Para ser sincera, não conheço sobre a area de advocacia e engenharia, mas sei que dependendo da especialização, será preciso ter equivalência para poder atuar. Então, eu tentaria estágio em áreas como consultoria ou auditoria que não precisa necessariamente da formação para atuar internacionalmente, entende?
      Sobre o curso de inglês, acredito que seja uma boa, mas para vocês testarem o país antes de investir tudo e vir para cá. E eu estudaria IELTS ao invés do TOEFL, acho que te será mais útil para uma futura imigração.
      É legal sim já ter cidades em mente, mas não se bloqueie nisso, pois a cidade ideal é aquela que te dá oportunidades, não é mesmo?
      Vamos nos falando 🙂
      beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando