Levando gato para o Canadá pela Copa Airlines

Uma das perguntas que sempre aparece aqui no Mikix é em relação a como levar os bichinhos de estimação para o Canadá dentro do avião… como eu não tenho pets e nunca tive a experiência, nunca publiquei posts sobre o assunto aqui, mas uma das minhas estudantes de intercâmbio, a Aline, que hoje mora no Canadá, nos fez o favorzão de escrever como foi a experiência dela em levar o gatinho na viagem para o Canadá em dezembro do ano passado pela Copa Airlines.

Somente um adendo, a Copa Airlines é uma companhia aérea do Panamá e que em algumas épocas do ano oferece passagens a preços bem competitivos. Como ela opera em várias cidades brasileiras e voa para Toronto e Montreal, é uma boa alternativa a Air Canada que tem voos somente desde São Paulo (e a partir de dezembro, desde o Rio de Janeiro também).

Veja o relato abaixo da Aline: 

“Trouxemos Flokos pela Copa Airlines e achei mais facil do que imaginava. Pesquisei bastante na internet e tem varios blogs que te falam o passo a passo. Mas basicamente foi assim: ele veio comigo no meu pé e pagamos 75 dolares pela passagem. Pelo que entendi, eles restrigem a entrada de animais na cabine somente em algumas temporadas como no ano novo, aí somente no bagageiro. Minha experiência foi super tranquila e não é recomendado sedar (e nem precisou).”

Passagem aérea de animais
Passagem aérea do Flokos 🙂

O que é preciso fazer antes do vôo (dicas e texto da Aline):

– É preciso levar o gatinho no veterinario e pegar um atestado. Com esse atestado é preciso ir até um aeroporto internacional e procurar o ministerio da agricultura. Lá eles vão emitir outro atestado em inglês e este que vai ser usado no guichê da imigração quando descer do avião. Dependendo do oficial pode ser cobrado outra taxa de 35 dolares. No meu caso nao cobrou.

Certificado Internacional de Animais
Atestado de saúdo do animal – expedido pelo Ministério da Agricultura no Brasil

– Na Copa Airlines, tem que reservar passagem antecipadamente, pois só permitem 2 animais por voo na cabine.

– As medidas da gaiola do animal variam de acordo com a compania aérea. Tem que checar antes de comprar porque se não couber abaixo do assento da poltrona, não embarca.

– A gaiola do gato não foi considerada como bagagem de mão, mas tem que checar na companhia aérea, pois pode variar.

– Voando pela Copa, tem que fazer aquela famosa escala no Panamá e aguardar 12 horas pra pegar o voo pro Canadá (voando de BH); então, tive que ficar com ele durante todo esse tempo. Detalhe, o Flokos não fez as necessidades durante todo o percurso. Fez um pipi antes de sair de casa (Brasil) e o outro só quando chegamos no Canadá. E o bichinho aguentou quietinho…

Durante a parada no Panamá, não pude deixar o aeroporto e fazer compras no enorme shopping que tem lá. Teria que pagar pra deixar ele de quarentena no próprio aeroporto e não quis fazer essa maldade com ele e deixá-lo sozinho esse tempo todo. Pro animalzinho é muito estressante todos os acontecimentos ao longo das 24 horas pra chegar no Canadá (12 de voo mais 12 de espera).

– O bacana é que todo mundo pergunta o que é, quer ver e passar a mão. Acham o máximo viajar com o gatinho… E quase ninguém sabia que podia levar ele dentro do voo.

– Última informação: pode levar comida e bebida pra dar pro animal mas, o líquido tem que ser de somente 100 ml e estar numa embalagem que contenha a informação de 100 ml. Eu tentei colocar 100 ml pra ele numa garrafinha de água de 500 ml e não me deixaram levar. Tive que jogar fora e comprar aqueles copinhos depois na sala de espera do voo.

Gatinho na neve
Flokos se interagindo com seu novo habitat no Canadá 🙂
*** Obrigada Aline, por ter disponibilizado do seu tempo para escrever esse texto! ***
E é isso aí… caso tenha mais dicas galera, manda pra gente nos comentários!!!

19 comentários em “Levando gato para o Canadá pela Copa Airlines”

    1. Pegue seu agasalho mais forte, vista uma cacharrel bem quentinha e você sobreviverá o primeiro dia sem problemas (risos).
      Vá para o shopping mais próximo e compre um casaco e talvez um bota adequada para a estação e vá para o abraço.
      Abs

  1. Olá, estou levando 2 gatinhos pela Copa Airlines tb e posso responder para a Mayra. Infelizmente só é permitido realmente dois animais na cabine pelo vôo inteiro e somente um animal por pessoa. :-/

  2. Mirella, gostaria que me ajudasse a tirar uma dúvida.
    Tenho 5 gatos. Isso mesmo, 5, todos adotados.
    Eu e meu marido estamos pensando em ir para o Canadá, mas não sem os nossos 5 gatos.
    Li no post que só permitem 2 animais no voo. Não entendi se é por pessoa ou se no voo inteiro só permitem dois animais. Desculpe a minha ignorância. Nunca fiz voos internacionais.
    Se for qualquer uma das duas opções, o que vc sugere para levarmos os 5 para o Canadá?
    Complexo, né?!
    Please, help me!

    1. Oi Mayra,
      Puxa … eu realmente não sei 🙂
      Cada empresa aérea tem seus critérios e o ideal seria perguntar pra eles.
      Levar os 5 de uma vez talvez seja mesmo complicado, mas acho que existe a possibilidade de despachar os gatos e pegar eles lá no Canadá. Uma amiga fez isso há 13 anos e deu tudo certo.
      Dá uma pesquisada sobre isso, de repente vai ser a melhor opção para vocês.
      Abs

  3. Mirella, não sei se vc ainda tem contato com a Aline, só queria saber como foi passar pela imigração com eles. Pretendo ir como estudante pra ficar 2 anos e meus gatos vêm comigo! Rs! Se não der pra perguntar pra ela td bem… Já ajudou bastante o seu post com o relato dela! Obrigada!

  4. Oi Mirella

    Td bem ? Fiquei feliz de ler sua experiência tão positiva, tenho visto que é regra um desfecho bacana como o seu para quem leva seu bichinho em viagem. Mas a minha dúvida/preocupação na verdade é acostumar meus felinos com a neve e o frio excessivo. Tenho 3, um é pêlo curto, outra pêlo médio e somente uma é um pouco menos peludinha que a sua. Estou bem preocupada com baixas temperaturas. Como foi a adaptação da sua fofa ? Foi difícil ? Ela está se dando bem com frio ?

    Abração e obrigada !

    1. OI Melissa,
      Essa foi a experiência de uma amiga e não minha.
      Mas acho que não deve se preocupar com isso … os gatos e cachorros se adaptam mais rápido que a gente (risos) 0 foi isso que senti vendo meus amigos que mudaram com animais.
      Abs

  5. Pingback: Dicas de Viagem Canada

  6. Olá,
    Adorei o Post.. E me ajudou muito que pretendo levar meu cãozinho comigo pro Canadá. Totalmente forad e questão abandonar o bichinho aqui por mais de um ano, pelo menos.
    Tenho uma dúvida: não foi preciso inserir o micro-chip? Li em algum site que para emissão do CZI seria necessário inserir esse micro-chip.
    Obrigada,

    Lucianne

  7. Maria do Carmo

    Tenho interesse de postar algumas fotos do seu blog em um novo blog ue estou criando para uma cliente; como faço para conseguir autorização?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando