O melhor lugar do mundo para viverAcho que estou cansada de ler esses textos de pessoas escrevendo sobre “Por que não quero voltar ao Brasil!”, “Por que estou voltando para o Brasil!”, “Por que cansei do Brasil e estou me mudando para a Conchinchina!”, “Por que o corajoso é aquele que vive no Brasil” e por aí vai … e quer saber uma coisa, o melhor lugar do mundo para viver, é aquele que você quer estar e pronto! Simples assim… ninguém tem nada a ver com isso e sua decisão não precisa ser pra sempre!

Li um texto no mês passado de uma família que estava voltando para o Brasil e o principal motivo da mudança era o fato deles terem se cansado de viver longe dos amigos e familiares do Brasil, e quer saber, achei a razão mais que válida (eu mesma já pensei sobre isso várias vezes!). Mas para se explicar, o autor dizia que estava cansado do frio, das pessoas que não tinham calor humano etc etc etc … se não me engano, moravam aqui no Canadá.

Aí vem minha indagação, mas por que é preciso “sacanear” o outro país que lhe acolheu (seja ele um país estrageiro ou o próprio Brasil)? Todo mundo sabe (ou deveria saber) que não existe país perfeito… sendo assim, precisa mesmo falar sobre os pontos negativos do outro país? Somente razões positivas pra voltar ou ficar não seriam suficientes pra basear a escolha? [Já comentei sobre a questão do fugir de um país ou adotar um novo aqui nesse link].

Depois desses 15 anos de vida expatriada, aprendi que depois que você tomou o primeiro passo de sair da sua zona de conforto e se aventurou pelo mundo, a única certeza que você tem, é que não há mais certeza de nada! Simplesmente tudo pode acontecer, pois você sabe que apesar dos altos e baixos de uma mudança, as coisas se ajeitam e tudo entra nos eixos aos poucos.

As vezes, a gente sente necessidade de explicar nossas decisões para as pessoas, e isso pode tirar nosso foco original. Por exemplo, já vi alguns amigos se mudarem para o Canadá ou qualquer outro país com o objetivo de viver uma outra cultura e de uma melhor qualidade de vida. De repente, no momento que chegam nesse novo país, o objetivo muda para “ter que se dar bem“, não porque ele quer isso realmente, mas para provar pra quem ficou no Brasil, que a decisão foi certa. E eu me pergunto; como assim? pra que isso? o que você ganha com isso?

Então é isso … chega de viver a vida que os outros querem que você viva, agarre suas decisões, viva esse momento e se não for como tinha imaginado… repense tudo novamente e comece um novo plano!

Leia mais:

Imigrar para o Canadá não deve ser sonho
Qual a hora certa de imigrar para o Canadá? 
Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?
Principais problemas enfrentado pelos imigrantes

Curte o que lê aqui no Mikix, não esquece de usar os links dos nossos afiliados na sua próxima viagem!