Quase todos os dias eu abro meu e-mail ou comentários aqui do blog de pessoas me perguntando sobre o Canadá e dizendo assim: “Querida Mirellita, meu sonho é ir para o Canadá … blá blá blá…” .
Aí, conversando com o Kiko (marido) sobre o tema, chegamos a óbvia conclusão que sonho não te leva a lugar nenhum. Então, meus amigos, a lição do dia é: Imigrar para o Canadá não deve ser sonho!
Tendo isso como base, o que te leva para qualquer lugar (seja uma imigração, ou uma viagem, ou mudança de emprego etc) são duas coisas: objetivo e planejamento. Sem esse dois ingredientes, os sonhos vão continuar ficando no mundo das ideias e não no seu futuro.
Quando o assunto é imigração, eu gosto de ser bem realista em relação a tudo. Mas veja bem, ser realista em hipótese alguma significa ser pessimista.
Aliás, se tem uma coisa estranha que acontece quando a gente chega chega no Canadá, é gente te colocando pra baixo! Quando lembro das bobagens que ouvi quando cheguei no Canadá de pessoas que se achavam super sabidas e entendidas, eu teria voltando para o Brasil com o rado entre as pernas.
As vezes, dá a entender, que quem sofre mais, tem mais direito a ser imigrante que o outro que “deu certo” logo de primeira, ou teve a “sorte” de ter imigrado com a bunda virada pra lua!
Mas não é bem assim, ao longo desses anos de vida expatriada, eu noto que quem soube se planejar direito e trilhou objetivos para o sucesso, tem uma vida boa!
E isso que muita gente chama de “sorte”; eu chamo de determinação, força, coragem e muito trabalho… aliás, isso vale para tudo na vida (imigrantes ou não).
Claro que shit happens… e você pode ir lá, fazer tudo certinho e coisas além do seu controle te jogarem pra trás (como por exemplo: crise econômica, demissão em massa, doença etc), mas ainda bem que isso acontece somente com a minoria!
Acho que é isso por hoje…
* Imagens utilizadas nesse post são cortesia do Pakorn e KROMKRATHOG no freedigitalphotos.net.
33 Comentários
Quais as maiores dificuldades para imigrantes brasileiros no Canadá?
A gente ouve muito falar dos EUA e Europa - pra onde migram e viajam a maioria dos brasileiros, vemos e ficamos apreensivos com políticas migratórias dessas regiões e nada sabemos sobre Canadá ( um país que parece bem receptivo a entrada de estrangeiros) e Austrália (Austrália tudo bem, eles também não sabem nada sobre o Brasil rs).
Mas, uma brasileiro indo pro Canadá, além do frio, quais outras dificuldades ele tende a enfrentar no Grande País do Norte?
Oi Marcio,
Acho que esse artigo que escrevi vai te ajudar: https://www.mikix.com/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-imigrar-para-o-canada/
Veja o que acha.
Abs
Boa noite Mirella! Estou querendo ir para O Canada, sozinha, não conheço ninguém que mora la pra me aconselhar, falo inglês fluente e gostaria de alguns conselhos, se pudesse me passar seu e-mail ou algo..
Oi Leticia,
Não respondo por email... mas se tiver alguma dúvida específica, fique a vontade de colocar aqui ;)
Abs
olá, tenho 14 anos, mas pretendo começar a trabalhar logo e juntar meu dinheiro para pagar meu curso de ingles e ter uma renda para me manter lá por um tempo sem trabalho! Gostaria de saber qual a melhor cidade para morar, como Vancouver por o clima ser menos frio. tem alguma sugestão de cidade? E aproximadamente quanto levar para, por exemplo Vancouver e ter uma vida estável?
Abraços!
Oi Nelson,
Se não gosta de frio, acredito que Vancouver seja a melhor opção para você.
Sobre uma vida estável, a questão não é apenas do tempo, mas sim quanto tempo vai demorar para você juntar dinheiro e afins ... é complicado falar sobre isso.
Boa sorte!
Abs
Oi Mirella, como vai?
Muito legal suas postagens sobre o Canada! Te confesso que sair do Brasil já faz parte dos meus planos que se Deus quiser não serão tão futuros. Estou terminando a faculdade de Direito, e gostaria de saber de você se acha que consigo algo para trabalhar ai, ainda que seja de auxiliar ou qualquer outra coisa na area juridica?
Desde já obrigada :)
Oi Steyce,
Tudp bem?
Consegue sim, desde que tenha permissao de trabalho e ingles fluente... Tem que investir nessas duas coisas pra seu plano dar certo.
Abs
Olá, Mirella
Gostaria de saber se tenho chances de imigrar.
Tenho 35 anos e apesar de ser formada em Biologia há 11, nunca consegui emprego na área, exceto por 2 semestres em que atuei como professora de uma vaga temporária. Passei muita dificuldade e terminei dando aula de dança, tendo eventualmente me formado em Dança (licenciatura). Tenho 4 anos e meio de experiência, mas não na mesma escola. Na maior parte do tempo trabalhei informalmente, tendo apenas comprovantes assinados pelos diretores das escolas afirmando que lecionei. Recentemente concluí mestrado em Meio Ambiente, período em que pelo menos tive uma bolsa de 1500 reais e uma vida com menos dificuldade, mas não tem me ajudado em nada para arranjar emprego. É sempre faça curso disso, curso daquilo, mas a recompensa nunca chega e a idade passando. Desde jovem penso em sair do Brasil, mas não sei como, ainda por cima sem dinheiro. Qual seria a melhor estratégia para mim? Tentar doutorado na área de Biologia? Tentar a área de Dança? Estou disposta a mudar de profissão, investir na área de enfermagem (técnica) ou computação.
Eu sei que dependendo da província pessoas são aceitas até 55 anos, mas como fica minha situação? Não sou muita velha para ainda ir estudar? Estou frustrada, pois passei minha vida estudando e não consegui nada com isso. Agora me vejo como o sapo preso no poço sem possibilidade de levar uma vida digna. Se ainda for possível, não tenho dinheiro para pagar cursos nem a viagem, mas vou tentar juntar dinheiro nem que seja vendendo brigadeiro.
Desculpa o desabafo e a frustração, mas não tenho com quem falar.
Obrigada.
Oi Ana,
Sinceramente não sei como te ajudar, mas minha primeira pergunta é: Como está seu inglês? Se quiser ir para o Canadá, ele deve estar 100%.
Se você fala bem inglês, eu arriscaria um doutorado por lá... entraria em contato com algum professor da sua área, mandaria sua pesquisa e ideias para uma sequencia.
Acredito que essa seja sua melhor chance de imigrar com sucesso.
Mas de novo, não sou especialista e estou somente dando pitacos ;)
Boa sorte.
Estou no canada a 15 anos e com muito trabalho consegui minha cidadania mas foi dificil,adorei seu texto
Que bom que gostou do texto Bruno... pelo visto chegamos no Canadá no mesmo ano :)
Em agosto faço 15 anos de vida expatriada também :)
abs
Bom dia Mirella,
Eu e meu namorado estamos com planos de ir para Winnipeg em janeiro de 2016. Estou no 5º semestre de arquitetura e quero fazer um college após o curso de inglês, mas meu namorado só tem condições de pagar o curso de inglês. Após o curso ele pode trabalhar legalmente mesmo sem ter se formado?
OI Gabriela,
Ele só pode trabalhar se seu visto permitir que seu parceiro trabalhe, do contrário não pode.
Ajudei?
Mirella,
estou me preparando para poder um dia morar no Canadá, estou planejando, em minhas férias de trabalho, passar umas semanas em Toronto ou Vancouver para analisar e viver um pouquinho deste objetivo, ver como é um pouco do dia-a-dia das pessoas, sentir o clima do país e também pra tirar algumas curiosidades e fazer contatos.
Tenho algumas dúvidas com relação aos tipos de visto, gostaria que, se possível, me ajudasse. Sei que existe alguns tipos de visto como o de estudante, de trabalho, de turista, etc. O meu objetivo é de ir para trabalhar e morar no país( Canadá ), qual seria o visto ideal para tanto, de trabalho? ou eu começo com um tipo de visto e depois mudo para outro tipo, por exemplo, vou com visto de trabalho e depois me torno residente? Também nesta linha, pra ter um visto de trabalho é necessário que se tenha já um trabalho "garantido" ou eu posso ir procurando já daqui e ir pra lá e continuar com minha procura caso não consiga nada?
A última questão que tenho é com relação à cidadania, a gente se torna cidadão canadense depois de um tempo morando no Canadá ou não, como funciona essa questão, teremos direito a voto, galgar vagas públicas, etc?
Muito obrigado e parabéns pelo blog.
Querida Mirella, permita-me responder a duas das perguntas do Mauricio por eu ja ter passado pelo que ele pergunta.
Mauricio, eu sou funcionario publico da provincia de Alberta. Trabalho como assessor juridico da Promotoria de Justica. O processo para se tornar um funcionario publico aqui e totalmente diferente do Brasil. Nao ha concurso. Os governos publicam as vagas em seus sites e os interessados mandam seus curriculos e esperam ser chamados para uma entrevista caso tenham seus curriculos selecionados. E nao, voce nao precisa ser canadense para poder ser funcionario publico. Tenho uma colega de trabalho holandesa que trabalha aqui com um work permit. Eu ja sou cidadao canadense. A nao ser que as regras tenham mudado, o que voce podera verificar no site CIC, para se tornar cidadao canadense, voce tem que comprovar que morou no pais por pelo menos 3 anos. Apos 3 anos completos aqui, voce se candidata a cidadania. Abracos e boa sorte!
Obrigada Gustavo :)
OI Mauricio,
O visto pra vc é permanent resident (immigrant).
Na minha época tinha que morar 3 anos para se aplicar para o processo, não sei se hoje são 3 ou 4 anos.
Tendo o visto, você pode entrar em sair... mas tem algumas restrições... recomendo começar suas pesquisas por aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp
Abs
Olá Mirella
Bom, já te parabenizei uma vez, mas faço novamente pois suas dicas tem nos ajudado muito.
Realmente ir para o Canadá não deve ser somente sonho.
Minha história pode ter começado como sonho, mas eu e meu esposo começamos nosso planejamento a 5 anos (qdo ainda éramos namorados). Durante este tempo pesquisamos muito e principalmente amadurecemos nossos objetivos.
Também estamos indo em Dezembro para o Canadá, mas para uma cidade pequena, Sarnia-ON.
Continuaremos acompanhando seu blog, pois a jornada está apenas começando!
Um abraço!
OI Talita,
Que bom que seu sonho está virando realidade!!!
Vou ficar aqui na torcida! Já passei por Sarnia quando estava voltando de carro de Chicago :)
Sucesso!
Abs
Concordo plenamente, Mirella! Não basta sonhar é preciso se planejar e agir, se não o sonho não sai do papel, rss. Meu marido e eu nos planejamos por uns 2 anos e chegaremos emToronto agora em Dezembro.
Estamos pesquisando apartamentos em North York (seguindo suas dicas) e entrei em contato com um corretor da Century 21 (Heritage Group). Vocês conhecem essa imobiliária? Abs
OI Daisy,
Respondi sobre a Century 21 nesse comentário: https://www.mikix.com/custo-de-vida-toronto/comment-page-1/#comment-117188
Abs
Mirella td bem?
Venho acompanhando seus posts ha alguns meses e estou com algumas duvidas, veja se pode me ajudar:
Sou cidadã canadense pois morei en toronto qndo eu era adolescente por 8 anos!!!
Agora sou casada e tenho 2 filhos: um de 3 anos e o outro de 1 ano e 2 meses!
Estávamos pensando em mudar para Toronto no final de 2016, la meus filhos terao 3 anos e 2 meses e o outro 4 anos e 9 meses. Vc sabe me dizer algo sobre a escola para eles? Ouço que o governo tem um programa de fee subsidy que paga 100% pelo daycare deles. Esse programa existe? Para mim que sou canadense é facil de ser aceita nele?
A principio não temos emprego fixo aí e estamos pensando em trabalhar em qquer coisa mesmo fora da nossa área ate que a gente consiga algo em nossa area. Vc acha q conseguimos algum trabalho por ai para sustentar uma família de 4 pessoas em toronto?
Pensamos em levar uma reserva com a gente caso a gente nao consiga trabalho nos primeiros meses. Quanto vc acha que gastaríamos por mes ai? A princípio com 1 carro para a familia, mais aluguel, supermercado, escola, etc…?
Pode me ajudar????
Seremos todos legais e teremos o SIN number para trabalhar. Soh o meu marido e filhos que nao falam muito bem o inglês mas estão em aula intensiva já. Vc acha q as crianças se adaptam bem ai?
obrigada pela ajuda!!!!
Bjss
Priscila
OI Priscila, Tudo bem?
Eu não entendo muito sobre esse negócio de daycare pois não tenho filhos. Mas como canadense, ou mesmo residente, você tem direito aos programas da província que for morar. No caso de Ontario, algumas escolas (não daycare) oferecem full time para ciranças pequenas (Jardim da infância), não sei sobre daycare... geralmente são bem caros, não sei se o governo ajuda em alguma coisa, nunca ouvi isso dos meus amigos :)
Tendo o visto, claro que se arranja emprego, ainda mais se vocês não se importarem em trabalhar em outras areas no inicio. Não é fácil, mas muita gente se arranja e começa a vida assim até terminar um curso, melhorar o inglês ou receber uma boa oferta de emprego.
Dependendo onde forem morar, pensem gastar algo entre 3000 a 4000, tudo vai depender do valor do aluguel que pegarem. As vezes vcs podem pagar um pouco mais de aluguel e não precisar de carro... vocês precisarão avaliar se querem morar no centro ou no suburbio etc etc etc
Seu marido tem que estudar mesmo, quanto melhor o inglês, melhor a chance de realocação profissional. As crianças se adaptam sem problema... os primeiro 3 meses costumam ser complicados, mas depois... super relax pra eles.
bjão
Querida Mirellla,
Voce nao poderia ter dito/explicado melho o que e este tal "sonho" de se mudar para o Canada. Antes de vir, eu tambem tinha esse "sonho", bastante baseado numa impressao de intercambista adolescente por aqui, e das noticias sobre o pais, do que se ouve falar do Canada, que o Canada e isso, e aquilo. Pessoal, o que eu gostaria de dizer e que a vida, em suma, e igual em qualquer lugar!. People are the same wherever you go. O deslumbramento inicial, a possibilidade de adquirir bens de consumo muito mais facilmente do que no Brasil, a seguranca publica etc., nos preenchem ate determinado ponto e tempo. Meu conselho e pesar bem o que voces estao querendo ou estao dispostos a perder e a ganhar. A saudade da nossa cultura, lingua, familia, amigos, clima, jeito de ser, as vezes, e insuportavel. Poderia citar muitas outras fontes desgostosas da vida de um imigrante mas acho a que relatei acima a mais consideravel. Reflitam profundamente antes de se desfazerem de tudo porque, uma vez tudo desfeito e voces por aqui, voltar e se restabelecer fica dificil. Nao impossivel. Mas dificil. Abracos! Gustavo.
Olá Gustavo,
Obrigada pelas palavras e por deixar sua experiência ...
Acho sempre importante as pessoas pensarem no destino que querem imigrar de forma realista e não aquela do mundo das ideias.
E eu particularmente não acho que deva ser dificil voltar... eu penso sempre que se "não der certo", basta voltar e recomeçar, pois a experiência já vai ter valido a pena de qualquer forma :)
Abs
Obrigado, querida Mirella! Na verdade, eu concordo com voce! O que eu quis dizer em relacao a dificuldade de voltar e que a volta e como um novo processo de imigracao. Ao deixar o Brasil, as pessoas geralmente vendem seus imoveis, carros, desfazem-se de todos os seus pertences e partem para comecar uma nova vida em outro pais. Claro que nao e impossivel, de forma alguma, e eu mesmo conheco pessoas que voltaram, reconstruiram suas vidas e adquirirram tudo aquilo de que tinham se desfeito e estao muito bem e felizes! :)
Então estamos de acordo agora Gustavo ;)
Abs
[…] Imigrar para o Canadá não deve ser sonho Qual a hora certa de imigrar para o Canadá? Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa? Principais problemas enfrentado pelos imigrantes […]
[…] 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Imigrar para o Canadá não deve ser sonho […]
[…] 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Imigrar para o Canadá não deve ser sonho […]
[…] essa dica vale também para quem “sonha em imigrar“, pois querer mudar para o exterior é uma coisa estar atento ao custo envolvido antes e […]
[…] o blog Mikix, a Mirella fala de forma bem direta: Imigrar para o Canadá não deve ser um sonho! Embora ela use o exemplo de morar no Canadá, as dicas dela valem para tudo na vida. O sonho, por […]