Na América do Norte, desde o filme do Al Gore (An Inconvenient Truth), a “moda” é ser ecologicamente correto … tudo isso é muito legal, pois a responsabilidade é nossa cuidar e respeitar o meio ambiente, viajar de forma sustentável e afins… imagina, somos em 6 bilhões??? Vira e mexe me pego pensando que que somos um vírus no planeta terra (como bem disse o filme Matrix), pois ao mesmo tempo que nos adaptamos facilmente a qualquer meio, nós também o destruimos.

Acredito que temos que agir e coisas pequenas todos podem fazer; reciclar água para molhar as plantas, reciclar o lixo, banhos curtos, jogar lixo no lixo, usar menos saco plástico de supermercado etc etc etc… nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar sempre que possível! Olha que imagem “ecologicamente correta”  eheheheheh…

Mas chega de blá blá blá e vamos falar sobre a reportagem que li no Globe and Mail na minha sessão favorita; viagens. O nome do artigo era “Green to Go” (Verde pra levar)basicamente, o artigo falava de maneiras de viajar ecológicamente corretas, veja as opções:

1- Viaje menos de avião (avião é o meio de transporte super poluente)
2- Pague taxas para ONGs que lutam para diminuir a emissão de carbono.
3- Faça perguntas as empresas de turismo, hoteis e afins, se eles são ecológicamente correto.

Agora me digam… o que acharam disso???

Na minha opinião, tirando o item 3, tudo é um absurdo! Como assim viaje menos??? Esse povo tem noção o que eles estão pedindo??? Tipo assim, fique na sua casa, viaje nos arredores, conheça o mundo pela televisão ou livros e fique alienado, pois afinal de contas voar de avião é muito sujo…

O item número 2 é ainda pior, pois além de pagar um absurdo na sua passagem aerea, mais todas as taxas obrigatórias que quase dobram o preço do ticket (anti-terrorismo, segurança, aluguel da pista, renovação etc)… agora terei que pagar extra pelo meu “foot print“.

Gente, ou sou louca, ou o mundo esta virado… porque sempre a gente que tem que pagar o pato??? Porque a culpa tem que ser SEMPRE dos passageiros e não das companhias aéreas??? Na minha opinião, deveríamos optar por empresas que são mais econômicas, que possuem uma frota de aviões mais novos… como o governo ainda deixa a American Airlines voar os MD-80??? Isso sim é pergunta que devemos fazer… Viagem sustentável deve começar lá embaixo, não é plantando uma árvore que vai resolver o problema.

Quem tem que pagar essas instituições de ajuda ao meio ambiente são as empresas aéreas… nossa ajuda deve ser espontânea e não pelo fato de nos sentirmos culpados (o que querem enfiar na nossa cabeça)… sem contar que viajar não é pecado, né? (do contrário, vou começar a procurar um terreno agorinha mesmo no inferno eheheheh!)

Quer saber, essas coisas me cansam… odeio falso moralismo, meia verdades… temos que ser ecológicamente correto, mas acima de tudo, temos que exigir que as empresas, sejam elas aéreas, automobilisticas, eletrônicas etc que também sejam… do contrário, não adiante nada…