Com o inverno dando as caras no hemisfério norte, sempre rola aquela vontade de aproveitar um pouquinho além do básico, seja para quem vai viajar ou para quem mora. E o Canadá oferece muitas atividades e esportes de inverno para curtir essa época do ano.

Segue então, algumas sugestões para deixar seu inverno muito mais legal, lembrando que roupas especiais são obrigatória para a maioria dessas atividades:

10 aventuras de inverno no Canada

1. Ice Skating / Patinar no gelo

Essa “aventura” é a mais básica e fácil de encontrar, quase impossível uma cidade canadense não oferecer um lugar para os residentes e visitantes poderem mostrar todo seus “passinhos de ballet” numa pista de patinação no gelo (seja ela indoor ou outdoor).

Toronto, por exemplo, tem dois lugares imperdíveis para ir; a praça Nathan Phillip Square (onde fica a prefeitura) e no Harboufront (o centrinho ao lado do lago ontario). E não posso esquecer de Ottawa, claro, que oferece o maior pista de patinação do mundo quando Canal Rideau congela!!! É muito legal… e depois de esquiar, um hot chocolate cai muito bem e em Ottawa, tem ainda o delicioso beaver tail pra matar a fome!

Patinando no inverno em Toronto

Locais jogando hockey a noite no Nathan Phillip Square em Toronto …

2. Dog Sledding / Puxando trenós de cachorros

Feche os olhos e tente imaginar você em um trenó como do Papai Noel, mas ao invés das renas voadoras, são cães treinados que te levarão pra passear no meio de uma floresta de neve!

Não está acreditando que é tão legal assim? Veja o vídeo do Rafa Etges da aventura que ele se meteu no início desse ano, duvido que você não vai querer fazer também!!! (PS: É preciso estar em forma para acompanhar!)

 

3. Tubing & Tobogganing / Tobogã no tubo de neve

Essa é uma “super aventura” pra todas as idades, até minha mãe já entrou no tubo de neve e adorou!!! Geralmente você encontra essa atividade nas estações de esqui… e a criançada pira 🙂 . Alguns tobogãs são bem feitinhos e tem que pagar para descer na bóia (nas estações/resorts de ski ), enquanto em outros lugares são no meio da cidade, em alguma colina que cria uma pista automaticamente e mantida pela propria prefeitura. Dica: proteja bem o rosto, pois o gelinho fininho que vai batendo na cara na descida é triste! 🙂

Tobogã de inverno

O vídeo acima sou eu e o Ian (afilhado) descendo a rampinha/ Sledding hill gratuita do Walter Baker Park (Kanata/Ottawa) e a foto é da minha mãe se preparando pra descer a “ladeira” do Snow Tubing do “resort” Glen Eden em Milton (1h30 de Toronto)

4. Snowshoeing / Andando em raquetes como os esquimós

Curte fazer caminhada em trilhas? Quer explorar o inverno canadense no meio da natureza? Com certeza snowshoeing é a resposta pra essa combinação.

Uma caminhada com raquetes do jeito que os esquimós (ou inuits) fazem!!! Muito legal ….

5. Snowmobiling / Jet ski na neve

Imagina andar de jetski na neve, pois é, isso é snowmobiling e eu sou louca pra fazer, especialmente depois que fiz jetski na Australia!!! Pra vocês terem uma ideia, somente na província de Ontario (onde fica Toronto e Ottawa) você pode andar por mais de 33.600km de trilhas específicas para essa aventura…  Alguns resorts de inverno oferecem pacotes para iniciantes aos avançados, é recomendável usar guia na primeira viagem…

6. Ice Fishing / Pesca na neve

Sabia que vários rios e lagos congelam a ponto de você poder andar, esquiar e pescar durante o inverno no Canadá? E porque não aproveitar para juntar uns amigos em alguma cabaninha, tomar uma vodka enquanto passa o tempo pescando e passando frio… e sim, isso é considerado um esporte! O Lake Simcoe, pertinho de Toronto, é considerado a capital de ice fishing do Canadá… viu, não tem desculpas 🙂

Pesca na neve

A foto está bem ruim, mas dá para ver as cabaninhas de pesca na neve em um dos lagos de Ontario, tirei essa foto na viagem que fizemos de Ottawa a Toronto

7. Ski, Downhill skiing and Snowboarding

Nem precisa dizer que o Canadá tem uma das melhores pistas de ski do mundo, né? E também não faltam opções para praticar esses esportes.

As principais estações de ski do país são Mt. Tremblant (do lado leste, entre Montreal e Ottawa), Whistler e Banff (do lado oeste nas províncias de Alberta e Columbia Britanica respectivamente e ambas nas Montanhas Rochosas).

Pra quem quiser opções em Toronto, fiz um post bem detalhado no ano passado dando as opções de onde esquiar por lá.

Esqui no Canadá

Blue Mountains Ski Resort em Ontario (1h30 de Toronto)

8. Snow-angel / Anjinho na neve

Taí a coisa mais fácil de fazer na neve, anjinho! E sua viagem ao inverno não será a mesma se você não se jogar na neve fresquinha, abanar os braços e as pernas e curtir sua obra! É uma delicia…

Como fazer Anjinho na neve

Minha mãe curtindo seu momento “voltei a ser criança”…

9. Ice Climbing / Escalada no Gelo

Para os corajosos e fãs dos esportes radicais, talvez a escalada no gelo seja uma das aventuras mais interessantes e diferentes para se fazer, e o bacana é que eu pesquisei e tem para todos os níveis, do iniciante ao avançado (então não tem desculpa!).

Geralmente os esportistas usam cachoeiras congeladas para dar asas a adrenalina! (O vídeo abaixo, de um cara profissional, dá uma ideia do que é isso… super cool!)

10. Winter Festivals / Festivais de Inverno

Quem disse que somente no verão que a festa acontece… muitos dos melhores festivais do Canadá acontecem no inverno e poder participar de um deles é muito especial!

Segue alguns pra ficar de olho: Québec Winter Carnival, Winterlude em Ottawa, Winter Festival of Lights em Niagara Falls, Cavalgade of Lights em Toronto, High Lights Festival em Montreal, Winterlicious em Toronto, Festival du Voyageur em Winnipeg, Winterfest em Calgary, World Ski & Snowboard Festival em Whistler, Niagara Icewine Festival, Ice on Whyte em Edmonton, Fredericton Frostival e muitos outros…

Winterlude em Ottawa Povos nativos do Canadá Festival de inverno no Canadá
Nós no Festival Winterlude em Ottawa

E depois disso só posso dizer 🙂

Have an ice day!

É como eu sempre digo, só fica comendo embaixo do cobertor, quem quer! E olha que eu fiz isso por muitos anos e muito me arrependo 🙂

Leia também:
Viajar no inverno – o quer colocar na mala?
Canadá : Ir no inverno ou no verão?
Feriados do Canadá