
Na segunda-feira, minha maior diversão no facebook, foi ficar vendo as fotos que meus amigos estavam postando sobre o resultado da tempestade de gelo (ou em inglês, freezing rain/ice storm) de Toronto. Em vários anos que morei na cidade, nunca vi algo parecido.

Quando os galhos viram cristais… Foto: Silvia Fain
Porém, apesar de toda essa beleza, tem também o lado negro da força, muita gente ficou sem energia e alguns continuam nessa situação há mais de 80 horas, imagina isso no meio do inverno e das festas de final de ano! Uma amiga que mora do lado leste de Toronto, a área mais afetada da cidade, escreveu: “Nossa ceia de Natal: pizza“…

Arte natural … Fotos: Maria Clara Stenvenson e Fabi Neves (respectivamente)
Pensando alto: estou com muita dozinha dos meus dois estudantes que mandei na sexta pra Toronto e devem estar com olhos arregalados de encantamento e horror com tudo isso que está acontecendo… Eles me escreveram na segunda-feira o seguinte:
Estamos sem luz desde sabado a noite e esta tudo um caos, mas estamos amando… nunca se viu uma situação com esta …, as arvores congelaram e cairam em cima dos carro e bloqueou as ruas… ta lindo (porque estamos em lua de mel), mas esta tudo dificil por aqui…

Placa da Yonge St, a rua mais famosa de Toronto — Imagens das árvores cristais brilhando ao sol. Fotos: Cinthia Nemoto
Mas ao mesmo tempo que alguns não tiveram tanta sorte, outros aproveitaram para curtir a paisagem, como foi o caso do Rafa Etges, que saiu para fazer trilha pelos parques da região de Toronto e fez um vídeo incrível do viu e ainda comparou com algumas imagens que ele havia feito no verão para ver o contraste.
Quando morava em Ottawa, era mais comum ver essas belezas que a natureza cria, mas em Toronto, que tem um clima bem mais ameno, isso é raro, me lembrou a tempestade de neve que teve em Montreal em 2008 . Outra vez que vi algo semelhante em beleza natural foi em fevereiro desse ano, quando fomos passar 2 dias em Niagara Falls e as árvores e enfeites perto das cataratas estavam impressionante, quem quiser ver as fotos que tirei clique nesse link. E outras fotos lindas do ice storm em Toronto, podem ser admiradas no Flickr, nesse link.
De resto, deixo aqui meu abraço e nossos votos de boas festas!!!

Nossa casinha de Gingerbread. Trouxemos um pouquinho da cultura canadense para o Brasil…
Obra do casal mikix e seus sobrinhos 🙂
PS: Obrigada aos amigos queridos que me deixaram publicar as fotos 🙂
9 Comentários
As fotos estão realmente lindas, mas fico imaginando isso ao vivo - rsrsrrs
Putz!!! Deve ser barra :)
Amei a casinha de vcs!!
Boas Festas!!!!
eheheh... nem me fala... mas dentro do carro não tem erro :)
Curtiu nossa casinha? Dessa vez ela parou em pé, pois no ano retrasado ela desabou :)
bjos
Feliz 2014 !
Eu vi dois videos esses dias de brasileiros que moram em Toronto. O efeito parece bonito, mas nao é nada legal ficar sem luz, seja aqui no Brasil ou ai.
beijos;
Catherine
Nem me fala... uma amiga ficou 4 dias sem energia e com 2 criancas em casa, já pensou no sufoco?
bjos
Lindas fotos. Feliz ano novo para vocês!
Obrigada Jose Rogerio... meus amigos agradecem as palavras :)
Abs
uma pergunta , c$230.000 eh o suficiente pra montar um negocio proprio no canada??e se sim em que ramo eh bom por ai???
Olá, muito legal suas fotos, e sua experiências, adoro clima frio, e li muito sobre o Cánada acho um país lindo, Mas para conseguir um emprego la quando você chega novo e sem a experiência Canadense, como você contou em outra page do blog, é dificil mesmo, eles olhariam a faculdade que você cursou aqui no Brasil ou está cursando? o que eles levam em conta? Qual serio o primeiro paso a tomar para imigrar ao Cánada e conseguir um emprego de sua profissao? Ex: Médico, engenheiro.
Se pudeer me responder muiito obrigado :).
Muito bom seu blog,
Oi Matheus,
Realmente, essa tal experiência canadense que as empresas exigem são uma piada, eu acho o pior problema da imigração para o Canadá.
Medico, Engenheiro, Dentista e afins, precisam passar por provas para poder exercer a profissão é em alguns casos pode ser muito dificil passar. Infelizmente eu não tenho detalhes sobre isso, pois não foi nossa situação, entende?
Mas para imigração, o melhor lugar para iniciar as pesquisas são nesses websites do governo federal e do quebec respectivamente: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp e http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/.
Boa sorte!
Abs