Dolce far niente

Pois é, “Vanuatu… Onde fica isso?”, até o ano passado, seria a primeira pergunta que eu faria, se alguém me dissesse que estava indo a Vanuatu! Mas como o mundo é do tamanho de um ovo e todo dia aprendendo novas coisas, foi lá que passei meu aniversário no final de semana passado! 😀

Para se localizar melhor, fiz um mapinho no google que te ajudará a entender onde fica, clique aqui para ver

Vanuatu é um estado insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, a norte, com o território francês da Nova Caledônia, a sul, e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila.

E aqui um close-up das ilhas:
Mapa de Vanuatu
Crédito do mapa: WorldAtlas.com

A primeira vez que soube da existência de Vanuatu foi na minissérie da HBO “The Pacific” no ano passado (2010), mas sinceramente nem tinha dado muita bola.

Foi só quando cheguei de mala e cuia na Australia (Out/2011), que comecei a prestar mais atenção, devido a proximidade (2 horas de voo de Brisbane) e pelas fotos que andava espiando…

Povo simpatico e acolhedor … os ni-Vanuatu.

Que tal um pouquinho da história de Vanuatu?

Apesar de Vanuatu ter conseguido sua independencia somente em 1980, há evidencia de civilização, ou algo do tipo, desde 2.000 AC…

Em 1605, o português Pedro Queiros foi o primeiro europeu a chegar nas ilhas, acreditando ter chegado na tal “Terra Australis“, mero engano…

Somente no século 18, os europeus começaram um processo de colonização das ilhas após a segunda viagem do grande navegador inglês, James Cook, ganhando então o nome de Nova Hebrides.

Em 1887, as ilhas passaram a ser administrada pela comissão naval Francesa-Britanica, gerando um sistema bi-polar de governo… Basicamente as leis francesas e britanicas eram utilizadas dependendo do status de residencia dos habitantes… Os Ni-Vans, como se denomina o povo de Vanuatu, ficaram praricamente ao leu e desde 1960 também adotaram um auto-governo.

Um dos funcionários do The Havannah

Durante a Segunda Guerra Mundial, as principais ilhas, Efate e Espiritu Santo foram bases navais dos aliados, recepcionando uma tropa de mais de 100.000 homens americanos.

E em 1980, finalmente a Inglaterra e a Franca assinaram o tratado de independencia de Vanuatu.


Pôr-do-sol no catamarã do hotel…The Havannah

Estão curtindo? Mais dicas de Vanuatu nesse post aqui: Yu no save? Mi save… :mrgreen: