Final de semana passada, resolvemos ir visitar Antuérpia… foi bom voltar para a Bélgica depois de 3 anos… Pois para mim, a Bélgica é sinônimo de comida gostosa, praças charmosas, cheiro de chocolate e mistura de novo com o velho… para o Kiko; é sinônimo das mellhores cervejas do mundo ehehhehe!

Embora a gente tenha ficado dois dias na cidade, somente um dia é o suficiente para conhecer tudo (andando)… então vamos ao roteiro!

Saindo do nosso hotel, ou da belíssima estação central … começamos nossa visita pelo bairro Judeu e o Distrito do Diamante (Pelikaanstraat)… ao caminhar por esse bairo, é fácil se deparar com vários judeus ortodoxos (comunidade Hassidic), mas não achem que eles estão lá a pouco tempo, a comunidade judia já se encontrava na Antuerpia desde o século 13!!!

Quanto ao distrito do diamante, eu não achei nada demais, eu sei… eu sei… que 70 % dos diamantes são comercializados na Antuérpia, mas uma passadinha rápida é mais que o suficiente… a não ser, é claro, que você tenha interesse de se esbaldar nas compras!!!

Do Distrito do Diamante (que é praticamente do lado da Estação Central), pegamos a rua “De Keyserlei” e seguimos reto… pois nosso próximo destino era a “Meir“… uma rua deliciosa para se caminhar, ver lojinhas, babar nos prédios históricos e tudo isso, sem um carrinho para nos perturpar (o acesso de carros é fechado)… excelente!


Os prédios mais “importantes” na Meir são os de número 85 (Osterrieth huis -1745-1746) e número 50 (1745). Ambas as casas foram contruídas pelo arquiteto Van Baurscheit no estilo Rococo. Só por curiodidade, a casa 85 era a antiga residência real na Antuerpia dos reis da Bélgas…

Depois de terminado as olhadelas na casa de número 50 na Meir, estavamos extamente na esquina da rua Wapper… seguimos até o número 9-11 e nos “convidamos” a entrar na casa do pintor “Peter Paul Rubens” ($6 p/p)… afinal de contas, Antuérpia é sinônimo de Rubens e vice-versa… ao pagar a entrada, eles nos deram a opção de um guia audio ou livro (incluso no preço)…

A visita ao Museu Rubens deve ser parada obrigatória… Dessa forma, pegamos nosso audio-guide em inglês e seguimos em frente com a visita… não vou falar muito sobre a casa, mas comparando a história de Rembrant (pintor & artista de Amsterdam) com a de Rubens, devo confessar que Rubens se deu MUITO melhor em vida que Rembrant. Gostei de saber pelo menos algum artista/pintor conseguiu viver bem (na alta roda) durante a vida… tudo bem que Rubens também deu um de arquiteto, político, diplomata etc, mas mesmo assim, né?! Os artistas merecem ser reconhecidos durante a vida…

Enfim… depois da visita ao Museu de Rubens, continuamos nosso passeio pela Meir até chegar na “Groenplaats“… e adivinha a estátua de quem esta no centro da praça??? Acertou… Rubens!!! A praça é gracinha, e com uma vista linda da maravilhasa Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouw). A foto abaixo exemplifica tudo…

Agora, que estavámos no centro histórico, todas as atrações da cidade ficavam ali pertinho… era só ir andando de um lado para o outro e aproveitando as ruazinhas, os cafes, as pracinhas, os prédios e tudo mais…

A Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouw) foi outra parada obrigatória (fiquem atentos ao horário que a catedral abre para o público)… além dos belíssimos vitrais, cada centavo dos $2 euros da entrada, valem para ver 3 das obras-primas de Rubens; A ascenção de Maria (1625-1626), A Descida da Cruz (1611-1614), A Subida da Cruz (1609-1610) – cliquem no links para saberem que obras estou falando… mas deixo aqui esclarecido, que ao vivo tem outro sabor!

Depois do catedral, ficamos curtindo a praça principal da cidade chamada Grote Markt… Lá você pode curtir a prefeitura, a fonte de Brabo, os cafás nas calçadas e o visual…

Uma curiosidade sobre a Fonte de Brabo, essa verdinha da foto acima:

Diz a lenda, que um terrível gigante chamado Druoon Antigoon, vivia no rio Scheldt (um rio de importância comercial e estratégica para cidade até hoje)…Sempre que marinheiros se recusavam a pagar o “pedágio” para o gigante, como forma de punição, ele cortava suas mãos. Porém, um soldado romano, Silvius Brabo, heróicamente matou o gigante e jogou sua mão no rio…”

Aumentando um pouquinho mais a origem da lenda, atribuem o nome da cidade também a esse fato. Antwerpen, em Flandres, significa: ant (mão) e werpen (jogar)… Independente da lenda, a “mão” é o símbolo da cidade e tem “mão” até na bandeira da cidade… eu só sei que achei muito esquisito significado do nome dessa cidade!

E para terminar o passeio, chegamos ao Castelo Steen, atual Museu Marinho… Em holandês, Steen siginifica “rocha” e o castelo ganhou esse nome, pois foi uma dos primeiros prédio a serem feitas de rocha/pedra na Atuérpia.

E foi assim, tirando o friozinho, o passeio foi uma delícia… o roteiro (metade inglês, metade em português) esta a disposição para quem se interessar.

Extra (onde eu fiquei e fui):

Radisson SAS Park Lane Hotel: web / map / $121 euros a diaria /Hotel esquema business, sem o charminho de hoteis típicos… porém, tem as comodidades e internet gratis. Não fica no centro, mas 15 minutos de caminhada te levam a Estação Central e ao centro histórico. O hotel é legal, mas se tiverem com $$$ sobrando eu recomendaria o Hotel Rubens ou o Hilton.

Restaurantes:

Pic-à-dent: map / Belga / $$$ / Esse é um desses restaurantes que você sai sem rumo e acaba se dando bem… O restaurante é pequeno, a comida é excelente o atendimento de primeira… ganhamos até uma sopinha de entrada e 2 drinks aperitivos antes de ir embora!!! Vocês gastarão de 40 a 50 euros por pessoa se pedirem vinho e sobremesa. Ah… descobri que sobremesa petit-gateau, na verdade chama-se “moelleux” em frances!!!

De Post: map / Belga / $$ / Esse é um dos restaurantes que ficam em frente a praça Groenplaats… nada inesquecível, mas foi lá que comi meu croquete de queijo. Desses restaurantes de pracinha, acho que vale entrar em qualquer um que tiver um lugar ao sol!!!

Verona: map / Italiano / $$ / Esse também não é nada de especial, mas a comidinha até que é gostosa, pedi um vitelo ao molho gorgonzolae o Kiko um ravioli ao forno…

Tentamos ir no Pub Kulminator recomendado pelo Marcio, mas estava cheio e tinha fumaça de cigarro até o sub-consciente… então resolvi aproveitar os restaurantes da Antuerpia onde cigarro não são bem-vindos internamente, pois achar um desses aqui em Amsterdam é quase impossível!

Links que usei para fazer o roteiro:
http://www.trabel.com/antwerp.htm (Inglês)
http://www.world66.com/europe/belgium/antwerp (Inglês)
http://www.ajanelalaranja.com/ (Português)

Outros posts que publiquei sobre a Belgica:
Gent – Set. 2004
Bruges – Set. 2004
Bruxelas – Set. 2004

—–x——
As you may noticed we’ve been to Antwerp last weekend. We had a great time and we enjoyed a lot to be back in Belgium after 3 years.

I will not extend myself too much on this post, as you can find a lot of information about trips/guide in English, sometimes this is not so easy in Portuguese, specially for less visited cities. But if you need, I have all the information about this trip in soft copy and I will happy to send it to you.

This link was essential on my research about Antwerp.

Hope everybody is ok… Actually I am not sure if somebody reads these posts in English ahahahah!!! But I will keep doing it 🙂