Um dos maiores dilemas quando começo a montar o itinerário da próxima viagem, é descobrir hoteis interessantes que encaixem no nosso orçamento. Não vou ficar aqui discutindo como deve ser o hotel ideal, pois gosto de hotel é como bumbum, cada um tem o seu e não dá para ficar discutindo muito (risos!). Então, esse post tem a intenção de te ajudar, como pesquisar hoteis na internet que tem a sua cara para o seu bolso.

Mas uma coisa é certa, errar em hospedagem é uma das experiências que mais me frustam em viagens, especialmente quando a gente resolve gastar um pouquinho mais para ficar “naquele lugar” tão esperado!

Don CeSar em St Pete, Florida

Hotel Don CeSar em St Pete, Florida

Então, deixo aqui algumas dicas de como faço para pesquisar hoteis, as vezes é chatinho, mas melhor gastar mais tempo pesquisando, do que dormir uma noite com pulga no colchão :mrgreen:

Anantara Dhigu Resort & Spa, Maldivas

Anantara Dhigu Resort & Spa, Maldivas

 

Meu Passo a passo:

1) Após definir o próximo destino, verifico se algum amigo já ficou em tal lugar e pergunto se ele/a tem alguma sugestão de onde ficar (hotel e bairro).

2) Se a cidade for grande, pesquiso qual o melhor bairro para se hospedar (nem sempre o melhor encaixa no orçamento!). Vale lembrar também, que nem sempre o “melhor bairro“, é aquele que combina com você, fique atento a esse critério.
Dica extra: use e abuse de blogs de viagens (deixe comentário(s), o pessoal costuma sempre responder), leia resenhas e coisas do tipo, mas não esqueça de verificar a idoniedade dos artigos, já ultimamente tem bastante gente recebendo diárias gratuitas, para só ficar falando maravilhas das propriedades.

3) Vou para o tripadvisor para ver as recomendações de leve, eles tem um ranking por cidade, bairro e com os destinos mais populares. Fica mais fácil de ter uma ideia por onde começar.
Veja que bacana a organização que eles fizeram para Toquio no Japão.

4) Vou para o booking.com verificar mais ou menos os preços dos hoteis.
Dica extra: Você pode usar outro website de pesquisa de hoteis, como o hoteis.com, vai de preferência mesmo.

5) Quando vejo algo que parece atrativo (aos olhos e ao bolso), volto para o tripadvisor e verifico as reviews/resenhas com mais calma. Levo sempre em consideração as pessoas que deram mais que 5 reviews e a nacionalidade da pessoa que escreveu (americano tem mania de achar tudo pequeno, europeu que tudo é longe, mochileiro que tudo é caro e assim vai… tento manter o bom senso!).
Dica extra: eu sempre busco reservar os quartos que são free reservation (cancelamento flexivel), para deixar fácil o cancelamento no caso de mudança de planos e/ou imprevistos).

6) Quando chego a conclusão onde quero ficar, começo a comparar preços no booking.com, no website do próprio hotel e em outros sites; hoteis.com, expedia etc.
Dica extra: sempre fique atenta/o aos terms & conditions para ver se pode cancelar, as vezes a diferença de preço está aí.
Dica extra 2: Se você pesquisou que a vista daquele hotel é imbatível, confirme se o quarto que você pegou tem a tal vista! Geralmente as frescurinhas tem preço 🙁

Hyatt Regency Toquio, Japão

Hyatt Regency Toquio, Japão

7) Se decidir por algum hotel de rede (Hilton, Hyatt, Marriott etc), sempre verifico se tenho o cartão de privilégios, do contrário, logo me cadastro, pois sempre tem um benefício ou outro que pode ser o diferencial (Ex: wifi gratuito, upgrade etc)…

8′) Quando a viagem é longa (10+ dias), procuro reservar algum hotel com lavanderia, seja no quarto (geralmente em apart hotels você encontra) ou de uso publico. Uma coisa é mandar lavar uma calça jeans, outra coisa é lavar uma mala inteira de roupa, né? (Obs: em alguns destinos, como o sudeste asiatico, isso não é preciso, pois mandar lavar roupa costuma ser muito barato e nem vale a pena o trabalho de você mesmo lavar).
Essa dica é uma boa também para ficar evitando levar malas gigantescas!

E é assim… o que acharam? Você faz algo diferente?
Fala com a gente na caixa de comentários 🙂