Desde que cheguei na Australia dessa última vez (Set/2010), Fraser Island estava na minha lista de “devo ir urgente, e eis que em abril desse ano, o sonho foi realizado e lá fomos nós fazer o bate-e-volta a ilha saindo de Rainbown Beach.
Para quem nunca ouviu falar, Fraser, é a maior ilha de areia do mundo, possui uma fauna e flora bem peculiar e para quem gosta de aventura 4×4, lá é “O” lugar para curtir e atolar!

Fraser Island por mikix
Fraser Island

Localizada no estado de Queensland, ela fica a 300km ao norte de Brisbane e para chegar lá, você pode pegar a balsa a partir de Hervey Bay/River Heads ou Rainbow Beach (Inskip).

Como nossa base estava em Rainbown Beach, não tivemos dúvida, pegamos nosso Jeep e fomos finalmente fazer nossa primeira expedição 4×4. Com mapa em mãos, amigos na garupa, horário da maré na cabeça e ticket do ferry comprado no posto de gasolina (AUS$100/retorno), lá fomos nós!

Balsa em Inskip para Fraser Island
Balsa em Inskip para Fraser Island

A aventura começou logo cedo, para chegar na balsa, logo no finalzinho da estrada (foto acima), é preciso passar por uma parte de areia bem fofa, que foi bom para treinar e perceber que deveríamos ter tirado ar do pneu do jeep na cidade! Mas deu tudo certo e fizemos isso dentro da balsa a caminho da pontinha de Fraser…

Descomprimindo o pneu para dirigir na areia
Kiko e Diego preparando o carro!!!

Fraser Island por conta própria; como começar a preparar a viagem?

– 1 veículo 4×4 e tanque cheio.

Permissão do governo de queensland para dirigir e acampar (tipo um ticket de entrada).

– Ticket para a balsa (compre antes de chegar lá).

– Compressor para murchar e encher o pneu quando necessario.

– Ferramentas em caso de atolamento, incluindo uma corda para outro jipe te puxar caso se seja necessário.

– Saber o horário da maré alta e baixa e NUNCA dirigir na praia duas horas antes e depois da maré alta.

– Respeitar as limitações de se dirigir na areia e em condições bem rally, especialmente em dias de maior trafego.

– Quando ver areia fofa, acelere e mete bronca, mas não seja louco! Na dúvida, pare o carro e veja as condições antes de entrar…

– Pegando a balsa em Hervey Bay, o percurso será mais longo e consequentemente mais caro, porém, você já chegará no meio da ilha e no meio das principais atrações. A balsa de Inskip já começa a te treinar para o que virá pela frente antes mesmo de se chegar nela, o percurso é bem rápido (10 minutos de travessia) e o esquema bem mais rustico, não tem hora marcada e a última balsa retorna para Inskip de Fraser as 17h30 (reconfirme esse horário, para não ficar ilhado… como a gente!).

> Link: Balsa via Hervey Bay / River Heads (Fraser Island Barges)

> Link: Balsa via Inskip (Manta Ray)

– Saiba de todos os detalhes de Fraser, clicando no Departamento de recursos e meio-ambiente de QLD

– Se não quiser ir por conta própria, tem várias empresas que te levam no esquema day-trip.

Para te localizar no mapa, veja abaixo com os principais pontos por onde passamos e Hervey Bay:


Veja mapa de Fraser Island em maior escala e customizado por mikix no mundo.

Não vou me prender detalhando cada passo, mas deixo as fotos dos lugares que passamos com uma breve descrição, para vocês viajarem com a gente nessa aventura 🙂 :

Estrada Hook Point Inland road

Estrada Hook Point Inland, a pegamos para fugir do final da maré baixa, a alternativa seria utilizar a estrada da praia, mas preferimos o caminho mais longo, ao mais arriscado naquela hora do dia 😯 .

Sinal de camping em Fraser Island

Ops… foto proibida para menores! Mas é para ilustrar a sinalização de acampamento mais engraçada que vimos na estrada da praia! A maioria dos acampamentos colocam bandeiras, placas ou sei lá o que, esse pessoal foi criativo e preferiu a “boneca” (risos).

Estrada Fraser Island

Um exemplo do caminho de rochas que tivemos que passar… na foto, tudo parece bem relax, mas ao vivo, o negócio complica um pouco, especialmente para os marinheiros de primeira viagem. Ainda bem que o Diego veio com a gente e dividiu um pouco da sua experiência do chaco paraguaio.

Cathedrals, Fraser Island
Formação chamada “Cathedrals“…

carro atolado, Fraser Island
Mais uma que tiramos lá de cima da Indian Head

Indian Head, Fraser Island

Claro que para deixar nossa experiência mais intensa, tivemos nosso carro atolado na areia, por falta total de experiência em dirigir em areia fofa! E graças a ajuda de uma família aussie mate, nosso carro foi resgatado e sobrevivemos (risos).
Ah sim, outra dica é sempre que possível ir em turma, pois um ajuda o outro nesses momentos SOS Resgate! … | Foto da Ana

Indian Head, Fraser Island

Indian Head, Fraser Island India Head, Fraser Island

Pra mim, ver esse navio naufrago na praia, foi a parte mais bacana do dia. Desde 1935, quando o navio SS Maheno foi atingido por um ciclone, ele está ali se corroendo e sendo talvez a principal atração de Fraser juntamente com o Lago Mackenzie…

Lake Mackenzie por Betta Design
Foto por: Francisco Martins

Como chegamos no finalzinho da tarde e o sol já estava indo embora, não vimos esse contraste de azul clarinho que a luz desponta! Mas fica aí uma canjinha do que é o Lake Mackenzie, um oasis no meio da ilha, com água doce e perfeita para nadar e esquecer da vida… O único problema, é que a praia é tão pequena e a atração tão popular, que nos feriados e finais de semana é quase impossível achar um lugar tranquilo para ficar 🙂

E foi assim que gostamos tanto de Fraser, que até resolvemos fazer um acampamento forçado!!! Perdemos o horário da balsa de volta em Inskip :mrgreen:Oh lord… quanto amadorismo (risos)!!!

Mas como em tudo tem seu lado bom, mesmo nessa “dormidinha a quatro no carro” (confesso, bem melhor que classe economica no avião!), tivemos a sorte de ver dingo, pôr-da-lua e nascer-do-sol!

Dindo, Fraser Island Por-da-lua, Fraser Island Nascer do sol, Fraser Island

Será que já posso voltar?