Estereótipos Canadenses | Será que tudo é verdade?

Voo do Rio cancelado com a Air Canada

Uma das perguntas que rola nos comentários do blog é em relação aos canadenses: como são, o que pensam, como me tratam, como me aceitam etc. Além, é claro, das perguntas sobre os estereótipos canadenses: eles são mesmo fechados, é muito frio, o canadá precisa mesmo de imigrantes etc etc etc

Na maioria dos casos, sinto que existe até um pre-julgamento em relação aos canadenses. Sabe aqueles estereótipos canadenses que criamos na nossa cabeça? Pois é…

Em 2004, 4 anos da minha chegada no Canadá, escrevi sobre isso pela primeira, reeditei em 2016 com alguns ajustes e nuances que fui sentindo ao longo desses outros anos no país. E por fim, estou revisando novamente esse texto em 2021.

Nesse post vou falar um pouco dos dois lados da moeda, dos estereótipos canadenses que nós brasileiros pensamos deles, e o como eles encaram a gente!

Vem comigo!

Estereótipos canadenses


Como enviar dinheiro para o Canadá

Nem todo brasileiro precisa ser teu amigo no exterior


Estereótipos Canadenses

(verdade, mentira ou meia verdades?)

Terrinha Gelada ou Congelador

“Meu congelador” é a forma carinhosa que chamo o Canadá, pois infelizmente, esse esteriótipo canadense é pura realidade!

Sim, faz muuuuito frio, mas claro que isso não acontece o ano inteiro. O clima canadense é o que conhecido como “temperado”, tal qual a forma lembra que aprendemos na escola. Isto é, as estações bem definidas, sendo assim o verão é quente, no outono se caem as folhas, o inverno é frio e na primavera renascem as flores!

Porém, na minha concepção de frio, o “inverno” vai de novembro à abril, pelo menos na região de Toronto e Ottawa, lugares que passei a maior parte da minha vida no Canadá.

Veja bem, são quase 5 meses de temperatura bem chatinhas, sendo que em Toronto, durante duas semanas, em algum momento de janeiro ou fevereiro, o negócio pega de verdade. O que quero dizer é que a temperatura chega nos míseros -25C (de temperatura real ou de sensação térmica, isso se não descer ainda mais).

Mas como o clima ultimamente anda muito maluco, o verão pode se extender e o inverno também.  Nesse post do meu blog de viagem Viajoteca, temperatura no Canadá, fiz uma tabela das temperaturas das principais cidades canadenses mês a mês, acho que ajuda um pouco a entender o que esperar do clima.

Claro que o Canada é imenso e não é minha intenção generalizar. Em Vancouver, por exemplo, temos temperaturas mais amenas e no norte do país temos temperaturas congelantes….

Mas só para deixar claro, os canadenses não vivem em Iglu! 🙂

Canada também faz calor!

No verão as temperaturas no Canadá podem chegar a +40C, acredita? Inclusive, na primavera, entre abril e junho, tem dias super agradáveis e deliciosos de passear, ver o desabrochar das flores. Aliás, a primavera no Canadá nos enche de felicidade, é incrível como essa época do ano, depois de um longo inverno, o retorno da vida para a natureza, também traz sorriso e ilumina o rosto das pessoas.

O outono é outra época que adoro por aqui. Amo ver as árvores ficarem coloridas e o cenário mudar completamente. Mas confesso, que meu mês favorito, ainda é agosto, no verão!!!

Clima é o assunto preferido dos canadenses

Assim como você pode perceber nesse post, conversar sobre o clima é um dos assuntos favorito nas rodas de bar, no elevador e tomando café com amigos do trabalho.

Ninguém sai de casa sem antes dar uma espiadinha no “The Weather Channel” no celular ou na televisão. Acredite se quiser, toda cidade/região, tem um canal 24hs só falando sobre o tempo!

E vai por mim, sair de casa no Canadá sem ver a previsão do tempo é um tiro no pé. Afinal de contas, um céu azul nem sempre significa temperatura amena e muito menos um cima bom pela manhã, significa que continuará assim pelo resto do dia. Já vi o termômetro variar mais de 25 graus em um só dia! 😉 .

Canadenses são educados, mas na deles!

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que nunca me senti inferior ou fui subjulgada por ser Brasileira aqui no Canadá. Na verdade, desde que me mudei para cá, venho aprendendo como desenvolver meu papel perante a comunidade, como me integrar ao meio e como fazer minha parte para que as coisas funcionem independente do governo.

Estereótipos canadenses

É comum, os americanos gozarem dos canadenses dizendo que eles só falam “sorry” (desculpe). Mas na verdade, isso classifica bem os canadenses, pois são pessoas extremamente educadas e prontos para ajudar. Contudo, não tem aquele calor humano que estamos acostumados no Brasil.

Não é comum as pessoas chegarem querendo saber tudo sobre você e sua familia, mas dando um pouco de liberdade, eles não se sentirão envergonhados de perguntar, ou responder perguntas mais pessoais. Basta ter bom senso e dar tempo ao tempo, entende?

O que vejo com mais frequência por aqui são brasileiros se enturmando com mais facilidade com outros brasileiros, ou com pessoas de outras nacionalidades, ao invés de canadenses! Isso acontece comigo também, tenho poucos amigos canadenses.

País Multicultural

Eu não sei se podemos classificar a multiculturalidade como estereótipos canadenses, pois quando cheguei no Canadá, nem sabia que aqui era uma Torre de Babel!

Contudo, depois do “susto” do primeiro momento, a multiculturalidade é umas das coisas que mais aprecio nesse país desde.

Por ser um país de imigração aberta e por ter uma cultura de aceitação, o Canadá está repleto de pessoas de diferentes culturas, cores e idiomas. E para “recepcionar” e integrar todo esse pessoal, o país disponibiliza de inúmeros programas de ajuda aos imigrantes, como; cursos de inglês gratuito para imigrantes, apoio de comunidades, programas educacionais para novos imigrantes (veja aqui o a província de Ontario oferece), programas para encontrar o primeiro emprego etc.

Um dos programas mais bacanas que eu vi foi em Ottawa, organizado pelo “International Language Program“, onde as crianças assistem aulas gratuitas de idiomas de vários lugares do mundo. São várias línguas, incluindo o português, e as aulas são ministradas aos sábados, eu mesma já fui professora, aliás, foi meu primeiro emprego no Canadá.

Porém, nem tudo são flores, no dia 03.out.2016, por exemplo, vi um noticiário na CBC, principal canal de televisão no Canadá, dizendo que canadenses estão aceitam imigrantes, como imaginávamos [leia o artigo]. Eu acho extremamente preocupante esse tipo de notícia, mas por outro lado, com esse bombardeamento negativo sobre imigrantes pelo mundo, é normal as pessoas terem uma ideia inversa e não empática sobre os problemas.

Mas de maneira geral, o governo incentiva o multiculturalismo e as pessoas vivem nesse ambiente de aceitar o outro. Eu acho muito incrível!

Eles sabem da existência do Pelé

Confesso que o Pelé já foi mais famoso no Canadá, especialmente quando escrevi a primeira versão desse post em 2004. Hoje, com a internet e a divulgação de tantos craques, definitivamente, ídolos de décadas passadas, em um país que o futebol não é tão difundido, acabam ficando caindo no esquecimento.

O que os canadenses pensam do Brasil?

Assim como em todo lugar do mundo, tem pessoas que sabem bastante coisa sobre a gente, como: que falamos português, que São Paulo é uma cidade grande, que não somos só carnaval, que somos o principal país da América Latina etc. Mas, por outro lado, a grande maioria dos canadenses, ainda desconhece fatos básicos da nossa cultura e do nosso jeito de ser.

Infelizmente, a conotação sexual e sensual em relação a mulher brasileira continua firme e forte. Decerto isso é triste, pois deveríamos vender outra imagem das nossas mulheres e do nosso país mundo afora. Não precisamos vender que somos um país perfeito ou excluir qualquer coisa do nosso tropicalismo, mas só ficar colocando imagem de mulher sexualizada cansa.

Acredito que a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil ajudaram a vender um país mais bacana, com gente acolhedora, alegre e festeira. Mas ainda estamos longe de fazer um marketing decente do Brasil no exterior! E sinceramente, o governo precisa pensar nisso urgente tanto para benefício de imagem, como para atrair turistas de qualidade.

Enfim, assim como criamos estereótipos canadenses, eles também criam os nossos! Well well well…

Chip de celular no Canadá

Mais estereótipos canadenses e brasileiros…

Buenos Aires é a capital do Brasil

No começo eu achava meio esquisito as pessoas me perguntarem isso, mas no final, eu também não sei a capital de vários países do mundo, então não posso exigir que saibam o nosso.

Contudo, eu sempre brinco que pelo menos eles deveriam acertar uma cidade dentro do Brasil, como por exemplo Rio de Janeiro ou São Paulo, porque Buenos Aires fica na Argentina!!! E considerando que existe uma certa rivalidade entre o Brasil e a Argentina, dar essa gafe conosco é a mesma coisa se alguém dissesse que Washington DC é a capital do Canadá!

No Brasil se dança lambada? 

Alguns canadenses tem certeza que ainda ouvimos Sidney Magal e usamos aquelas saias esvoaçantes.

No início eu não entendia de onde vinha essa história, mas n a província do Quebec as vezes toca a música “Dançando lambada hey, dançando lambada, lá!”, lembram dessa? Nossa, acho que já faz uns 30 anos que passamos dessa fase

“Brazilian Wax” (depilação brasileira)

A primeira vez que me perguntaram sobre a tal da Brazilian Wax eu nem sabia o que era. Mas depois de um tempo, minha vizinha me explicou o que significava a tal da “Brazilian Wax“, e quando descobri que o pessoal tira tudinho, não deixando nem um pelinho para contar historia, eu arregalei meus olhinhos! kkkkk

Biquini dental-floss (fio dental)

Sempre que me perguntam sobre isso, decerto eu explico que o fio dental foi uma moda nos anos 80 e que ficou, mas obviamente nem todo mundo usa. Aliás, uma coisa é certa, nossos biquinis são menores que os canadenses. #fato

E meninos, fiquem espertos, pois eles também não estão acostumados com gente usando sunga nas praias e piscinas públicas. Os canadenses usam aquelas bermudas de praia na altura do joelho, sabe?

Conclusão

Deveria incluir muito mais coisa nessa lista, mas acho que está legal por hora.

Aliás, se você tiver mais sugestões ou alguma pergunta, manda para gente na caixa de comentários! Eu adoro saber a opinião dos leitores! 🙂

Leia também:

Razões para não morar no Canadá

Aprenda inglês online – professores no Canadá

Inglês Canadá- banner
Fale comigo pelo WhatsApp! Clique aqui.

26 comentários em “Estereótipos Canadenses | Será que tudo é verdade?”

  1. Pingback: Doors Open Toronto 2025 - Mikix

  2. Pingback: Como são os canadenses? - Mikix

  3. Pingback: Leitura: As Boas Mulheres da China - Mikix

  4. Pingback: Comportamento canadense: Que horas dizer Eu Te Amo - Mikix

  5. Olá adorei seu post, também tenho interesse em fazer intercâmbio para o Canadá, será que posso ter algumas dicas suas?

  6. Boa noite, Mirella
    Muito legal seu post!
    Quero tirar algumas dúvidas e ter como base um site ou agência que você recomenda para intercâmbio no Canadá, com informações sobre:
    – Nível de inglês; Certificados; Primeiros passos; Visto; Acomodação; Emprego; Etc
    Agradeço 🙂

  7. Adriana Moreira Fernandes

    Oi mirella. Amei seu post !! Tenho assistido alguns programas de tv e acredite me apaixonei pelo Canadá , realmente parece um lugar lindo e se não estou enganada as diferenças sociais aí parecem ser bem menores que aqui no Brasil, isso está correto ?

    1. Oi Adriana,
      É isso mesmo … a diferença social entre as pessoas é bem menor e isso é uma das coisas que mais admiro no Canadá.
      Não é um lugar perfeito, mas é mais justo e as pessoas pelo menos tem o mínimo para conseguir sobreviver.
      Abs

  8. Amei seu post. Eu já amava o Canadá e morria de vontade de conhecer. Depois de todas essas informações, amo ainda mais. rsrs
    Já tive o prazer de “conhecer” (foco nas aspas) alguns canadenses aqui onde moro, mas na época eu era mais tímido que hoje e não conhecia nada do inglês além do “I love you”, e eu não ia sair dizendo que amava o povo assim do nada, primeiro tem que rolar pelo menos uma jantarzinho kkkk (parei)… O fato, é que eram um pessoal realmente simpático, e suuuuper educados. Pelo jeito é um traço da maioria. ^^

  9. Pingback: Remembrance Day no Canada

  10. Olá Mirella! Primeiro, quero parabenizá-la pelo post e lhe pedir um favor. Eutenho o objetivo de morar no canadá, porém, nas pesquisas que tenho feito, não consigo entender algumas coisas, ou seja, procedimentos para imigrar, pois muitas informações ou são incompletas ou se contrariam com outras informações que já li. Então minha pergunta é a seguinte: quais são os primeiros passos que devo tomar para conseguir migrar para o Canadá? Uma infomação importante sobre isso é que sou casado e tenho um filho de 2 anos. Minha esposa não fala inglês. O fato dela não ser flurnte pode complicar nossa situação para conseguir?
    Desde já lhe agradeço! Deus abençoe!

    1. Oi Rogério,
      Vou ser sincera e dizer que eu estou bem por fora dos detalhes do processo de imigração, porque tem várias maneiras de vir e o processo mudou muito desde a época que me apliquei.
      O website do cic, para o processo federal, é o lugar que vc deve começar: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp
      Se precisar de recomendação de consultoria de imigração, posso indicar uma amiga que trabalha com isso e mora aqui e Toronto.
      Abs

  11. Parabéns pela iniciativa do seu site. Penso muito em me mudar para o Canadá ou EUA, para fugir deste país corrupto que é o Brasil. Existe algum noticiário sobre corrupção no Canadá ? Porque não dá para agüentar mais tanta desonestidade neste Brasil. Qual é, mais ou menos, o investimento inicial anual de uma família de 4 pessoas que se queira mudar para o Canadá?

    1. Oi Sergio,
      Minha sugestão é você acompanhar os jornais mais acessados no Canadá:
      Globe & Mail
      The Star

      E sobre o investimento inicial… eu não sei ao certo os custos associados ao processo de imigração, mas o dia-a-dia no Canadá, eu acredito que uma família viva confortávelmente, sem muito luxo, com cerca de C$4000 por mês liquido. Mas isso é algo tão relativo, pois tem gente que pode facilmente dizer que estou exagerando, enquanto outros, vão me achar louca dizendo de 4 mil não dá!.
      Eu gastava cerca de C$6000 por mês, um casal, boa casa em Oakville, saidas em restaurantes 2 x por semana e 2 carros na garagem.

      Abs

  12. rs.. algumas perguntas são bem engraçadas, mas depende se estamos em um bom dia. morei nos eua e ouvi cada coisa que resolvi levar a cabo e dizer que já tive tigre, macaco etc… tá, eu tinha 10 anos e me divertia com isso..

    1.Faz sentido acharem que Rio de Janeiro é nossa capital se ainda acham que vivemos na época da lambada.. um dia RJ foi mesmo a capital.. e convenhamos que o quarto poder (a mídia, vulgo Gobo) está lá. é praticamente capital (turística, midiática…). e sim, eu moro em brasília.

    2.Fico triste que o Brasil sempre esteja ligado a temas “sexuais”.. como brazilian wax.. mas é o que a mídia mostra 24h…

    3.dental-floss não foi uma moda passageira nos anos 80 não.. sempre que vou à praia vejo bunda bunda bunda! fico só imaginando o que o marido, o pai ou o filho pensa da pessoa de bunda de fora andando do lado deles. pelo menos em fortaleza, rio e brasília eu vejo muitas adeptas do fio dental. na verdade, faz um tempo que rolou um papo sobre fio-dental em grupos diferentes e aparentemente sou minoria das que não tem coragem de usar. agora, o biquini asa delta da época que o povo curtia uma lambada saiu de moda sim. seja lá quando ele entrou. thank god…. hehehe…

    bem.. é isso.. às vezes me revolto e às vezes me divirto..

  13. Pingback: Razões para não imigrar para o Canadá

  14. Pingback: Brasileiro atrasado... Cansei de Esteriotipos - Mikix no Mundo ... Blog de Viagem

  15. renata meneghel

    Parece que nao muda muito de pais pra pais…Aqui nos EUA os esteriotipos sao quase os mesmos…Apenas uma observacao…NUNCA um americano me perguntou ou comentou sobre futebol, muito menos Pele.

  16. Muito boa a lista. E realmente, quem disser que a capital do Brasil é Rio de Janeiro nem culparia…pior é perguntar se o Brasil não ficava perto de Honduras, como já me perguntaram uma vez.
    E as piadinhas que já fizeram comigo achando que no Brasil se fala espanhol ? Que pasa muchacha ?

    Ninguém Merece…

    Beijos

  17. Aqui em Montreal eu SEMPRE escuto lambada naquelas radio de shopping, sabe? “Chorando se foi quem um so me fez chorar…”.
    Hilario!

    Muito boa a lista Mirella! 🙂

    Q

  18. Oi Mi!
    Os canadenses parecem estar anos luz à frente de alguns americanos. Quando fiz intercâmbio na California em 1994 uma “lady” me perguntou se no Brasil tinha televisão! Fála sério! Ignorância tem limite, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando