Hoje entra no ar o projeto #australiaporbrasileiros, que vai compartilhar temas sobre vida na Austrália uma vez por mês, todo dia 15! Somos 11 brasileiros, de diferentes cidades aqui da Straya, e cada um vai dar seu ponto de vista sobre um tema em comum. Eu vou falar de Brisbane, claro!

E agora em junho, escolhemos tópico: opiniões antes e depois de me mudar para Brisbane.

O projeto principal acontece nos nossos perfis do instagram, links no final do post, mas eu também vou publicar aqui no blog Mikix também, pois é meu cantinho do coração!!! 🙂

Mudar para Brisbane

Nós em 2019

Opiniões antes e depois de me mudar para Brisbane

Eu já falei um pouquinho sobre minha visão de morar em Brisbane em pelo menos dois outros posts: Razões para morar em Brisbane e ser feliz!Como viemos morar em Brisbane. Vale a leitura para quem quiser se inteirar mais sobre o tema, e aqui tem o índice com vários posts chave da nossa vida na Austrália e Brisbane.

Na verdade, Brisbane tem um imã que sempre nos puxa para cá. Quando nos aplicamos para a imigração australia em 2003, eu nem sabia da existência de Brisbane (shame on me!). Para ser sincera, sempre pensamos que se rolasse uma mudança para Austrália, nossa futura casa seria em em Sydney, na época dessa aplicação, para quem está chegando no blog agora, nós morávamos em Ottawa, no Canadá!

Em 2006, quando viemos conhecer a Austrália pela primeira vez, aproveitamos e incluímos Brisbane no roteiro, pois o Kiko estava conversando sobre um possível doutorado e o professor que iria orientá-lo trabalhava em uma universidade daqui. Essa primeira visita foi a passeio, e pra ser sincera, achei tudo muito pacato, até porque, desde 2005, eu estava trabalhando em um projeto em Nova York e morando em Toronto (Canadá), pensa no choque cultural de sair de duas metrópoles globais e cair em uma cidade ainda provinciana.

Esse doutorado nunca aconteceu, mas em 2008, o Kiko recebeu uma proposta de emprego na Austrália e adivinha para qual cidade? Pois é… Brisbane. Então, você já entendeu que Brisbane é nossa cidade cara-metade aqui da Austrália e eu confesso que ADORO.

Brisbane de antes!

Eu e Brisbane, 2008

De 2006 para 2020 Brisbane mudou muito!

Quase irreconhecível, para dizer a verdade. A cidade não só cresceu em tamanho, número de habitantes e oportunidades, como também em mentalidade. A Brisbane de 2006 era bem retrógrada e fechada, não tinha o lado cosmopolita que encontramos hoje e que eu acho o máximo.

Apesar de todo esse crescimento, ela ainda mantem o charme e estilo de vida de cidade pequena, especialmente para aqueles que optam residir nos bairros mais afastados da city. O custo de vida, apesar de alto, é mais acessível que Sydney e Melbourne, por exemplo.

As vezes tenho vontade de experimentar morar em outras cidades da Austrália, mas a vida de Brisbane é muito boa: adoro o clima, o estilo de vida, as praias vizinhas da Gold Coast e Sunshine Coast, as pessoas que encontramos por aqui e as oportunidade. Brisbane não para de crescer e de se transformar, atualmente é a terceira maior cidade da Austrália! Uma querida… você precisa conhecer!

E se você está se pensando em mudar para Brisbane, eu não pensaria duas vezes, especialmente se tem família e busca por um bom balanço entre cidade grande e qualidade de vida.

Enchente Brisbane 2011

Australia Day em 2011, Brisbane logo depois da enchente!

 

Galera do #australiaporbrasileiros

Siga essa galera no instagram, por ordem alfabética de cidade:

Adelaide – @oiaustralia (Priscila)
Brisbane – @mikix10 (eu, Mirella)
Gold Coast – @bia__molinari (Bia)
Melbourne – @bymariholanda (Mari)
Perth – @australiadiario (Carol)
Sunshine Cost – @boraviajaraus (Igor)
Sydney – @likewanderlust (Giu)
Sydney: @houseofcabral (Marcella)
Sydney: @lianepeixoto (Liane)
Tasmânia – @imigrandsoficial (Marcelo)

 

Mais dicas de Brisbane e Austrália

7 Motivos para NÃO imigrar para Australia
Nem todo brasileiros precisam ser seu amigo
Australia Day, será que devemos celebrar?
Mudar de país e vulnerabilidade
Duas gelaterias em Brisbane … INCRÍVEIS!!!