Assim como eu, acredito que muita gente tem curiosidade de saber como funciona a quarentena em hotel na Austrália, que é obrigatória para todas pessoas que chegam de vôos internacionais e subsidiado pelo governo.

Um casal de amigos australianos que moravam em Toronto (Canadá), decidiram retornar para a Austrália e chegaram em Brisbane durante a pandêmia. Abaixo, compartilho algumas imagens, pensamentos e detalhes dos momentos que eles passaram durante o vôo e estadia.

Havia colocado algumas dessas fotos no stories do meu perfil do instagram (@mikix10) e algumas pessoas pediram para mais informações e mais detalhes, então, resolvi fazer esse post para deixar registrado. 🙂
.
.


Leia também: Lugar que gostaria de visitar na Austrália depois do COVID-19  e Nossa vida expatriada desde o ano 2000.


.
.

Austrália – Quarentena no hotel

.
A fronteira internacional da Austrália está praticamente fechada de 20 de março/2020, somente pessoas previamente autorizadas podem desembarcar no país e ao chegarem precisam ficar em quarentena no hotel por 14 dias, em acomodações designadas pelo governo.

Toda a estadia e alimentação é financiado pelo governo australiano, o que na minha opinião foi uma ótima maneira de controlar propagação do vírus, já que a maioria dos contágios na Austrália, durante o pico do covid-19, aconteceu de pessoas que chegavam de outros países (quase 63% dos casos). A auto-quarentena do início da pandemia não estava sendo cumprida adequadamente por todos e a doença continua a se espalhar localmente. [mais informações sobre a situação atual da Austrália do covid-19: clicar aqui]

Por uma mistura de sorte e estratégia do governo, a Austrália hoje está com o coronavírus controlado, obteve números baixíssimos e a vida aos poucos a vida está voltando ao normal, estado por estado, já que cada estado tem autonomia para fechar fronteiras e decidir o que fazer, claro que com apoio e direcionamento do governo federal.

Mas vamos as fotos para ilustrar como é a quarentena no hotel.
.

.

Antes e durante o vôo

.
Atenção: Todas as fotos desse posts foram tiradas pelos meus amigos, eles liberaram o uso, mas preferiram não se identificar.

O vôo que meus amigos pegaram foi de Toronto para Doha com a Air Canada e depois, de Doha para Brisbane com a Qatar Airways.

.

Em Toronto:

Abaixo o aeroporto de Toronto (YYZ – Pearson Airport) completamente vazio, eu fiquei chocada, nunca o vi dessa maneira.

Aeroporto de Toronto - coronavírus

Sacolinha com produtos básicos para auto-proteção: luva, máscara, álcool em gel etc…

Air canada - coronavírus

E uma fotinho de Toronto lá de cima para a gente ficar com saudades dessa cidade linda que ainda chamo de casa!

Vista de Toronto

.

Em Doha:

Antes de embarcar, do vôo de Doha para Brisbane, eles viram os comissários de bordo da Qatar Airways passando com o uniforme tradicional, ficaram aliviados, pois haviam lido que dentro do avião eles se vestiam de forma bem diferente… Voo Qatar airways - coronavirus

Aeroporto de Doha completamente vazio… (walking dead feelings)

Aeroporto Qatar - coronavírus

E quando eles chegaram no avião… olha como estavam os comissários de bordo estava vestido! Sinceramente, fiquei chocada com essa foto, deve dar um medo se ver em uma situação dessa, mas no fundo é para o bem e proteção de todos.

Voo Qatar airways - coronavirus

.

.


Para quem está na onda da culinária, segue algumas das minhas receitas:

Receita Tabule – salada árabe, light e deliciosa!

Receita: Bolo Mármore

Nhoque de batata da Nona Stella

Receita de Brownie Canadense: “Two Bites Brownie”


.

.

Quarentena no hotel na Austrália

.

Depois de desembarcar e finalmente chegar na Austrália, os passageiros são levados ao hotel designado da quarentena. Quem decide isso é o governo e você não tem opção de pagar mais ou menos para escolher sua acomodação.

Alguns hoteis oferecem um serviço melhor que o outro e vai de sorte, no sentido de você pegar um lugar que seja mais acolhedor e tenha opção de banho de sol, por exemplo.

Abaixo deixo as fotos do Novotel de Brisbane, um dos hoteis designados da quarentena.

.

Check-in e o quarto

Ônibus que os levou do aeroporto ao hotel

Ônibus aeroporto

Sala do check-in, todos tinha que estar de máscara o tempo todo e respeitando a distância de 1.5m um do outro.

Quarentena na Austrália - check-in no hotel

E finalmente o quarto designado para meu casal de amigos ficarem na quarentena em hotel na Austrália, bem espaçoso e limpo.

Mas pensa ficar aí dentro por 14 dias! Não é fácil… crises ansiedade, depressão e síndrome do pânico, podem ser bem mais frequentes em ambientes assim.

Quarto do hotel - quarentena na Austrália

No quarto eles também receberam um “passatempo” oferecido pela Cruz Vermelha da Austrália, um espécie de diário para relatar o dia a dia da quarentena, uma forma de relaxar, para quem gosta. Eu sempre digo que são os pequenos gestos que faz o dia ficar mais feliz!

Quarto do hotel - quarentena na Austrália

.

Refeições

No caso do Novotel, a cada 3 dias eles recebiam um cardápio com algumas opções de café da manhã, almoço e jantar. Eles tinham um horário para responder o que iriam querer e qual horário a ser servido.

Tudo isso era opcional e baseado em disponibilidade de alimento e horário.

Exemplo de um dos menus:

Cardapio do hotel

Primeiro café da manhã…not bad!Comida de hotel na quarentena

Muitos hotéis estão fazendo um serviço bem legal e outros estão deixando os hóspedes malucos devido a falta de atenção e empatia. Teve casos de pessoas ficarem mais de 12 horas sem comer, mas sempre foram exceções.

Eles disseram que não podem reclamar do Novotel, mas as vezes a comida não dava apetite! 🙂

Comida de hotel na quarentenaSempre importante lembrar que os hotéis estão oferecendo o que conseguem com o valor que o governo oferece, então, apesar de muitos hotéis serem 4 ou 5 estrelas, o serviço não corresponde com o que eles oferecem regularmente, fora dessa época maluca da pandemia.

Vale lembrar também que os “hóspedes” podem pedir comida e bebida delivery, ou receber encomendas de família e amigos, uma grande alegria para quem pode pagar ou tem essa rede de apoio, mas para quem não pode, se vira com o que é oferecido.

.

Banho de sol

No caso do Novotel, eles podiam marcar um horário todos dos dias para sair do quarto e tomar um banho de sol por alguns minutos, 10 a 30 minutos. Tudo isso acompanhando de um oficial do governo.

Banho de sol

Quarentena na Austrália

E a foto abaixo retrata meus amigos com a cara na janela do quarto, enquanto uns amigos foram dar um “oizinho” do lado de fora! Tudo muito surreal…

Quarentena na Austrália

Agora pensa no coitado desse militar tendo que ficar o dia inteiro sentado… dureza pra todo mundo!

Segurança da quarentena no hotel na Australia

.

Mensagens do governo durante a quarentena

Um dos recados que eles receberam pelo celular durante a quarentena foi cruel (risos):”…Apesar de algumas restrições estarem gradualmente sendo concedidas aos Queenslanders, isso não se aplica a você!…”. Tóin! Sensibilidade zero (risos).

Mas, um dia antes de irem embora, eles receberam um documento, tipo uma “carta de alforria”,  com isso, eles puderam finalmente sair da quarentena sãos e salvos, e seguir a vida como qualquer um de nós.

Documento para sair da quarentena

.

.

Conclusão da Quarentena no hotel na Austrália

.

Pra gente que está de fora, tudo parece um tanto quanto surreal e de certa forma “fácil”, mas viver tudo isso deve ser muito complicado, pois além de estar trancado em um ambiente pequeno e sem poder abrir a janela, você também tem receio de algum dos outros hóspedes desenvolva os sintomas e você acabe pegando o coronavírus.

Foi “interessante” acompanhar a saga desses meus amigos, mas sinceramente, eu não quero isso pra mim. Por isso, vou ficar aqui quietinha na Austrália, ou melhor, em Queensland, até o mundo se acalmar.

Mas confesso que estou super ansiosa com a situação do Brasil e rezo todos os dias pela minha família e amigos. Não está fácil acompanhar as notícias!!!!