Tabule é uma receita de salada light que adoro fazer aqui em casa, já ouviram falar? Uma mistura de trigo, tomate, cebola, pepino e ervas.

O tabule, até onde eu sei, tem origem árabe, e eu adoro esse tipo de comida. A influência que o estado de São Paulo teve com imigração de sírios, libaneses e judeus com certeza nos impactou. E na casa dos meus pais sempre tinha quibe, esfiha e outros quitutes, mesmo minha família não sendo de origem árabe ou judia, a gente aprendeu a comer essas coisas assim como feijoada, macarronada etc.

O tabule fica delicioso com quibe (frito ou de forno), queijo coalho (como na foto abaixo), com pão sírio, kafta ou qualquer carne. Veja abaixo a receita de tabule e espero que gostem!
.
Receita tabule.

Receita Tabule Árabe

.

Ingredientes:

2/3 xícaras de trigo (descansado na água pelo tempo que mostrar o pacote)
1/2 xícara de hortelã fresca picada
1 e 1/2 xícaras de salsinha fresca picada
1 tomate grande picado (sem semente e casca)
1 pepino medio picado (sem semente e casca)
2/3 xícara de cebolinha fresca
1/4 xícara de azeite
1/3 xícara de limao
Sal e pimenta a gosto

.

Modo de Fazer

Deixe o trigo descansar na água pelo tempo indicado no pacote, cada trigo é de um jeito, então fica difícil dizer exatamente como você precisa fazer essa parte.

Depois que o trigo amolecer, escorra toda a água, tem gente que faz isso usando um pano de prato limpo e espremendo, eu uso uma peneira bem fininha e vou apertando para me certificar que o trigo ficou bem sequinho.

Pique todos os outros ingredientes e misture ao trigo e tempere com o azeite, limão, sal e pimenta. Deixe a mistura descansar na geladeira por pelo menos 10 minutinhos e sirva.

.

Dica: eu geralmente faço metade dessa receita para mim e o Kiko. Você vai ver que essa receita é ótima para ser adaptada ao seu gosto e na base do olhômetro. Tem gente inclusive que não coloca o pepino, ou acrescenta mais salsinha ou sei lá… a dica é ir adaptando ao gosto da sua casa.

.

Espero que tenham gostado dessa receita de Tabule e depois me conta o que achou!

.

Mais Receitas:

Nhoque de batata da Nona Stella

Receita de Brownie Canadense: “Two Bites Brownie”

Receita de Pão Caseiro

Receita de Soupe au Pistou | França