Olá pessoal, hoje vou compartilhar com vocês a receita de Lamingtons, um bolo australiano muito famoso por aqui. Para quem nunca ouviu falar, o lamingtons é um bolo tipo esponja (como um pão de ló), coberto com calda de chocolate e empanado no coco ralado, tem gente que até coloca geléia no meio, mas prefiro sem, da maneira mais tradicional!

Estou compartilhando essa receita, pois hoje é dia do projeto #ExpatriadasPorAí e o tema de Junho/2020 é para compartilharmos uma dica de prato típico do país que moramos.

Obviamente, escolhi o Bolo Lamington, porque além de ser australiano, ele foi inventado no estado que resido, aqui em Queensland, no ano de 1900.

Segundo o Queensland Government House, o bolo lamington foi criado pelo chef do governador do estado, na época  Lord Lamington, para alimentar visitantes inesperados. E dessa história já deu para entender de onde veio o nome do bolo, né? 😉

Para se ter ideia de sua importância, desde 2006, foi instaurado o Dia Nacional de Lamington, 21 de julho, daqui um mês. Olha aí, mais um motivo para você também testar essa receita aí na sua casa.

Vamos a receita!

.
.

Receita de Lamingtons

Receita Bolo Lamingtons australia

.

Ingredientes do bolo lamingtons

.
200g  açucar

4 ovos

1 colher de chá (5ml) de extrato de vanila

200g de farinha

1 colher de chá (5ml) de fermento Baking Powder

100g manteiga derretida

.

Como fazer:

.
Pré-aqueça o forno a 170C (pode ser 180C dependendo do seu forno) e unte uma forma quadrada (23cm ou 9”) com manteiga e farinha (se preferir, pode untar com manteiga e colocar papel arroz para forrar, fica mais fácil de desenformar).

Bata o açucar, os ovos e a vanila na batedeira até ficar branquinho e cheio de bolhas (aerado).

Com uma colher de pau, acrescente metade da farinha (peneirando) e mexa levemente até incorporar, jogue o restante da farinha com o fermento e continue mexendo sem movimentos bruscos (para não tirar o ar que dá o aspecto fofinho do bolo esponja).

E por fim, adicione a manteiga derretida e incorpore tudo. Jogue a massa na forma e asse por cerca de 25~30 minutos, e faça o teste do palito para confirmar se assou por igual.

Depois de pronto deixe esfriar completamente, melhor de um dia para o outro, para ele ficar firme o suficiente para se fazer o processo da cobertura.

.

Ingredientes da cobertura:

.

50g manteiga derretida

160ml leite integral

45g chocolate em pó

290g açucar de confeiteiro (se não tiver em casa, bata no liquidificador o açucar normal que dá certo!)

Um pitada de sal

.

Modo de fazer:

.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha! Se achar necessário, coloque a mistura no microondas por 20-30 segundos para a mistura ficar homogênea. 🙂

.

Modo de fazer os quadradinhos Lamingtons

.

Ingredientes: 250g côco desitrado e a mistura de chocolate que fez acima.

Dica que dá menos trabalho: se não quiser fazer os quadradinhos, jogue metade da cobertura em cima do bolo que fica bom do mesmo jeito eheheh.

Dica de empanar: se não gostar de côco, seja criativo e use outra coisa para empanar como castanhas picadas, granulado, amêndoas trituradas etc.

.

Preparo dos quadradinhos: Quando o bolo estiver completamente frio, desenforme, tire as laterais do bolo e corte quadrados de mais ou menos 5x5cm, use régua se for perfeccionista. Banhe esses quadradinhos na calda de chocolate e então empane com o côco, use garfos para o processo da calda, mas se prepare para uma baguncinha. 🙂

E prontinho! É só servir…

Dica, se quiser treinar inglês e seguir a receita em vídeo, recomendo esse aqui. .

Receita Bolo Lamingtons australia

..

Conheça as #ExpatriadasPorAi

Aproveite para conferir a receitas das outras meninas, sempre no perfil do instagram, mas coloquei o link do blog também, porque vale a pena segui-las:

Camila, Inglaterra – @camilalatorreblog | Camila Latorre

Claudia, Portugal – @as_passeadeiras | As Passeadeiras

Deb, Itália – @segredosdaitalia

Livi, Canadá – @livi_souza | Baianos no Pólo Norte

Mari, Estados Unidos – @ideiasnamala | Idéias na Mala

Mel, México – @viviendoxmexico | Viviendo em el México

Mirella, Austrália –  @mikix10 | Mikix no Mundo (euzinha)

Natália, França – @destinoprovence | Destino Provence

Patti, Singapura – @patti.neves | Tripping Unicorn

Vivi, Espanha – @viajecomvivi | Viaje com Vivi

Adri, Alemanha – @likeanewhomeblog | Like a New Home

.

Curtiram? Aproveitem e confiram mais receitas da Mirellita Mestre Cuca (risos):

.

Por favor, usem os links abaixo para fazer suas próximas reservas!!! Nos ajuda tanto e você não paga nadica a mais por isso.