Hoje é Primeiro Julho, dia que comemoramos o Canada Day e momento que o orgulho de ser canadense aflora com mais intensidade. Uma coisa é certa, eu sou muito feliz e grata de ter escolhido o Canadá para viver e crescer como pessoa adulta. A cultura canadense mudou muito minha perspectiva de ver o mundo para melhor.

Historicamente, primeiro de julho de 1967, foi a data que quatro províncias (Ontario, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia) se uniram, elaboraram um plano e junto com a Grã-Bretanha, sob o reinado da Rainha Victoria, definiram que o Canadá seria uma nação independente e não mais uma colônia britânica.

Claro que há controvérsias sob essa “ex-colônia”, já que por muitos anos o Canadá ainda tinha (e tem) laços muito fortes com o Reino Unido… mas isso é assunto para outro post!

 



 

Canada Day

 

Ser canadense para mim é mais que uma escolha, é um estilo de vida. Ser canadense é ser educado, é pensar no outro, é querer um mundo mais igualitário, é entender o multiculturalismo de forma benéfica, é compreender problemas sociais, é ver a diversidade como união, é querer um sistema de saúde universal e é ver a comunidade como algo maior que o indivíduo.

Sim, tudo isso faz você acreditar que o país é perfeito e que tudo funciona perfeitamente bem, mas não é bem assim. O Canadá tem muitos problemas, vários assuntos mal resolvidos e muito que melhorar, mas quando olho para o “meu Canadá”, especialmente agora que estou longe (de novo), vejo um país que está com amadurecendo e se moldando para o futuro, com ideais que admiro e um lugar que sempre quero voltar (apesar do frio).

Tenho muito orgulho de ser canadense, de ter um passaporte canadense, de poder votar pelos líderes que acredito e de falar “aboot” ao invés de “about”! (risos)

Para ser sincera, a única coisa que realmente sou engasgada com o Canadá é ter a Rainha da Inglaterra como Rainha do Canadá, tipo… nada a ver!!! Nada contra a Tia Beth, mas já passou da hora dela ser só um reino amigo e não um reino unido com o Canadá, mas esse também é assunto para outro post!

Enfim…Happy Canada Day para mim, para você e para todos que celebram o Canadá!!!