Em fevereiro tivemos uma “surpresinha” do governo canadense e pelo que tudo indica, o Programa Estudo e Trabalho no Canadá para estudantes de intercâmbio internacional, vai chegar ao fim!!!

Como tem muita gente tentando entender o que está acontecendo, preparei esse post que explica a situação atual e um pouquinho do que talvez acontecerá nos próximos meses, mas infelizmente, não dá pra ser 100% precisa, pois ainda falta o “martelo final” do governo.

No final do post, tem até alguns preços desse programa para os interessados, pois como vocês sabem, eu trabalho como agente de intercâmbio, né? 🙂

Qual a situação atual do Programa Estudo e Trabalho no Canadá

O programa trabalho e estudo ainda ainda em vigor, mas pelo que tudo indica, ele será cancelado na metade deste ano para os estudantes de intercâmbio internacional. O setor canadense de imigração está lançando uma nova proposta sobre vistos e permissões de trabalho e é esperado que as escolas de inglês não tenham mais permissão de oferecer esse programa, esse privilegio de trabalhar 20 horas por semana, será concedido aos estudantes de College e Universidade. [Artigo oficial do governo do dia 12/Fev/2014, pode ser encontrado nesse link]

Dessa forma, a recomendação das escolas para pessoas que tenham interesse nesse programa, é que efetuem a matrícula até final de abril de 2014, para que o visto de trabalho e estudo (Sw-1) seja aprovado antes de Junho, o início das aulas poderá acontecer em qualquer período de 2014.

Apesar de não estar tudo 100% definido, há indicativos, diante dos anúncios oficiais do governo, disso realmente se concretizar. Em Junho teremos uma resposta mais concreta sobre o caso, mas pode ser tarde para aqueles que tenham interesse de se inscrever no programa. Por isso, não pode bobear!

Entenda o programa Estudo e Trabalho no Canadá

Nesse post vou me limitar a explicar sobre o Programa Estudo e Trabalho REMUNERADO no Canadá, ok? Então, não vou falar sobre programa de estágios na sua área profissional para não confundir tudo 🙂

Como funciona o programa:

  • 1a parte: 50% do programa deverá ser de estudos em sala de aula.
  • 2a parte: 50% restante do programa deverá ser de trabalho, ou estágio como eles preferem nomear.

Tipos do Programa:

  • self-placement= onde você encontra seu próprio estagio, podendo “escolher” o trabalho que quiser. Algumas escolas oferecem somente essa opção.
  • full placement= a escola te apresentará de 3 a 5 empregadores para entrevistas. Você terá a garantia das entrevistas, mas não do emprego, já que quem tem que passar na entrevista é você 🙂 . A escola não garantirá as entrevistas se o aluno não atingir o nível mínimo de inglês requerido, geralmente nível avançado*.

* Os testes de inglês são feitos nas próprias escolas todos os meses.

Considerações e pré-requisitos:

  • Ter mais de 18 anos
  • Estudar no mínino 12 semanas
  • Ter nível de inglês intermediario-avançado (no mínimo)
  • Estar motivado para trabalhar em funções para iniciantes
  • Não é permitido trabalhar e estudar ao mesmo tempo

É bom saber:

  • As escolas não podem garantir que você será contrado, já que a decisão final é do empregador e não da escola. Devido a algumas mudanças do programa Study & Work em 2013, as escolas supervisionarão os estudantes na fase do trabalho mais de perto e o desempenho será reportado ao Languages Canada.
  • Nos primeiros meses (de 12 a 24 semanas) os estudantes terão aulas por até 30 horas semanais. Essas aulas somarão uma quantidade de horas, e esse mesmo número de horas estudadas, poderão ser posteriormente usadas para o número de horas trabalhadas…
  • Algumas escolas tem aulas específicas, como por exemplo:  aulas para elaboração do currículo (resume em inglês), aulas de como se portar em entrevistas, aulas de inglês para negócios e também ajuda a adquirir o SIN card, o cartão do trabalhador (o CPF canadense). De novo, essas aulas não garantem emprego, mas darão direcionamento para você conseguir o mesmo por si só – Vale lembrar que muitas escolas só oferecem essas “aulas” para quem opta pelo “full placement”, que obviamente é mais caro que o “self-placement”.
  • O salário mínimo garantido por lei canadense para estudantes é de CAD 9,60 por hora trabalhada, a partir de Junho será aumentado para C$10,30 (Consulte aqui)… Faça as contas, se você trabalhar 20 horas por semana, vai ganhar no final do mês: CAD 824,00 ninguém vai ficar milionário, mas ajuda com parte das despesas da viagem.
  • Para ser realista, os empregos do programa “trabalho remunerado”, quase 100% das vezes não acontece na sua area de trabalho. É bom ter em mente que você trabalhará em emprego que denominamos de “entry level ou survival jobs”; em cafeterias, fast food, lojas de souvenir etc.”

Quanto custa o Programa Estudo e Trabalho no Canadá

Pois é… a explicação é muito linda, mas você deve estar se perguntando: “Gostei, mas quanto custa a “brincadeira”?”. Eu tenho parceria com algumas escolas, e a melhor oferta desse mês é:

Escola em Toronto, Ottawa, Montreal ou Vancouver
Carga Horária:30 aulas semanais (4.5 horas por dia)
Duração do Curso: 24 semanas (50% estudo + 50% trabalho)
* Incluido no preço: matrícula + aulas + taxa do programa de trabalho self-placement
Valor: C$2,570 (dolares canadenses)

*Não inclui no preço: material, acomodação, seguro saúde, visto, passagem area, transfer do aeroporto e gastos do dia-a-dia.

Gostou? Fale com a gente: Mikix Intercambio