Devo confessar que 2009 não foi o melhor ano que já tivemos… eu particularmente não posso reclamar (Graças a Deus!), mas a crise atrapalhou bastante: bastante gente perdeu dinheiro de investimento, alguns perderam emprego, outros se feriram no mercado imobiliario e por aí vai… se bem que outros se beneficiaram dessa época instável…
Mas o importante é tocar a vida…. e meu ano foi assim…
Janeiro:
Depois de passar as festas no Brasil e aproveitar a família e amigos, retornamos ao friozinho do Canada… cheio de planos para 2009, que seria um ano muito especial pra gente, pois estariamos comemorando 10 ano de casados, e muitas viagens deveriam acontecer (claro!).
O Kikão completou seus 36 aninhos, e mesmo com uma nevasca do inferno, os amigos comemoraram com a gente! Muito legal!
E em Janeiro fomos para Nova York… escontramos com a Nathalie (amiga do Brasil) e outros amigos da época em que trabalhamos em Long Island (escrevi sobre os passeios aqui, aqui, aqui e aqui).
Fevereiro:
Como já era de se esperar eu comecei com a crise do que eu quero ser quando crescer (risos)… apesar de adorar ficar em casa e cuidar do Kikão, isso já não fazia mais sentido, pois estavamos completamente estabelcidos no Canada, eu não era mais acompanhante de marido que trabalha no exterior (como foi o caso na Europa e depois na Australia)… eu tinha que voltar a dar um jeito na minha vida profissional. E foi quando comecei a pesquisar curso de turismo…
Nesse meio tempo, minha mãe veio passar férias com a gente e comemoramos juntos seu 60 aninhos, com direito um final de semana prolongado em Las Vegas e (II) South Grand Canyon… foi tão legal!!!
Março
Depois de pesquisar algumas escolas de turismo, finalmente decidi curso o IIT, recomendado também pela Deise. E foi assim que comecei a entrar nessa area… aquela de unir o que você ama com profissão.
O engraçado é que nessa época do ano, final de inverno, eu sempre começo a ficar de saco cheio e aquelas duvidas de ficar ou não no Canada aumentam… aquela novelinha dramatica de sempre 🙂
Abril
Eu nem acredito que de ultima hora, deu certo de irmos para Islandia no feriado da Pascoa… Foi uma viagem incrivel!!! Amamos… (leiam os posts – e por causa deles, o Riq Freire acabou até colocando o Mikix no Estadão).
Maio
Eis que nesse mês surgiu a tal da Gripe Suina… foi um pandemonio no Canada e nos EUA, pois todo mundo ficou com medo que essa seria a grande gripe que há anos todos estavam esperando… e no final, foi tudo tranquilo.
Até a gente acabou ficando com medo e deixamos de ir a Memphis em homenagem ao pai do Kiko…
A Julia fez 5 anos e o Murilo 6 aninhos… meus sobrinhos estão crescendo…
Junho
Comemoramos um ano de volta real ao Canada, o legal disso é poder estar perto das amizades que temos aqui… nossos amigos são muito especiais e são os que nos fazem pensar 100 vezes antes de ir embora novamente (risos!).
O Ian comemorou 5 aninhos… o tempo passa.
Nossa… tinha quase esquecido que o Michael Jackson morreu nesse mês! Foi um choque… mas c´est la vie!
Nesse mês também consegui um estágio em uma agencia de turismo…
8 Comentários
O ano foi agitado, mas o importante é que no geral foram boas as notícias.
E a vida segue...
Puxa, essa retrospectiva mexeu comigo.!
Assim tudo documentado, me situou mesmo...
Parece que foi ontem que voce foi pra Islândia, Mirella.
O que posso constatar é que o tempo voou. Mas graças a Deus
com todos os problemas sobrevivemos e muito bem!!!
Que seja sempre assim. Que saibamos desenvolver sempre nossa capacidade de sobrevivência e superação aconteça o que acontecer!
Grande beijo.
Ah!!!
Detalhe importante: na companhia do seu blog os problemas
se amenizaram muito.
Brigadão por repartir tantas fotos e experiências legais!!!
Viajei e sonhei muito. Voce é incansável!!! Me diverti demaaais!
Beijão
boa ideia fazer um retrospectiva, Mirella
Olá Mirella... acompanho seu blog já tem um boooom tempo, mas acho que nunca comentei.
Tenho um grande sonho de imigrar para o canadá (ou austrália), para cursar um mestrado (estou encerrando minha graduação em veterinária)... ou, se ficar muito difícil $$, ao menos ir e passar um mês ou semestre (sempre dentro da legalidade... pois pretendo voltar) melhorando meu inglês, que apesar de ser bom, acredito que quando chegar na hora do "vamo vê" mesmo, vou ver que preciso de muuuuito mais prática. Assim como tenho interesse em passar esse tempo fazendo trabalho temporário, para baratear os custos da viagem, e até mesmo conseguindo contatos na minha área de interesse (Med. Veterinária).
Agora vem a parte de leitor chato... hehhehehe:
1) Você conhece alguma coisa nessa área no canadá (ou até mesmo na austrália)?
Nao entendo nadinha dessa area.
2) Sabe se existe alguma forma de imigrar por um semestre, sem ser por essas agências de turismo/trabalho? Existe esse "mini-visto", que dê permissão para trabalhar, por esse período de tempo? Ou para trabalhar teria que conseguir um visto de trabalho mesmo?
Ate onde eu sei nao existe esse mini-visto e visto de trabalho, normalmente acontece se uma empresa de der sponsor.
O que vcpode tentar eh ir parapaises que aceitam estudo+trabalho... a Irlanda eh uma opcao interessante.
3) Quanto é necessário para a documentação e tudo? ( pergunta velha, chata e batida... mas responde aí, vai?! =] )
Nossa... para vc ter uma ideia, eu passei pelo processo de imigracao há mais de 9 anos... nao me lembro o quanto gastamos. Eh melhor verificar em blogs que acabaram de passar por isso, pois por mais que eu lembrasse a informacao estaria defasada.
Veja aqui: https://services3.cic.gc.ca/efee/efee.do?lang=en
4) Conhece alguém que imigrou com o propósito de continuar estudos, como mestrado ou doutorado, e se deu bem? E alguém que se deu mal?
As pessoas que eu conheco, normalmente fizeram o mestrado/doutorado/sanduiche e retornaram, os que ficaram eh porque conseguiram extensao no trabalho junto a universidade. Principalmente o pessoal da area de biologicas... mas de novo, essa nao eh minha area.
5) Sinceramente, você acha que vale a pena esse tipo de investimento? (Eu acredito cegamente que valha, mas tenho medo de estar me iludindo ou algo parecido).
Sem duvida vale a pena, nem que seja para passar somente 1 mes estudando ingles. A experiencia no exterior eh muito gratificante para os que estao dispostos a enfrentar as dificuldades e as alegrias.
Eu recomendo para todos... seja ela grande ou pequena, eu sempre recomendo no minimo 3 meses :)
Sucesso e Boa sorte com suas decisoes!
;)
Mirella
Por enquanto isso é tudo... acho que tenho 32904832 outras perguntas, mas pro primeiro contato, acredito que já estou enchendo o saco demaaais =x
Agradeço muito desde já e estarei conferindo seu blog a cada 10 minutos para ver se respondeu! heheheh
Nossa Mi, que agitação! E ainda está no meio do ano! Hahahaha!
É claro que topo ser entrevistada no Entrevistando Expatriados! Vou adorar!
Beijo grande e boas festas!
Oi Mirella,
Moro em Oakville e acompanho teu blog como referência pra passeios, restaurantes, ideias de viagem e lugares pra conhecer, parabéns pelo teu empenho aqui, muito legal!
Vi neste post que você fez o curso do IIT, tenho interesse em fazer um curso de turismo e estou pesquisando escolas aqui em TO. Você recomenda o instituto? Valeu a pena? Se puder me dar um feedback vai ser fantástico pra me ajudar a decidir :)
Um abraço
Priscila
Oi Priscilla, Tudo bem?
Ach que te respondi por e-mail, né? Segue abaixo o que escrevi, caso alguém precise no futuro:
Eu gostei sim do curso, fiz na escola de Mississauga, nem sei se ainda existe.
Peguei a dica com a Deise, conhece?
Eu tive aula com o Arto que me abriu as postas de um estagio legal pra fazer... assim, não é um super college, mas se você já é formada e quer trabalhar nessa área, pode ser uma boa sim :)
Abs,
Mirella