Pra quem nos acompanha no instagram, facebook e twitter provavelmente ficou sabendo que em abril fizemos uma viagem pela Europa de férias. Foi uma loucura de 9 dias rodando por 4 países, mas valeu a pena!!!! Conhecemos novos lugares, incluímos um país na listinha, revisitamos cidades queridas e participamos do aniversário de 40 anos de uma amiga… Uma viagem bombril (1001 utilidade) ….
Estou contando sobre essa viagem em detalhes no blog viajoteca, e o roteiro que fizemos foi esse aqui: Roteiro pela Europa: 9 dias e quatro países … Devo estar maluca (nesse link também tem as dicas dos hoteis que ficamos).
Compramos as passagens chegando por Frankfurt e retornando por Amsterdam e não tinha a menor ideia do que ia fazer no meio, são tantos caminhos que poderíamos ter seguido que no final nosso mapinha ficou assim:
A grande surpresa dessa viagem foi o vale do Reno e Mosel na Alemanha. Juro que não tinha ideia que seria tão especial… Imagine um lugar de conto de fadas, mas onde pessoas vivem. São tantos castelos ao longo do rio que a gente acha que é de mentira… mas quando pensamos na história medieval, logo lembramos que o bicho pegou por ali, e hoje, tudo se transformou em um cenário romântico, tranquilo e o melhor, cheio de vinícolas onde a principal uva é o Riesling… Estava no paraíso e queria ter ficado por lá mais uns 3 dias e não somente dois dias e meio como nosso roteiro permitia 🙂
Aí seguimos pra Luxemburgo (o novo país da listinha) com uma paradinha em Trier, a primeira cidade da Alemanha (resquícios da época romana). O que me levou pra lá foi o fato do meu ídolo da universidade ter nascido por aquelas bandas, conhecem o Karl Marx, pois é, o próprio. Hoje, a casa que ele nasceu é um museu que conta sua história pessoal, política e filosófica… mas apesar dele, a cidade é muito gracinha, especialmente a catedral! (Tem também a Porta Nigra de origem romana, mas aí isso vai virar um post 🙂 )
Luxemburgo foi outra grande surpresa na nossa viagem, já tinha lido em vários blogs que a cidade/país era sem graça, isso e aquilo, mas nós adoramos (ainda bem que ouvi os conselhos da Mari). Achamos a cidade muito bem cuidada, a parte alta e a parte baixa são bem distintas, mas ao mesmo tempo se completam e a historia por trás do ducado ter permanecido um país, também é interessante. Sem contar que comemos muito bem! E pra quem não sabe, há muitos portugueses por lá, mas muitos mesmo 🙂
No caminho para Amsterdam, fizemos um pit-stop em Ghent, a cidade que mais gostamos da Bélgica quando a visitamos em 2004… Foi um pouco estranho voltar lá e não encontrar o que estávamos procurando, pois metade da cidade estava em construção e não agradou, mas do resto, eu continuo curtindo mais Ghent que Bruges, pois ela é viva, jovem e tão linda quanto … Sem contar que lá é onde se compra a melhor mostarda do mundo (e olha que nem vou comentar das cervejas, chocolates, waffles e afins) 🙂
E então chegamos em Amsterdam, nossa cidade do coraçāo na Europa. Pra quem não sabe, em 2007 tivemos a oportunidade de morar lá por 5 meses e foi um experiência inesquecível. Além de rever a cidade e sentir toda aquela nostálgia de passar pelo apartamento que moramos, as ruas que sempre passávamos, a chocolateria delicia e tudo mais …. Ainda tivemos a sorte de estar visitar o país na época das tulipas, dessa forma conhecemos também o Jardim de Keukenhof que há anos sonhava em explorar. E como se não bastasse, ainda celebramos o aniversário da Natalie duante 3 dias, e comemoramos com topo país o aniversário do Rei da Holanda, o Koningsdag, talvez a maior celebração popular de Amsterdam!!!
E foi assim… adoro viajar pela Europa e já estou pronta pra próxima 🙂
16 Comentários
nossa luxemburgo sem graca? nao acredito q alguem tenha falado isso! pois achei incrivel, lindissima!!! adorei as fotos q vc postou da alemanha, Mi! conto de fadas mesmo!
Helo, pois é menina... eu tb adorei Luxemburgo, já li várias pessoas que disseram que LUX é sem graça, estava até ressabiada de ir, você e a Mari que me animaram.
Adorei e quero um dia voltar :)
bjão
Nooossa!!
Mirelitta, que sonho! Obrigada por repartir. Vindo de voce, é como se estivessemos lá. Que lugares lindos!
Beijo grande, amei!!!
Você sempre com palavras lindas!!! Amei essa viagem Livia...
Super recomendo :)
bjnao
Adorei o post! Irei para a Europa em 2015 e farei um roteiro parecido. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjss.
Oi Lucia,
Eu costumo comprar com o pessoal do World Nomads: http://bit.ly/1sBT6iW, mas se você não fala inglês, o pessoal da Mondial está fazendo um bom trabalho: http://bit.ly/1kLPnif.
Espero ter ajudado.
Abs
Oi Mirella, muitos boas suas dicas. Obrigado! Uma dúvida, vocês fizeram essa viagem de carro ou de trem? Abs. Renato
OI renato,
Fizemos de carro...
Abs
Olá Mirella, seu post foi um achado pra mim que estou pensando fazer o mesmo roteiro. Infelizmente morro de medo em dirigir fora do Brasil, por incrível que pareça, sei que nossas estradas estão longe de se parecer com as da europa, rs. Poderia me dar um dica sainda de trem ou onibus??? chegarei em Frankfurt e farei praticamente o mesmo roteiro
muito obrigado e grande abraço
Oi Guilherme, Tudo bem?
O bom da Europa é que a gente pode escolher como viajar ... carro para uns, trem para outros e assim por diante.
Como você viu, eu fiz essa viagem de carro, mas tem dois posts que recomendo:
http://www.viajoteca.com/onibus-dentro-da-alemanha/
http://www.viajoteca.com/passes-baratos-para-viajar-de-trem-pela-alemanha/
Boa viagem...
abs
Ola!
Tudo bom?
Estou pensando em fazer uma viagem parecida com a sua em janeiro, porem e frio ne?! Rs...
Como voces calcularam os pedagios e gasolina?
Obrigada,
Carolina
Oi Ana,
Puxa... não lembro de ter calculado os pedagios e gasolina, mas lembro que não foram algo que nos impressionou.... em várias estradas não se paga nadinha, somente nas estradas grandonas.
Abs
Mirella, como é morar no Canada, estou querendo mudar ano que vem para aí, e tem trabalho para imigrante, é facil alugar casa?
Vc recomendaria fazer esse roteiro com duas crianças, uma de 04 e outra de 2 anos ?
Estamos pensando em ir em março ou abril.
Obrigado
Oi Cleber, Tudo bem?
Eu não lembro de ter visto muito parquinhos (playground) pelo caminho, mas se vocês inventarem histórias dos castelos com principes e princesas e essas coisas, acho que seria uma viagem bem legal. O ritmo foi bem tranquilo.
Abs
Oi Mirella, estou pensando em fazer essa rota q vc fez..
Comecei a pesquisar hj e achei ótima as tuas dicas.
Só q estou um pouco insegura, pois temos 2 filhos. Uma de 8 anos e o outro de 1 ano e meio.. Pretendo ir ano q vem e a duração seria entre 15 e 20 dias.
Tens algum conselho pra mim?
Te agradeço.