Uma das perguntas que as pessoas estão me fazendo na caixa de comentários é a respeito de como mandar dinheiro do Brasil para o Canadá.

Essas dicas são úteis para estudantes que vêm estudar no Canadá, para recém-imigrantes e também para pessoas que já residem a bastante tempo fora e precisam mandar dinheiro para/do Brasil para/do Canadá.

Nesse post dou opções de uso de cartão pré-pago recarregável, transferência de dinheiro sem precisar de conta bancária e o transferwise, esse último é meu novo queridinho.

Dinheiro canadense

Dinheiro canadense … Foto: Rick

Como mandar dinheiro do Brasil para o Canadá

1) Cartão pré-pago

Visa TravelMoney (VTM): [website] é um cartão pré-pago internacional carregado em moeda estrangeira (geralmente dolar americano ou euro) que pode ser recarregado quando precisar. Pode ser usado em estabelecimentos que aceitam os cartões Visa ou para fazer saques em moeda local, nos caixas eletrônicos da rede Visa/Plus (ATMs).
A dica é sempre verificar se o banco que irá emiti-lo pode colocar seu nome impresso no cartão e se terá chip, pois assim evita problemas que alguns brasileiros estão tendo com o VTM. Outra dica é se optar pelo pagamento em débito (debit) nas maquininhas e der erro, selecione crédito (credit) que deve passar sem problema.
A recarga máxima é de US$3000, e tem uma taxa de $50 a cada recarga.

Cash Passport: [website] Outra opção nesse mesmo perfil, algumas famílias que conheço tem usado e gostado muito, até para ser a forma de mandar dinheiro para os filhos que estão estudando no Canadá.

Você pode comprar em algumas casas de câmbio e depois recarregar ao longo da viagem. Me passaram a dica de ligar para operadoras em São Paulo para cotação e depois, quando for recarregar, pedir para eles cobrirem.

Tem em várias moedas, inclusive dolar canadense.

Pagamento via débito e crédito no Canadá AMEX Global Travel Card: [website] Possui os mesmo benefícios do VTM e Cash Passport, basta pesquisar com seu banco qual oferece melhor oferta.
PS: em alguns países o Amex não é aceito em todos os estabelecimentos. Aqui no Canadá os cartões AMEX são bem aceitos, mas nem em todos os lugares, isso pode ser um problema.

2) Transferência de dinheiro sem precisar de conta bancária

Brazil Remittance: [website] empresa brasileira em Toronto há muitos anos no mercado, especializada em mandar dinheiro do Brasil para o Canada ou vice-versa A pessoa que está no Brasil disponibiliza o valor, escolhe um dos locais para o beneficiário retirar e pronto. A vantagem é que o beneficiário não precisa ter conta no banco para retirar.

Western Union: [website] funciona mais ou menos como a remessa expressa. A pessoa no Brasil disponibiliza o dinheiro e o beneficiário pode retirar a quantia em qualquer agência Western Union do mundo.

3) Abrir uma conta bancaria no Canadá

Caso a pessoa venha passar um tempo maior no Canadá, ter uma conta bancária é indicado, e acredite se quiser, é muito fácil abrir uma conta aqui. Alguns bancos oferecem programas especiais para estudantes sem pagamento de taxa mensal …

Nesse caso, basta fazer transferência internacional que nem sempre é a coisa mais prática do mundo em se tratando de Brasil, mas funciona muito bem ou usar o transferwise (ver abaixo).

Principais bancos canadenses: Scotiabank, TD, RBC, BMO e CIBC.

4) Transferwise 

Desde que o HSBC encerrou operação no Brasil, minha forma favorita de mandar dinheiro para o Brasil ou vice-versa, vem sendo o transferwise. Fizemos o teste algumas vezes e a cotação é sempre melhor que mandar de banco para banco, o processo é transparente e bem simples.

Basta criar seu usuário usando esse link e prontinho.

============================================

E você, já teve alguma experiência (positiva ou negativa) para dividir com a gente??? Conte-nos na caixa de comentário 🙂

PS: para esse post, gostaria de agradecer o apoio de algumas amigas que mandaram dicas, são elas: Livi S. (blog Baianos no Polo Norte), Andrea L., Cidinha Maria F., Maris Estela, Ivete Matricardi P., Ana O., Lis M. (blog Relatos Aleatorios) e Melina S.. Valeu meninas!!!!

Gostou desse post, recomendamos também:
Guia: “Made in Canada” (conheça produtos, bebidas, restaurantes de origem canadense)
Intercâmbio no Canadá? O que você precisa saber antes de chegar…
Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão?
Todas as dicas do Canadá do Mikix