Intercâmbio em Família no Canadá

Já pensou em organizar umas férias diferente e levar toda a “tropa” para um intercâmbio em família no Canadá?

Essa prática de pais e filhos estudarem inglês no exterior vem crescendo muito nos últimos anos e tenho certeza que sua família também adoraria essa experiência.

Uma alternativa muito bacana das crianças, jovens e adultos vivenciarem uma nova cultura e em um país incrível!!!! Mais abaixo aponto algumas vantagens e desvantagens desse tipo de intercâmbio em família e dicas de como tirar essa ideia do papel!

Deixa eu aproveitar para fazer a propaganda do meu trabalho! 🙂 Há vários anos, além dos programas gerais de intercâmbio, estou ajudando famílias a embarcarem nessa aventura. Represento duas escolas em Vancouver que oferecem esses programas durante todo o ano para famílias com crianças acima de 6 anos – fala comigo!

Intercâmbio em Família no Canadá

 


Ainda não está pronto/a para encarar um intercâmbio presencial?
Então, que tal estudar inglês online “diretamente” do Canadá? Leia abaixo mais detalhes sobre:

Intercâmbio online para adultos

Intercâmbio online para crianças


Intercâmbio em família no Canadá

Nesse caso vou falar sobre de duas escolas que trabalho em Vancouver que oferecem esse tipo de programa, pois tenho vivência e avaliações de famílias que já foram!

Vantagens:

  • Aulas de inglês para toda a família, na mesma escola e no mesmo horário. Sendo assim, se as crianças precisarem de qualquer assistência dos pais, em alguns passos tudo se resolve. Caso os pais já tenham inglês fluente, podemos organizar cursos corporativos para um maior desafio.
  • Aulas de inglês para crianças entre 5 a 14 anos. Os programas para as crianças são divididos por faixa etária e não por nível de inglês, facilitando assim o aprendizado e o interesse. Para os adolescentes acima de 13 ou 14 anos, dependendo da maturidade, do nível de inglês e do número de estudantes dessa faixa etária, as escolas recomendam que as aulas sejam feitas na turma dos adultos.
  • Matrículas a partir de 2 semanas. Há um prazo mínimo de matrículas, mas você pode estender por quantas semanas quiser. Sem dúvida, quanto mais tempo puder ficar, maior o aprendizado e mais chance de destravar a língua!
  • Teste de nivelação para adultos. Diferentemente das crianças, os adultos fazem um teste escrito e oral no primeiro dia de aula para determinar o nível de inglês e assim, ser indicado para a turma mais adequada.
  • Viver e entender a cultura canadense. Eu sou suspeita para falar do Canadá, pois moro a mais de 20 anos no país, mas ter a chance de conhecer um pouco mais do “jeitinho” canadense é uma experiência e tanto!
  • Oportunidade de conhecer famílias de outras nacionalidades. Talvez uma das maiores experiências de um intercâmbio cultural seja a oportunidade de conhecer pessoas de outros lugares do mundo. Uma viagem multicultural, mas em um só lugar.
  • Ninguém precisa ficar longe e com saudade. A separação entre os membros da família, talvez seja um dos principais desafios enfrentados quando somente uma pessoa vai estudar fora. Com o intercâmbio em família, todo mundo continua unido. Mas também já trabalhei com várias famílias onde foi somente a mãe ou o pai e a(s) criança(s).
  • Conhecer Vancouver como local. Uma coisa é viajar para um destino, outra coisa é viver na cidade por algumas semanas… e vai por mim, Vancouver é um lugar incrível, lindo e super acolhedor!!!
  • As crianças aprendem brincando! A metodologia das aulas para as crianças é bastante lúdica, então elas aprendem o novo idioma de forma prazeirosa e natural! E se prepare, pois as crianças costumam se desenvolver no inglês muito mais rápido que os adultos!

Possíveis Desvantagens:

  • Exige um investimento alto! Qualquer experiência sempre tem um custo envolvido e nesse caso, quanto maior o número de pessoas, maior o gasto. Contudo, não é um sonho impossível, um intercâmbio em família no Canadá para 4 semanas, por exemplo, custa quase a mesma coisa que uma viagem para a Disney de15 ou 20 dias! Então, pode ser uma ótima maneira de alternar os passeios.
  • Medo de novidades! Para crianças muito tímidas, o processo do aprendizado da lingua pode ser mais lento durante a primeira semana, pois leva-se mais tempo para ela se sentir confortável, por outro lado, crianças extrovertidas costumam se encaixar rapidinho.
  • Estudos nas férias. A criançada pode até reclamar um pouco em ter que estudar nas férias, mas com certezas as brincadeiras e a interação com outras crianças vai valer a pena o esforço!
Vancouver

Vancouver


Leia o relato completo do intercâmbio familiar da Maristela


Acomodação para Intercâmbio em família

Uma das principais dúvidas sobre o intercâmbio em família no Canadá é a respeito da acomodação. Indo direto ao ponto, na minha opinião, a melhor forma de ter uma experiência positiva é alugando um apartamento ou casa mobiliada, seja ela no Booking, no AirBnB ou em empresas especializadas em imóveis de temporada.

Tem gente que me pergunta sobre casa de família (homestay), uma prática muito comum entre os estudantes que vão sozinhos. Eu acredito que quando somente duas apenas da família está indo, essa até pode dar certo. Mas quando vai mais gente, a falta de privacidade e as regras da homestay pode incomodar.

Trabalho com algumas empresas de apartamentos mobiliados (em Toronto e em Vancouver), então posso auxiliar com esse processo também. Mas alguns dos meus clientes, preferem procurar apartamento por conta própria via AirBnB, o que também funciona!

Intercâmbio familiar quanto custa?

PS: Todos os valores abaixo então em dolares canadenses.

Um curso de inglês para adultos e crianças custa entre C$800 a C$1500 por pessoa para 4 semanas. O preço do curso varia dependendo da escola, do número de horas e promoções vigentes.

Acomodação em Vancouver e Toronto em um apartamento de dois quartos, para uma família se hospedar confortavelmente, pode custar entre de C$3.000 a C$7.000 por um mês. O valor final depende do tamanho, localização e infraestrutura do local. Opções muito mais baratas que isso, melhor verificar direitinho as entrelinhas.

Alugar apartamento em empresas fora do AirBnB é comum ter um valor calção entre $300 a $500 para limpeza final e eventuais problemas, o valor que sobrar é retornado no cartão de crédito depois de alguns dias do check-out.

O seguro saúde é obrigatório para estudantes de inglês no Canadá, você pode fazer uma cotação com a Seguros Promo ou comprar seguro saúde para estudantes que geralmente possui uma cobertura maior.

Gastos do dia a dia depende muito do estilo de vida de cada família; se você se hospedar perto da escola, vai economizar com o transporte público durante a semana. Pense em um custo entre C$400 a C$1,200 por pessoa, dependendo do tipo de luxo que quiser, comida que comprar e passeios que for fazer.

Visto e passagem aérea também devem ser contabilizados.

Atualmente trabalho com 2 escolas em Vancouver que tem esse programa de intercâmbio em família acontecendo durante todo o ano. Algumas escolas em Toronto também oferecem programas de férias para crianças durante os meses do verão Julho e Agosto.

Fale comigo que com certeza, vou encontrar uma solução perfeita para você e sua família!

Email: contato@mikix.com ou whatsapp.

Leia também: