Express Entry imigração Canadá

Hello Canadá!

Em Janeiro de 2015 o Citizenship and Immigration Canada (CIC) lançará o novo sistema eletrônico relativo a imigração para o Canadá, ele afetará o atual programa para vistos de residência permanente, o “green card” Canadense.

Quem acompanha o blog Mikix, sabe que o Canadá precisa de trabalhadores qualificados em determinadas áreas e para atrair essas pessoas, ele tem o processo de imigração aberta. Mas veja bem, não é pra todo mundo, são somente algumas profissões que tem esse “privilégio”, se é que podemos falar assim. Geralmente existe uma lista de profissões, como essa de 2014, que nos avisa quais as profissões em demanda para o programa.

Esse processo também será uma super novidade no setor de imigração, já que se difere muito do atual e que vêm sendo implementado há anos … se vai ser bom? Como vou saber, só o tempo nos dirá. Mas deixo aqui as explicações que o setor de imigracão do governo canadense liberou até o momento:

O programa Express Entry permitirá que o governo recrute, avalie e selecione imigrantes qualificados dentro dos seguintes programas de imigração:

Diz a lenda que províncias e territórios canadenses também poderão recrutar candidatos desde o sistema Express Entry de forma a melhor atender as necessidades locais das regiões. Sob esse novo sistema, diferentemente do anterior, empregadores também terão um papel chave na economia de imigração (finalmente!), já que eles terão acesso ao banco de dados de candidatos da imigração e poderão acelerar o processo para essas pessoas.

O Sistema Express Entry terá duas etapas:

1) O candidado em potencial deverá preencher seu perfil no sistema online do Express Entry (ele ainda não está em vigor, somente em Janeiro/2015).

Nesse perfil deverá constar informações relativas a habilidades, experiência profissional, capacidade de linguagem, educação e outros detalhes. Aqueles que atingirem os critérios de um dos programas de imigração serão colocados no banco de dados de candidatos.

Somente candidatos que tiverem pontuação elevada dentro das regras pré-estabelecidas serão convidados a se aplicar para o processo de residência permanente.

Se o candidato não tiver uma oferta de emprego  junto a uma empresa ou a uma das províncias ou territorios canadense, que não é mandatório mas ajuda bastante, as informações ficarão disponibilizadas no banco de dados do Governo Canadense e as empresas e províncias terão acesso a isso.

Quando aplicável, empregadores terão que obter o Labour Market Impact Assessment from Employment (Avaliação do Mercado de Trabalho) and Social Development Canada para confirmar que a oferta de emprego é real, não haverá custo pra esse trâmite.

Não há garantia que o candidato irá receber o convite para se aplicar para residência permanente somente completando o online Express Entry.

2) Citizenship and Immigration Canada convidará alguns candidatos para se aplicarem para a residência permanente

Só receberão o convite para residência permanente os candidatos que atingirem o topo da pontuação baseado em suas habilidades e experiências. Candidatos que tiverem uma oferta de emprego de uma empresa canadense ou forem nomeados por uma província ou território, terão pontuação elevada e obviamente estarão no topo da lista. (Claramente a prioridade do visto será dada para aqueles que já tiverem uma oferta de emprego válida)

Depois de receberem o convite, os candidatos terão até 60 dias para enviar sua aplicação eletrônica para residência permanente através de alguns dos programas abaixo:

– Federal Skilled Worker Program (FSWP);
– Federal Skilled Trades Program (FSTP);
– Canadian Experience Class (CEC); or,
– A portion of the Provincial Nominee Program (PNP)

O departamento de Citizenship and Immigration Canada processará a maioria das aplicações dentro de um período de 6 meses.

Os candidatos que se cadastraram no Express Entry e não receberem o convite dentro de um prazo de 12 meses, poderão se re-aplicar se continuarem tendo as qualificações necessárias que o governo pre-estipulará – ainda não se sabe se a lista de prioridades mudará todo ano como atualmente.

E por fim, o que o governo está acreditando é que esse novo processo Express Entry resultará em um serviço mais rápido e eficiente para os potenciais imigrantes. E para o governo canadense será legal pois eles (teoricamente) serão mais flexíveis para as mudanças do mercado e prioridades do Canadá.

Agora meus amigos e ver o que realmente vai acontecer!!! Fiquem de olho!

Caso fiquem sabendo de alguma nova informação me avisem e eu farei o mesmo por aqui 🙂

Todo os posts do mikix relacionado a imigração e minha vida no Canadá estão aqui.