Que tal organizar umas férias diferente e levar toda a trupe para um intercâmbio em família no Canadá! Já pensou nisso? Essa é uma prática de pais e filhos estudarem inglês no exterior vem crescendo nos últimos anos e tenho certeza que sua família adoraria essa experiência.

Desde 2015, estou tendo a oportunidade de trabalhar com várias famílias nesse processo de estudar inglês no Canadá e a aventura vale a pena. Eu trabalho com escolas que oferecem programas durante todo o ano em Vancouver, começando com crianças a partir de 3 anos.

Intercâmbio em Família no Canadá

Intercâmbio em família em Vancouver

Vantagens:

  • Aulas de inglês para toda a família, na mesma escola e no mesmo horário: dessa forma, se as crianças precisarem de qualquer assistência dos pais, em alguns passos tudo se resolve.
  • Aulas de inglês para crianças entre 3 e 12 anos: programas divididos por faixa etária e não por nível de inglês, facilitando assim o aprendizado e o interesse. Para os adolescentes acima de 13 anos, as escolas recomendam que as aulas sejam feitas com os adultos.
  • Oportunidade de conhecer famílias de outras nacionalidades: talvez este seja o maior aprendizado do intercâmbio, pois quando as crianças aprendem a conviver com pessoas “diferentes” desde cedo; palavras como inclusão, aceitação e respeito são vivenciadas no dia a dia. O diferente passa a ser igual 😉
  • Ninguém precisa ficar longe e com saudade: a separação entre os membros da família, talvez seja um dos principais problemas enfrentados quando somente uma pessoa vai estudar fora. Com o intercâmbio em família, todo mundo continua unido.
  • Conhecer Vancouver como local: uma coisa é viajar para um destino, outra coisa é viver na cidade por algumas semanas… e vai por mim, Vancouver é um lugar incrível, lindo e super acolhedor!!!!!
  • As crianças aprendem brincando: tem coisa melhor que aprender um novo idioma de forma prazeirosa? Pois é, as crianças vão se divertir e soltar a lingua! E saiba que o só pode falar inglês dentro das escolas (100% do tempo)…

Possíveis Desvantagens:

  • Preço: eu acho que o investimento vale muito a pena, inclusive tenho sempre promoções acontecendo que vale a pena ser vista com carinho. Mas claro que quanto mais gente, maior o investimento. Mas quer saber? Um curso de 4 semanas custa quase a mesma coisa que uma viagem para a Disney / Orlando de 15 dias! Pensa nisso 😉 .
  • Adaptação: para crianças muito tímidas, o processo do aprendizado da lingua pode ser mais lento na primeira semana, pois leva mais tempo para ela se sentir confortável, diferentemente de uma criança extrovertida, por exemplo.
Vancouver

Vancouver

Acomodação para Intercâmbio em família

Agora você me pergunta: “Mas onde eu devo me hospedar com minha família?”.

Tem gente que me pergunta sobre casa de família (homestay), mas vocês devem entender, que pouquíssimas famílias topariam conviver com outra família por várias semanas na mesma casa… imagina a falta de privacidade para todo mundo, né? Então, eu recomendo alugar um apartamento.

Eu trabalho com algumas empresas de apartamentos mobiliados (em Toronto e em Vancouver). Mas a maioria esmagadora dos meus clientes, preferem procurar apartamento por conta própria via AirBnB, pois o preço acaba sendo mais atrativo!

Quanto custa?

PS: Todos os valores abaixo em dolares canadenses, tá?

Agora vem a parte chata. Um curso de inglês para adultos e crianças custa entre C$800 a C$1500 por pessoa para 4 semanas; o preço varia dependendo da escola, do número de horas e promoções vigentes.

Acomodação em Vancouver e Toronto não são das mais baratas. Para uma família se hospedar confortavelmente eu colocaria uma média de um apartamento mobiliado para 4 semanas de C$3500 a C$6000, dependendo do tamanho, localização e infraestrutura do local. Tem mais barato? Tem… sempre tem 🙂

O seguro saúde é obrigatório para estudantes de inglês, você pode fazer uma cotação com a Real Seguro Viagem ou comprar comigo por C$3 por dia/por pessoa (as vezes consigo por mais barato, dependendo da escola).

Gastos do dia a dia. Se você se hospedar perto da escola, vai economizar com o transporte público durante a semana. Pense em um custo entre C$600 a C$1,200 por pessoa, dependendo do tipo de luxo que quiser e passeios que for fazer.

Visto e passagem aérea também devem ser contabilizados.

Atualmente trabalho com 3 escolas em Vancouver e com certeza, uma delas vai ser perfeita para você e sua família!

E por fim … lembre-se que além de eu ser essa blogueira super legal (risos), eu também trabalho como agente de intercâmbio, então entre em contato ( Contato@mikixintercambio.com ) 🙂

Leia também: