Nessa época do ano no Canadá (final de fevereiro e comecinho de março), quando as noites continuam bem frias e os dias ensolarados, todo canadense sabe que chegou a época de visitar as fazendas açucaradas, ou como conhecemos por lá, os “Sugar Bush” – em outras regiões, pode-se chamar de sugar shacks ou cabanes à sucre (em francês).

Sugar Bush no Canada

Fazenda de Maple e os baldinhos coletando a seiva… essa era a antiga maneira de começar o processo de produzir Maple Syrup – Foto por sallysue

Chamamos de Sugar Bush as fazendas de árvores de Maple (aquela da folhinha da bandeira do Canada) que produz o tão famoso “Maple Syrup” (Xarope de Maple). Eu sei… se você nunca foi para o Canadá, ou nunca leu a respeito, você deve estar pensando “mas o que é esse maple syrup?”, olha a fotinho aí embaixo e você terá uma ideia…

Folha de Maple             
Folhas de Maple no outono e o melzinho “maple syrup”, que é produzido no final do inverno!

Maple Syrup é o produto mais típico do Canada, ele tem o jeitinho de um melzinho e é usado em muitos pratos canadenses, principalmente no café da manhã com as famosas panquecas estufadas… Veja nesse link (em inglês), 50 maneiras de usar Maple Syrup!

Acredite se quiser, mas o Canadá é o maior produtor de maple syrup do mundo, fabricando 86% da safra, especialmente a província de Quebec!!! É muita Sugar Bush pra dar conta do recado … e para quem pensa que é facil se fabricar esse “melzinho”, esta muito enganado….

Maple Syrup é um produto tão especial, que ele só pode ser produzido durante algumas semanas do ano, entre o finalzinho do inverno e início da primavera, quando a seiva das árvores recomeçam a trabalhar, saindo do seu estado dormente do inverno – essa seiva é chamada “sap“.

A ideia é recolher o sap (foto ao lado) e depois essa “água” precisa ser fervida para ganhar a consistência do xarope ou mel de maple. Antigamente usavam esses baldes para recolher o sap, mas hoje eles fazem esse processo através de canos e mangueiras (veja aqui uma foto ilustrativa)

Existem varias consistencias de Maple Syrup, quanto mais se ferve, mais grosso o caldinho vai ficando, e mais acentuado o gosto. Quando ele toma a forma de um “melado”, é possivel fazer o delicioso pirulito chamado “Taffy”. Veja abaixo como ele é feito:

Taffy no Sugar Bush

Pirulito de maple syrup feito na hora, conhecido como taffy! Yumi…

Folha de Maple

Já fizemos esse passeio pela Sugar Bush algumas vezes, e essa foto foi de 2004 (antiga), quando a Verinha foi nos visitar, na época que morávamos em Ottawa!!! Bons tempos…

Não é um passeio imperdível, mas bem típico canadense caso você esteja indo visitar nesse época do ano! Algumas fazendas são abertas para visitação e além de conhecer como é feito a produção, algumas delas oferecem restaurantes para se encher de panquecas, tem passeio de carroça e algumas coisinhas extras… a criançada adora e os adultos também! 🙂

Sugar Bush passeio de carroça

Passeio de carroça com os cavalos de pata grossa… O Ian e minha mãe se divertiram, o Ian pela carroça e minha mãe pela neve 😉

Nós conhecemos duas fazendas de Sugar Bush, perto de Toronto fomos na “Mountsberg Conservation Area ~ Maple Towne” e perto de Ottawa na “Fulton’s – Pancake House & Sugar Bush“. Lembrando novamente, que somente no início da primavera elas abrem.

Mais Sugar Bush na região de Ontario, procura na tab “Maple Festivals” no Ontario Maple website e na região de Quebec, as informações estão no website Quebec Region