Parece brincadeira… mas em 8 anos de Canada eu nunca tinha me aventurado por esse lados da Chinatown e Kensington Market, e com a visita da minha mãe em fevereiro e com uma temperatura agradável de passear (entre 0C e 5C)… aproveitamos uma tarde para conhecer esses dois bairros que ficam um do ladinho do outro.
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
Começamos nosso passeio na Dundas St.W x Mc Caul St, onde de um lado da rua se localiza a moderna “Art Gallery of Ontario (AGO)” (foto acima) e do outro um conjunto de casinhas coloridas e interessantes (foto abaixo), sendo a galeria Bau-Xi (350 Dundas St.W) a mais famosa.
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
Infelizmente não entramos em nenhuma das galerias, nosso tempo era limitado. Logo ali, nas casinhas coloridas já começamos a perceber a influencia de Chinatown… Um Café Frances com as letrinhas asiáticas…
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen

Antes de seguir pela Dundas em direção a Chinatown, desça um quarteirão na McCaul St para dar uma espiadinha (por fora mesmo, pois não é permitida a entrada dentro do predio) no Sharp Centre of Design, Chinatown Toronto by Mirella Matthiesenum prédio que faz parte da faculdade de Arte & Design de Ontario e tem um look super diferente e colorido… diz a lenda que foi inspirado em desenho animado 🙂

Volte e siga pela Dundas St. em direção a Spadina Av. … Você passará pelo Consulado da Italia, uma mansão do século XIX… e seguindo em frente o coração de Chinatown estará se abrindo para você, com muitas lojinhas de bugigangas made in china, supermercadinhos, padarias, restaurantes (com os patos na vitrine) e afins… o mais interessante são as comidas secas nos mercados de rua… vai parando e entrando nas lojas sem medo de ser feliz e divirta-se comprando kimonos ou coisinhas asiáticas para levar pra casa (apesar não parecer um bom souvenir, você se engana, pois como Toronto é uma Torre de Babel, cheia de culturas diferentes… qualquer coisa pode ser um autentico souvenir 🙂 )
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
Tem vários tipos de comidas secas: cogumelos, frutos do mar, condimentos etc…
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
Olha o pato … minha mãe adorou! Vocês já comeram crepe de pato? Eu experimentei uma vez em um restaurante super bacana de Amsterdam e adorei… o duro é que eu esqueci o nome do restaurante… ops!

Um pouquinho de história de Chinatown:

Apesar de existir em Toronto outras Chinatowns e a maioria dos Chineses atualmente morarem nos suburbios, a intersecção Dundas x Spadina (fala-se: espadaina) continua sendo o ponto principal de compras e restaurantes da comunidade asiática. E hoje, depois de ondas de imigração de vários locais do sudeste asiático, os principais comerciantes do local são os viatnamitas e tailandeses.

Bem na esquina com a Dundas x Spadina você encontrará o shopping Dragon City … apesar não ser muito diferente das lojinhas de rua, vale entrar e dar uma espiada… nós saimos de lá com um waffles maravilhoso e quase compramos uma sandalia natalina para a Julia (minha sobrinha) eheheheh!
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen

Subindo a Spadina seguindo para a Baldwin St. além de outras lojinhas e supermercados, eu recomendo duas lojas só como curiosidade: Tap Phong Trading Company (360 Spadina Ave) um lugar cheio de apetrechos de cozinha para todos os gostos, tem uma parte com louças japonesas e chinesas de tirar o folego, eu comprei um conjuntinho para tomar sake autentico para o Kiko por CND$20… fez o maior sucesso – tem também a Fortune Housewares para comprar produtos de cozinha a preços convidativos. A outra loja chama-se Plaiter Place (384 Spadina Ave), uma lojinha que dá vontade de comprar tudo, tem vários artesanatos (bolsas, cestos etc) feito de bambu, madeira e essas coisinhas, uma pena não poder tirar foto lá dentro.

Chinatown Toronto by Mirella MatthiesenNa esquina da Spadina x Baldwin, você vai ser teletransportado para Kensington Market… um lugar diferente de tudo o que eu já vi em Toronto. Durante a caminhada, fiquei até pensando se eu realmente estava em Toronto ou se eu havia retornado no tempo e caído na década de 70 junto com os hippies de algum lugar do Caribe ou America Latina… essa foi minha impressão 😉

O lugar é muito maluquinho… tem gente (amigos) que não gostam de lá de jeito nenhum, mas tem outros que adoram… acho que existe essa relação entre os locais de amor ou ódio!

Um pouquinho de historia:

Kensigton Market também sofreu transformações ao longo de sua história… do começo do século 20 até por volta de 1950 o local foi o berço a comunidade judia, depois disso chegaram os portugueses e nos anos 60 a presença caribenha se estabaleceu também… hoje você pode ver um pouquinho disso tudo nesses poucos quarteirões que compõe o colorido Kensington Market.

Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
Ao passear pelas ruas você vai encontrar a presença forte de mercadinhos de queijo (maravilhosos), padarias e cafés ao longo da Balwin St.… apesar de muita pixação, o bairro tem muita personalidade
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen
A Casa Açoreana (Augusta St. x Balwin St – foto acima) diz ter o melhor café da cidade e é cheio de estudantes e moçada nos banquinhos…

A Rua Augusta tem algumas lojas, mas nada muito imperdível, o gostoso mesmo é andar pelas lojinhas retro e brechos da Kensington Ave.. Diz a lenda que se você souber procurar pode encontrar roupas de marcas famosas por preços incomparáveis…
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen

Nós não ficamos para as compras, pois o friozinho estava apertando e o final da tarde estava chegando… mas foi uma tarde deliciosa e facilmente você pode transformar esse passeio em um dia cheio de atividades.
Chinatown Toronto by Mirella Matthiesen

Leia também:
Toronto (Algumas dicas de restaurantes, compras e outras coisas) – Fev.2008
Compras no Canada… impostos sob o valor final – Fev. 2009
Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto – Fev.2008