Visto para o Catar para brasileiros… como proceder…

No Catar, seu visto está intrinsicamente ligado a sua hospedagem, dessa forma, a facilidade de ir e vir fica praticamente inexistente, pois no momento que você deixa o hotel, seu visto expira no mesmo dia. A Qatar Airways funciona mais ou menos da mesma maneira, ela te colocará em alguns de seus hoteis afiliados (geralmente 4 a 5 estrelas) e então o visto poderá ser emitido.

Sabendo dessas restrições, resolvi que tiraríamos nosso visto diretamente com o hotel, assim teríamos mais flexibilidade de escolher o hotel que se encaixasse no nosso gosto e bolso.

Via de regra, esses são os documentos que os hotéis pedem para emissão do visto:- Mínimo 2 noites de hospedagem.
- O processo leva de 3 a 5 dias úteis para homens e 5-8 para mulheres (o nosso chegou junto, pois eramos família).
- Preencher o formulário de aplicação do visto.
- Pagamento via dinheiro ou cartão de credito.
- Foto/imagem nítida do passaporte.
- Pagamento da taxa do visto (não reembolsável) e outros valores, se aplicáveis.
- A aplicação deve ser feita próximo a data da sua viagem, já que o visto tem validade de apenas um mês da data de emissão.
- O visto será enviado a você por e-mail e deverá ser impresso para apresentação na imigração em Doha.

Exemplo do visto para o Catar
Exemplo do visto que você receberá do hotel via e-mail.

Na minha listinha de hoteis, separei dois que me agradaram; o La Cigale (indicado pela Claudia) e o Hotel Souq Waqif. Antes de fechar a reserva, resolvi mandar um e-mail para os hoteis perguntando se eles emitiam visto para brasileiros e quais os procedimentos que deveriamos tomar. Para minha surpresa, os preços cobrados foram totalmente diferentes! Resumindo, não existe uma regra…

Veja a discrepância dos preços:

- Le Cigale: QR200 por pessoa (aprox. USD$55) + todos documentos citados acima.
- Hotel Souq Waqif: QR700 por pessoa (aprox. USD$192) + QR8,000 por pessoa como depósito pre-autorizado, como garantia e reembolsavel (aprox. USD$2.200) + todos documentos citados acima.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu achei isso um absurso. Resumindo, o Souq Waqif que era realmente o hotel que gostariamos de ficar, acabou ficando no sonho e obviamente optei pelo Le Cigale, que foi excelente mas em uma localização menos privilegiada.

Não culpo os hoteis por essa maluquice, e sim o governo do Qatar, pois eles deveriam ter um procedimento único e regularizado sobre o visto, deixar aberto para os hoteis, é uma atitude apática e sem noção. Estamos nos século XXI, e certas coisas não se negociam… (na verdade nem tentei negociar, de repente teria dado certo ehehe :mrgreen: ).

Depois de entender o processo do visto, admito que tudo foi bem simples e rápido de se obter, mas melhor saber sobre esses perrengues de anti-mão, para não entrar numa fria e gastar dinheiro sem necessidade!

OBS: Se tiver outro(s) passaporte(s), consulte o website do Qatar sobre os procedimentos do visto, já que alguns países são liberados de tirar o visto no momento da imigração no país.’

Obs2: Se alguém teve uma experiência diferente da minha, por favor, conte pra gente na caixa dos comentários. Obrigada!

Leia também:
Ah, vá se Catar! … Eu fui!
O que não deixar de visitar em Doha

Categoria(s) de viagem: CatarOriente MedioViagens

Curta o blog de viagem Mikix no Mundo no facebook:

Texto por Mirella

Morando fora do Brasil desde 2000; já chamou de "casa" países como Canadá, Australia, Holanda e atualmente está na Flórida, Estados Unidos Pedagoga que virou analista de sistemas e hoje, além de blogueira, trabalha como agente de Intercâmbio. Adora viajar, tirar fotografias (bem amadoras) e não dispensa um vinho e muito menos um chocolate! Mantem o blog mikix mikix.com e o viajoteca.com como hobby, tentando fazer disso uma profissão (lucrativa, risos!)!

29 Comentarios

  1. Clarissa says:

    Senti falta de um botão para compartilhar no Twitter ;)

    • Oi Clarissa, Tudo bem?
      Acabei de colocar… fica no topo de cada post! O que achou?
      Eu coloquei o tweetmeme, se tiver outro plugin para sugerir eu aceito, pois achei esse muito grandalhão :)
      bjos e obrigada pela visita!

  2. Oi, Mirella. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem ;)
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia

  3. Janaina says:

    Ola, Mirella

    Eu estava querendo fazer um bate – volta em Doha a partir de Dubai , vc sabe como eu poderia fazer para conseguir o visto, ja que nao vou usar hotel ?

    Obrigada ,

    janaina

    • Oi Janaina, Tudo bem?
      Você está pensando em voar no bate-e-volta para Doha de Dubai? Como seria esse translado? Pois de carro acho complicado, já que estaria cruzando a Arabia Saudita…
      Eu sinceramente não sei como seria esse trâmite, se for voar para Doha, eu falaria com a empresa aérea e verificaria como proceder.
      Desculpa não ter ajudado muito…
      Abs,
      Mirella

  4. Oi Mirella, tudo bem? Ótimo post. Você sabe se para uma conexão longa a Qatar providencia esse processo assim como a Emirates ou é preciso pagar tudo a parte? Vou ligar na empresa também para descobrir! Abraços
    Rafa

  5. oi td bem queria ter uma informaçao pretendo ir para o qatar o ano quiven,quais sao os custo que tenhu para ficar la un mes…ou estudar la durante 6 meses tipo canbio..porque to querendo ri la fazer un teste de futebol…mais presiso ver como que faz..o que devo fazer..vc ten uma ideia de quantos sairia..un preço en real aqui..para min ter noçao se poder me ajudar..agradeço

  6. Giovani says:

    Legal as informações
    valeu

  7. Thiago says:

    Oi, Mirella. Que coisa essa dos preços diferentes. Realmente, uma pegadinha. Obrigado por nos alertar. Felizmente, o hotel que eu contactei está cobrando essa faixa de preço mais barato. Você sabe se é possível entrar na Catar com passaporte com carimbo de Israel? Não consigo achar nenhuma fonte oficial…

    Obrigado desde já.

    • Oi Thiago,
      Quando eu fui para Israel eu pedi para eles não estaparem o meu passaporte, pois sabia que poderia ter problemas com alguns países.
      Pelos foruns em inglês do Lonely Planet, não tem problema, assim como em Dubai. Mas não encontrei nenhuma fonte oficial, você tentou ligar no consulado/embaixada? De repente, seria a melhor alternativa.
      Abs

  8. Max Roberto says:

    Oi Mirella!!! Ótimas dicas!! Comprei a passagem para Doha pensando que a retirada do visto era igual de outros países, mas me enganei e achei uma baita burocracia!! Você acha que realmente compensa todo esse trabalho para ficar 3 dias em Doha? Minha programação é também viajar pelos Emirados Árabes e Oman. Entrei em contato com o hotel Ramada Encore em Doha e eles me encaminharam para uma agência de viagens que falaram que eu era obrigado a contratar um serviço de busca de ida e volta ao aeroporto, além de cobrarem a diária mais cara do que no Booking.com. Esse serviço de busca é realmente obrigatório? Uma coisa que eu também não entendi foi o depósito pré-autorizado de US$ 2.200,00: como funciona isso?
    Desde já eu agradeço muito!!!
    Um abração!!

    • Oi Max,
      Eu gostei bastante de Doha, mas Dubai é bem mais legal :)
      Apesar da chatice do visto, depois que eu fechei com o hotel, tudo foi rápido e sem enrolação. Por exemplo, pelo menos em 2010, o hotel que ficamo (Le Cigale) que organizou todo o processo do visto pra gente, não fechei busca de ida e volta para o aeroporto com eles não, fui até reconferir minha reserva para ter certeza. Ah, eu fiz a reserva pelo Booking.com

      Abaixo está as informações que o hotel me pediu para o visto:
      Please be informed of our requirements, conditions and regulations below to obtain visa processing.:

      1. A minimum of 2 nights stay at our Hotel provided by our prevailing price. And upon check out, visa will be cancelled in the ministry.

      2. Processing will take 3 – 5 working days for male and 5-8 working days for female; office during Friday and Saturday’s are closed.

      2. Our Visa Application Form must be read and filled in ( attached document)

      3. Payment must be provided thru cash or credit card.

      4. Clear Passport copy must be provided.

      5. Visa fee is QR 220 per person and its non refundable.

      Also if I may suggest that you can send your request to us to process visa on last week of November in order for it not to be expire, as the visa has validity (eu viajei em dezembro pra lá).

      Note: The entire stay of the guest must be in La Cigale hotel only, should the guest decided to stay outside the hotel after check out is strictly prohibited by the Hotel. Visa will be cancelled upon check out and will be coordinated to the Ministry.

      —–
      Sobre o deposito, eu desisti de ficar no hotel Hotel Souq Waqif, pois o preço que eles estavam me cobrando para o visto era ridículo, tenho até o e-mail que mandei cancelando a reserva e disse o seguinte: Booked another hotel. The main reason was the price they asked to help us processing the visa. Much higher that the La Cigale Hotel (QR220 p/p against QR700 p/p + 8,000.00 QR per person as pre-authorized security deposit). Quiet disapointed, as this was my first option as a hotel in Doha.

      Minha dica é, tenta pegar outro hotel e veja se existe diferença… foi assim que deu certo comigo e tudo começou a fluir :)

      Abs

  9. Max Roberto says:

    Oi Mirella!! Muito obrigado por responder minhas dúvidas!!
    Ainda não entendi o que é o depósito pré autorizado de US$ 2.200,00 que é reembolsado quando partimos do país. Tem hotel que exige isso e outros não. Isso é confiável? Como funciona isso: temos que depositar na conta deles esse valor e depois eles devolvem?
    Te agradeço mais uma vez!!
    Abração!!

    • Oi Max,
      Eu não fiquei naquele outro hotel exatamente por isso, eu não queria deixar esse deposito pré-autorizado, e o Le Cigale não exigiu isso. Eu acho que eles devolvem sim, sem problemas, e esse valor deve ser para garantir o calor de multa, caso você faça alguma atitude ilegal no país. O Hotel é responsável por você durante sua estadia, entende?
      Acho melhor você fazer essas perguntas para o proprio hotel que está sponsoring seu visto, assim eles te respondem exatamente o que vão fazer. Aqui comigo são somente suposições.
      Desculpa não ajudar muito, e se tiver respostas e puder voltar aqui para nos contar, será muito legal dar um update no texto, pois outras pessoas podem vir a ter as mesmas dúvidas que você está tendo hoje.
      Abs

      • Max Roberto says:

        Oi Mirella, de qualquer forma muito obrigado pela informação!! Quando finalizar o visto deixarei a informação no seu blog. O preço do visto realmente varia muito (QAR200 até QAR700) mas não estava disposto a deixar um valor alto para que eles pudessem sacar. Como é que vou cobrar isso depois?!! Voltar ao Catar cobrar isso dele pessoalmente é que não vou!! (rs.)
        Abração!!

        • POis é… por isso que desisti daquele outro hotel :)
          Boa sorte e depois me fala como foi!
          Abs e super boa viagem!

          • Max Roberto says:

            Oi Mirella!!
            Como prometido, vou descrever minha experiência para tentar ajudar quem precisar do visto. Não existe um padrão de exigência de documentos: alguns hotéis pedem até certidão de casamento da esposa!! Também não há padrão na cobrança do visto: alguns hotéis cobram 200 QAR outros até 500 QAR (há como barganhar o preço da diária + visto). Os hotéis mais caros cobram menos pelo visto.
            No final acabei optando pelo hotel “The Royal Riviera” que é bem localizado, a diária não é tão cara (360 QAR o casal) e o visto ficou por 400 QAR cada. A pessoa que é encarregada pelo visto se chama Milena Teneva, que é muito atenciosa.
            Tirar o visto parece que é uma novela, mas no final se mostra tranquilo. De qualquer forma eles terão que mudar o processo quando for a época da copa em Doha: não pode ser essa bagunça que é hoje (com variação preços e requisitando o visto nos hotéis ao invés da embaixada)!!

  10. Carlos Eduardo says:

    Oi, estou indo para Istambul em junho e ficarei em Doha por 12 horas tanto na ida como na volta em conexão, gostaria de dar uma volta pela cidade nessas horas, mas para isso tenho que tirar o visto. Na Qatar Airlines me cobraram 150 dólares por pessoa por visto, hotel e translado por cada vez (ida e volta) que seriam 600 dólares para mim e minha esposa, estou achando um pouco caro, você acha que tem outra alternativa.
    Grato.

    • Oi Carlos,
      Quando eu fui paguei QR220 por pessoa (hoje uns US$60) mais o hotel e translado. Pensando nisso. Se vcs forem pagar $240 de visto, sobrariam 360 para o hotel e translado… não sei que hotel eles estão oferecendo, mas se for uns US$150 por dia, o preço até que está certo, mas pensar no todo realmente soa bem caro… Mas ficar amargando no aeroporto por 12 horas também é cruel.
      Sinceramente, o visto para o Qatar é um saco… esse negocio de depender de empresa aerea ou hotel pra conseguir, é simplesmente inaceitável no mundo global de hoje, especialmente com a Qatar Airways querendo ser um hubby.
      Enfim… não sei muito o que te dizer. Acho caro também…
      Abs

  11. cintia says:

    Oi,
    Delícia de blog. Super útil e gostoso de ler.
    Mas vamos a minha dúvida.
    Vou para Doha com meu marido e meu filhote.
    Após o casamento não alterei meu nome de solteira.
    Vc acha que o hotel pode solicitar minha certidão de casamento para fazer a hospedagem (tendo em vista a cultura/religiao local)?
    Solicitei essa informação, por e-mail, para alguns hoteis mas nao obtive resposta.
    E em caso positivo, será que precisa ser traduzida?
    Obrigada e parabens pelo blog.
    bj
    Cintia

    • Oi Cintia,
      Eu acho que não haverá problema, mas com certeza eu levaria uma copia do minha certidão de casamento caso haja algum problema… e carregaria ela comigo durante os passeios também.
      Eu não sei se precisa ser traduzida… no máximo mandaria traduzi-la para o inglês… mas nem sei.
      Tenta colocar sua pergunta em algum forum do Tripadvisor ou Lonely Planet.
      Abs

  12. Carla says:

    Olá Mirela, me ajude por favor.. Estou com minha passagem comprada
    Para Doha domingo 15/06, ei hotel iria me mandar isso
    Até hoje, porém eles me mandaram um email dizendo
    Que houve um atraso, que não é por culpa deles.
    Estou desesperada, pq pra eu mudar a data do meu voo
    Ficou quase i dobro do valor que paguei.
    Será que vc tem algum telefone onde eu possa tentar receber
    Este visto até domingo. Muito obtigada

    • Ai Carla,
      Demorei pra chegar aqui no seu comentário, mil desculpas.
      Deu tudo certo? Você foi?
      Me avisa… mas estou torcendo para que tudo tenha se resolvido da melhor maneira possível.
      Abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *